Grupo Rio Verde investe em loja virtual de vinhos

Leia em 4min 30s

O e-commerce é o novo braço comercial do grupo Casa Rio Verde, uma empresa com 25 anos de atuação no varejo de vinhos no Estado de Minas Gerais. O grupo acaba de lançar o www.vinhosite.com.br, uma plataforma on-line para vendas de vinhos. A plataforma inclui a assinatura dos serviços de um clube de vinhos, o VinhoClube, e tem como principais diferenciais as ferramentas de busca "Escolha por Estilo de Vinho" e "Escolha por Harmonização".

O gerente de e-commerce do Grupo Rio Verde, Gabriel Roberto, destaca que a experiência da Rio Verde, com seis lojas físicas em Belo Horizonte e um mercado consolidado, vai facilitar muito. Nos últimos anos, o Grupo passou a investir no mundo do vinho, oferecendo produtos exclusivos em suas lojas e cursos na área. Atualmente, 80% dos 400 rótulos são de importação própria, de 11 países e 71 vinícolas, o que permite maior competitividade nos preços.

"O site é uma forma de ampliarmos o horizonte de vendas para todo o Brasil. Com o know-how da Rio Verde, a funcionalidade do site e o crescimento acelerado do comércio eletrônico no Brasil esperamos um crescimento de 6% nas nossas vendas neste primeiro ano", avalia Gabriel Roberto.

"Nossa missão é oferecer aos nossos clientes as melhores experiências de compra e consumo do vinho, considerando como fatores primordiais para isso produtos de alta qualidade a um preço justo, site fácil de navegar, informações sobre o vinho e entrega ágil", resume.


Seleção -
A seleção do portfólio é realizada pelo gerente de importação da empresa, Haendel Roberto, por meio de visitas pessoais às vinícolas. Ele destaca que o portfólio da importadora se diferencia no mercado por ter um padrão único de qualidade. "A manutenção desse padrão tem sido um diferencial da Casa Rio Verde. Sempre buscamos as mesmas características organolépticas em nossos vinhos - elegância, equilíbrio, fruta, frescor e persistência. Tudo isso embalado por algo mais abstrato que é a personalidade diferente que cada vinho deve oferecer", define Roberto.

O benefício em se praticar esse padrão está principalmente na segurança e confiança que a clientela tem ao saber o que pode esperar dos vinhos da importadora, segundo ele.


Ferramentas -
Além de trazer maior comodidade para o consumidor, facilitando suas escolhas, o vinhosite.com.br tem como objetivo prestar informações de maior qualidade aos clientes e em conseqüência oferecer a eles a melhor experiência de consumo.

As grandes novidades e diferenciais em relação aos sites do gênero, segundo o gerente de e-commerce, Gabriel Roberto, foi a inclusão das ferramentas de busca "Selecione pelo Estilo de Vinho" e "Escolha por Harmonização".

"Partimos do princípio de que não existe um vinho perfeito, mas diferentes estilos de vinhos para atender diferentes pessoas, em diferentes ocasiões", explica. A ferramenta "Estilo de Vinho" permite que o consumidor tenha uma experiência simplificada, rápida e precisa, escolhendo o vinho de acordo com o estilo de sua preferência ou da preferência de quem mais vai desfrutar do vinho.

São 12 estilos: tintos leves, macios, intensos, complexos e poderosos; brancos frutados e gastronômicos; espumantes frutados e complexos; e vinhos licorosos. Ao buscar os vinhos de cada estilo, o consumidor encontra, além das sugestões de rótulos, informações mais completas de cada estilo.

Também com o objetivo de promover a cultura do vinho, o vinhosite.com.br investiu em informações sobre harmonização, com 80 opções de pratos diferentes, separados por categoria: entradas e aperitivos; queijos; massas e pizzas; risotos; peixes e frutos do mar; carnes brancas; carnes vermelhas e sobremesas. Ao clicar no prato, o site sugere vários vinhos que vão harmonizar com aqueles sabores. Na busca rápida, ao digitar a palavra-chave, o consumidor receberá como resultados os vinhos que melhor harmonizam com o prato desejado.


Prazos - Para Belo Horizonte, o prazo de entrega nas compras pelo vinhosite.com.br é de um dia útil, de segunda a sexta. Para o interior do Estado de até quatro dias úteis e para outros estados varia de quatro a 15 dias úteis. O frete é grátis nas compras superiores a R$ 60, para os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, para quem for associado do VinhoClube.

Com lugar de destaque no vinhosite.com.br, o VinhoClube é outra grande aposta do grupo Rio Verde. O objetivo é fidelizar os clientes, com planos de assinatura mensais. Os preços das assinaturas variam de acordo com o plano: duas garrafas: R$ 99 (R$ 49,50 por garrafa); quatro garrafas: R$ 189 (R$ 47,25 por garrafa) e seis garrafas: R$ 279 (R$ 46,50 por garrafa).

Além da facilidade, comodidade e da garantia de qualidade, o VinhoClube representa uma grande economia, pois a assinatura mensal incorpora um desconto de até 50% sobre o preço normal dos vinhos. Um exemplo dessa economia é a seleção de abril: na assinatura de duas garrafas o cliente paga R$ 99 pelos italianos Negroamaro Miralde, da vinícola La Carraia, e o Tizzonero, da vinícola Feudi de Guagnano. Na loja, eles custariam juntos R$ 173. O desconto é ainda maior para as assinaturas de quatro e seis garrafas.

Como um atrativo a mais, os sócios do VinhoClube têm benefícios exclusivos, como 10% de desconto em todas as compras de vinhos e espumantes no site ou lojas Casa Rio Verde e 30% de desconto nos cursos, degustações e eventos presenciais realizados pela Casa Rio Verde, em Belo Horizonte.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Setor de alimentos ganha força; metais caem

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
marcas tentam recuperar venda de chiclete nos EUA

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Expansão da Nestlé depende de rodovia

Multinacional cobra do município de Ibiá anel viário para escoamento da produção da f...

Veja mais
Clima afeta projeções para algodão, arroz e café

Problemas climáticos provocaram redução nas estimativas de colheita de algodão, arroz e caf&...

Veja mais
Safra de grãos será menor em Minas

Segundo a Conab, área destinada à produção cairá 1,6%, somando 3,19 milhões de...

Veja mais
Estimativa para o algodão, arroz e café são afetadas pelo clima, diz IBGE

No caso do algodão e do café, o obstáculo é a estiagem, enquanto os produtores de arroz enfr...

Veja mais
Consumidores recifenses associam qualidade a respeito na hora da compra

Se durante muito tempo os empresários ignoraram os possíveis impactos ambientais de seus empreendimentos, ...

Veja mais
Venda de móveis e eletrodomésticos terá a 1ª queda desde 2003

Entre janeiro e fevereiro, linhas de financiamento encolheram quase 50%   O consumo de bens duráveis desab...

Veja mais
Consumo de alimentos básicos diminui

Brasileiros sentem a pressão sobre renda e economizam em produtos como óleo e pão O fim da euforia...

Veja mais