Propaganda de cerveja está muito menos sexista e machista

Leia em 2min 20s

"Eventuais apelos à sensualidade não constituirão o principal conteúdo da mensagem; modelos publicitários jamais serão tratados como objeto sexual."

 



Quase oito anos após o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) apertar o cerco contra a erotização da mulher na publicidade de bebida, muita coisa mudou.

Neste verão não tem Sandy nem Paris Hilton. Entre as loiras que estão à frente dos comerciais está a improvável Ana Maria Braga, 65, fazendo campanha para a Proibida, que apelou à velha fórmula das celebridades para gerar reconhecimento.

"A propaganda de cerveja hoje é muito menos sexista e machista do que já foi. E aos poucos vamos amadurecendo", diz o criativo Flavio Casarotti, hoje sócio da Menta e que durante anos esteve à frente dos comerciais de Kaiser e Heineken (na agência Fischer) e de Itaipava (Y&R).

No Carnaval 2015, o mote foi a festa do interior, o carnaval de rua. Até o tradicional camarote da Brahma na Sapucaí, famoso pela quantidade de celebridades, neste ano virou da Antarctica e focou em celebridades não midiáticas, como o garçom do boteco, a tia Leia da feijoada e o artista do morro.

"Há uma enorme evolução e a gente vem notadamente mudando esse jogo", afirma o diretor de comunicação da Ambev, Alexandre Loures.

Porém, a velha associação entre cerveja e mulher gostosa de biquíni, ainda que dentro das regras do Conar, sobrevive: está, por exemplo, na série de comerciais da Itaipava (cervejaria Petrópolis), com a bailarina do Faustão Aline Riscado no papel de Verão.

Um dos comerciais, exibido só na internet e que mostra um rapaz supostamente tendo uma ereção ao enxergar Verão no mar, está sendo analisado pelo Conar.

Redes sociais - O maior cerco hoje vem das redes sociais. Recentemente, a Ambev recolheu uma campanha da Skol após protestos de duas internautas que se espalhou na web, sob acusação de fomentar a violência contra a mulher. O cartaz, veiculado em pontos de ônibus, trazia a frase "Esqueci o Ànão" em casa".

"O público mudou, e as marcas ainda estão um pouco atrasadas", diz Fábio Mariano, professor de comportamento do consumidor da ESPM. Segundo ele, quem não entendeu que a frase geraria polêmica não entrou no "modelo mental do século 21".

"Este é o século da precisão. Não há espaço para ambiguidade e não importa se a piada é boa. A nova geração é mais crítica e demanda das marcas cuidado com temas sensíveis", afirma.

Após ficarem famosas pela crítica à campanha da Skol, a publicitária Pri Ferrari e a jornalista Mila Alves decidiram lançar o vídeo-blog "Tinha que ser Mulher", para combater estereótipos machistas. "O politicamente correto não é coisa chata. Simplesmente não pode fazer piada com minorias e parte da sociedade que ainda são reprimidas", diz Ferrari, 25. (FP)



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Colômbia produz 10% mais café

O Brasil volta a ter maior concorrência da Colômbia no café arábica no mercado internacional. ...

Veja mais
Café puxa o valor da agropecuária mineira

Valor Bruto da Produção, levantado pela Faemg, teve incremento de 6,2% no início do ano   A ...

Veja mais
Abicalçados e Sebrae assinam acordo para fortalecer os calçadistas do Rio Grande do Sul

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) celebra a assinatura...

Veja mais
Com carnaval, vendas no varejo recuam 8,6% em SP, diz ACSP

Devido ao carnaval, as vendas do varejo paulistano recuaram 8,6% na primeira quinzena de fevereiro em relaç&atild...

Veja mais
Redes de varejo usam crédito para ampliar receita e clientes

Empréstimo Pessoal. Maior restrição dos bancos pode impulsionar as concessões feitas pelas g...

Veja mais
Vendas de ar-condicionado avançam

Representantes do setor acreditam que a baixa participação do produto nos lares brasileiros e as altas tem...

Veja mais
Folia não aqueceu vendas no Mercado Central

Queda registrada na primeira quinzena de fevereiro foi de 8% na comparação com idêntico perío...

Veja mais
Soja pode ter quebra de até 20% em Minas

Chuvas ocorridas no início deste mês não foram suficientes para a recuperação total da...

Veja mais
Usda reduz estoques mundiais de soja

O relatório de fevereiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) reduziu acima do esperado a est...

Veja mais