Com três anos de mercado, a Destom Indústria e Comércio, instalada na Fazenda Cristal, no município de Faria Lemos, na região da Zona da Mata, com escritório e Centro de Distribuição (CD) em Belo Horizonte, planeja ampliar os negócios no mercado norte-americano no próximo ano. Além disso, dentro de um planejamento e estudo da área em que atuam, estão em desenvolvimento novos produtos, consolidação de rede em todos os estados brasileiros e um investimento de mais de R$ 1 milhão.
De acordo com o presidente da Destom, Sandro Carvalho de Moraes, a projeção de crescimento para 2017 é de 200% sobre 2016. "A estimativa leva em conta a expansão nos mercados interno e externo, aumento dos pontos de vendas nas capitais brasileiras e introdução dos nossos produtos nas cidades do interior do Estado", explica, dizendo que a empresa cresceu 400% este ano em relação a 2015, faturando R$ 1 milhão. "Para 2017, a meta é faturar R$ 2 milhões."
Moraes também adianta que serão lançadas em 2017 duas novas marcas de cachaças e diferentes destilados. Além disso, a produção de bebidas para terceiros será ampliada. "Hoje, há uma carência de empresas com tecnologia para a produção de bebidas premium com custo acessível." A Destom almeja, também, abrir lojas próprias, mas as cidades a serem contempladas ainda estão em estudo. A empresa não trabalha com franquias e "além da ideia da abertura de unidades físicas, queremos montar centros de distribuição em cidades com alta demanda de nossos produtos onde ainda não temos parceiros para distribuição", diz o diretor executivo, Pablo Silva.
Produtos - Entre os produtos da Destom estão uma das mais conhecidas aguardentes do Brasil: Spiral. E é com ela que a empresa tem mostrado ao público como é possível uma cachaça se transformar no primeiro drinkmaker do País. "Drinkmaker significa ser a base perfeita para drinks. É levar, ao pé da letra, o conceito de ‘mix it up', de se misturar. É ser uma cachaça produzida sob o mais alto padrão de qualidade, capaz de valorizar todos os sabores para que possa ser misturada resultando em variados drinks. Por ter aromas suaves e sabor leve, garante a melhor harmonização nos coquetéis. A Spiral tem teor alcoólico de 40% e é comercializada em garrafas de 700 ml", diz Silva.
Na linha de bebidas oferecidas pela Destom estão ainda a 1000 Montes, cachaças amadeiradas produzidas em pequenos lotes com sofisticação e qualidade; 1000 Montes Amendoim, armazenada por 6 anos em tonéis de amendoim, vendidas em garrafas de 500 ml e com teor alcoólico de 40%; 1000 Montes Carvalho, armazenada por 7 anos em barris de carvalho francês, que recebeu medalha de prata no maior concurso de destilados do mundo, o Concours Mondial de Bruxelles, na Bélgica; 1000 Montes Bruta, bebida suntuosa, com teor alcoólico de 48% e engarrafada em recipientes de 500 ml; Amarogutta, bebida mista da classe dos bitters aperitivos composta por 19 ervas, cascas, raízes e sementes amargas e aromáticas, vendida em garrafas de 1 litro e teor alcoólico de 35%; e a Honey Huntr, cachaça mais doce com sabor sutil de ervas, à base de mel, limão, gengibre com um toque sutil de laranja e bitter e sua finalização tem o picante do gengibre, comercializadas em garrafas de 750 ml e com teor alcoólico de 23%. "A Spiral é nosso produto principal, mas a procura pelos lançamentos da empresa, como 1000 Montes Bruta, Amarogutta e Honey Huntr, é crescente", celebra Silva.
A Destom emprega mais de 30 pessoas na operação da destilaria e mais de 400, indiretamente. Entre os mais de 300 clientes ativos da cachaçaria estão distribuidoras, empórios, bares e restaurantes. "E quando não temos um distribuidor em algum estado, comercializamos os produtos diretamente aos revendedores", aponta o diretor executivo da empresa. Em 2016, a Destom investiu mais de R$ 200 mil em infraestrutura na fábrica de bebidas mistas e mais de R$ 500 mil em ações de promoção da marca e trabalhos de marketing. A cachaçaria também despendeu cerca de R$ 300 mil em pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos. "E foram lançadas a cachaça 1000 Montes Bruta e as bebidas mistas Amarogutta e Honey Huntr. O montante de R$ 200 mil investido em infraestrutura nos possibilitou melhorar a qualidade da nossa linha de produtos que podem servir para a produção de bebidas para terceiros", explica Moraes.
Silva acredita que o grande diferencial da Destom é a inovação, presente em todos os produtos do portfólio. Com uma diretoria que atuou bastante no mercado da engenharia, a tecnologia está sempre incorporada nas bebidas. De acordo com o diretor executivo, o presidente é mestre alambiqueiro e engenheiro eletrônico. Está sempre em busca de novos conhecimentos a fim de aplicá-los em nos produtos e focar em sustentabilidade. "Iniciamos em 2014 com objetivo de apresentar ao mercado, bebidas com alto padrão de qualidade. Foram investidos, até o momento, mais de R$ 8 milhões. Nosso objetivo é continuar fomentando a marca, investindo em tecnologia e em cuidados com o meio ambiente", afirma. A Destom participou de dezenas de feiras de bebidas no Brasil e no exterior ao longo de 2016. E, no próximo ano, já está com presença garantida na Expocachaça - Edição de 20 anos e Super Bar, no Brasil; além da Night club & bar, em Las Vegas, e Bar, que acontece em Chicago, ambas nos Estados Unidos.
Fonte: Diário do Comércio de Minas