Detonaweb sinaliza alta do m-commerce no País

Leia em 3min

Campanha registrou crescimento de vendas via smartphones e tablets

 



A Detonaweb, campanha on-line organizada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e pela Braspag, entre 14 e 16 de abril, levou a um aumento médio de 30% nas vendas promovidas pelas 10 lojas participantes em relação ao mesmo período de 2014 - em que não ocorreu a promoção. E mostrou que o m-commerce está ganhando força no varejo virtual.

Cerca de 14,60% das compras foram realizadas via smartphones (10,16%) e tablets (4,44%), usando Chrome Mobile e Mobile Safari. Com 54%, os homens lideraram as compras. "O m-commerce está se consolidando no País, principalmente pela facilidade e conveniência para comprar", analisa o presidente da camara-e.net, Ludovino Lopes.

O coordenador da campanha e diretor de Comunicação e Marketing da camara-e.net, Gerson Rolim, diz que o crescimento do uso de dispositivos móveis para compras pela web é uma realidade. "Há dois anos, o mobile não tinha representatividade no faturamento do e-commerce como um todo, mas este cenário está mudando rapidamente", comenta.

Para que essa opção de compra deslanche, ele destaca a necessidade de melhora daqualidade e da capilaridade da banda larga no País. E cita ainda a importância de mais brasileiros terem acesso aos serviços bancários, já que a compra pelos dispositivos móveis é remota e o pagamento é eletrônico.

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Curitiba foram as cidades com maior número de participantes do Detonaweb. Os maiores interessados foram e-consumidores na faixa dos 25 aos 34 anos (33,5%), seguidos por consumidores entre 18 e 24 anos (27,5%) e entre 35 e 44 anos (15,5%). "É o mesmo perfil de consumidor que vemos no comércio eletrônico no País e que aparece nos relatórios de desempenho do setor", diz Rolim.

De acordo com os dados coletados pela camara-e.net no site da campanha, a maioria dos consumidores que comprou durante os três dias de promoção realizou o acesso via desktop. Foram 85,40%, sendo que 62,86% deles usavam o navegador Chrome, 12,28%, o Internet Explorer e 10,66%, o Firefox.

Criada em 2003 pela camara-e.net, a Detonaweb é considerada a primeira promoção do e-commerce no País. Inicialmente chamada de Liquidaweb, foi realizada anualmente até 2011. Em 2015, foi retomada em abril para comemorar os 20 anos de e-commerce no Brasil. Neste retorno, participaram somente lojas associadas ao Comitê de Varejo da camara-e.net: Americanas.com, Dafiti, eFácil, Magazine Luiza, Marisa, MercadoLivre, Saraiva, Shoptime, SouBarato e Submarino.


Brasil ocupa 26º lugar em ranking de conectividade

O Brasil está em 26º lugar no Índice Global de Conectividade 2015, ranking feito pela Huawei que analisa os níveis de conectividade de diferentes países. Maior mercado de telecomunicações na América Latina, o Brasil é também um líder regional em termos de penetração de internet móvel e e-commerce.

Os Estados Unidos estão em primeiro no ranking entre os países pesquisados, graças ao fornecimento e demanda para serviços de TIC, além do avançado estado de implementação dos serviços. Outras economias maduras, como Suécia, Singapura, Suíça e o Reino Unido, completam os cinco primeiros países do ranking.

Chile, China e Emirados Árabes Unidos (EAU) lideram os mercados em desenvolvimento, com todos os três bem classificados entre as posições 15 e 25 no geral. Os líderes entre os mercados em desenvolvimento são caracterizados pela forte adoção da mobilidade e acesso, que são, muitas vezes, comparados aos dos mercados desenvolvidos. Porém, ficam para trás em termos de investimentos em data centers e outros elementos centrais da infraestrutura de TIC.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Supermercados de Teresina esperam aumento de 15% em vendas de flores

Entre as novidades desse ano, está a mini orquídea   Homenagear as mães já faz parte ...

Veja mais
Indústria encolhe produto para atender consumidor retraído

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Uso do ar condicionado deve explodir mundialmente, diz estudo

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley mostraram que um aumento anual de dois por cento da renda...

Veja mais
Queda nos preços testa as exportações gaúchas

Março foi o primeiro mês de crescimento das vendas externas no ano   A primeira alta do ano nas expo...

Veja mais
Nível de pessimismo do consumidor é o maior desde junho de 2001

O índice registrou queda de 6,7% de janeiro ante dezembro   A maior preocupação do brasileir...

Veja mais
No Nordeste, alta de preços freia consumo de produtos além dos alimentos

Em Pernambuco, as famílias estão sentindo a perda no poder de compra, com reajustes da cesta básica...

Veja mais
Fatia do Nordeste no consumo nacional deve encolher este ano

Será a primeira queda de participação da região desde 2010, segundo um estudo feito pela con...

Veja mais
Cacau da Bahia reconquista status de produto de qualidade

Um grupo de  2.300 produtores de 83 municípios do sul da Bahia está prestes a receber autorizaç...

Veja mais
ABRASEL lança manifesto Simplifica Brasil

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) lançou manifesto formulado pelo seu&...

Veja mais