Promoções do varejo ajudaram vendas a subir em janeiro, diz o IBGE

Leia em 1min 30s

Após um Natal fraco, as promoções para desencalhar os estoques favoreceram as vendas no varejo no mês de janeiro, segundo Juliana Vasconcellos, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume vendido cresceu 0,8% em relação a dezembro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio. "Até em dezembro, no final do ano, alguns setores já estavam entrando em promoção, porque as vendas não foram tão boas no Natal", explicou Juliana.

No entanto, ainda não é possível falar em recuperação no varejo, uma vez que o mês anterior vinha de um tombo de 2,6% nas vendas, ressaltou a pesquisadora. "Ainda não há recuperação não, até porque a media móvel ainda está caindo. Esse aumento de 0,8% (nas vendas em janeiro) ainda não foi suficiente para recuperar a queda de dezembro", explicou ela.

A média móvel trimestral do varejo, indicador que suaviza oscilações mais fortes e indica tendência, mostrou recuo de 0,1% em janeiro. O avanço nas vendas do mês foi impactado pelas liquidações nos setores de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (com expansão de 12,3%), móveis eletrodomésticos (2,4%), e tecidos, vestuários e calçados (1,3%).

"Equipamentos de informática oscila muito além de ser muito sensível ao consumo das famílias. É um setor que tem aí os artigos eletrônicos, que são sempre destaque no consumo das famílias, como tablets, telefones", disse ela. Outra atividade com impacto relevante foi a de artigos farmacêuticos, com expansão de 1,4%.

"Farmácia é consumo essencial. Tendo renda ou não, você tem de consumir medicamentos, e os preços estão favoráveis, crescendo abaixo da inflação. Os preços de artigos farmacêuticos aumentaram 6,8% em 12 meses até janeiro, contra uma alta de 7,1% na inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)", destacou a gerente do IBGE.




Veículo: Estado de Minas


Veja também

Pão nosso de cada dia também ficará mais caro este mês

Com a alta da moeda norte-americana, trigo ficará mais caro e o pão careca também   O pre&cc...

Veja mais
Páscoa não anima lojista de Belo Horizonte

Cenário econômico adverso já atinge a confiança do empresário do comércio, que ...

Veja mais
Empresas apostam em lançamentos e novos mercados para crescer no ano

Fabricantes de cosméticos esperam elevar as vendas em 2015 mesmo com o acirramento da concorrência, repasse...

Veja mais
Cargill amplia portfólio com chocolate com selo sustentável

Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Paçoquita Cremosa e Forno de Minas fazem parceria sugestiva para o consumidor

A Santa Helena, fabricante da Paçoquita Cremosa, e a Forno de Minas, que inovou no mercado com a produç&at...

Veja mais
Superávit inusitado na balança do trigo

...

Veja mais
Fabricante de calçados abre nova unidade no estado

A fabricante de calçados Ramarim inaugura na próxima quinta-feira, 19, a sua terceira unidade de produ&cce...

Veja mais
Lei facilita compra de alimentos sem glúten

...

Veja mais
Granfino participa do evento Empregabilidade em Movimento em Nova Iguaçu

A empresa de alimentos também vai oferecer vagas de emprego com início imediato     A empresa...

Veja mais