30% dos consumidores já usam meio de pagamento de uma big tech, diz estudo

Leia em 1min 30s

Segundo um relatório da consultoria francesa Capgemini, pelo menos 30% dos consumidores já utiliza meios de pagamento de uma das gigantes de tecnologia, como Google, Apple ou Amazon.

Os dados ainda apontam que as transferências diretas entre contas foram o método de pagamento mais utilizado nos últimos meses, em que vigoraram os efeitos da pandemia de covid-19. O meio foi citado por 68% dos entrevistados. Na sequência, vêm os cartões sem contato, mencionados como uso frequente por 64% dos ouvidos pelo levantamento.

A ascensão dos pagamentos sem contato, via código QR e carteiras digitais também estão entre os achados do estudo: 41% das pessoas que pagavam por dinheiro disseram ter experimentado o uso de cartões sem contato e 27% dos consumidores aderiram aos pagamentos com QR code.

A pesquisa ouviu 8.600 consumidores ao redor do mundo, incluindo no Brasil. Participaram também 280 executivos de bancos, fintechs, empresas de pagamentos e de cartões e provedores de serviços de tencologoia em 44 países.

“Agora, mais do que nunca, os provedores de pagamentos precisam entregar ofertas diferenciadas que enfatizem velocidade, conveniência e uma excelente experiência de ponta a ponta para o cliente”, afirmou em nota Anirban Bose, diretor de serviços financeiros e membro do conselho executivo do Grupo da Capgemini.

De acordo com o relatório da consultoria, a abundância de opções e as inovações têm alimentado a competição e, conforme o mercado se consolida, modelos de faturamento e estrutras de custo estão sendo afetadas.

Nos próximos anos, os pagamentos não realizados em dinheiro devem continuar, vão refletir a dependência de transações não monetárias e os efeitos de uma economia global enfraquecida. É esperado para o setor um crescimento médio de 11,5%, abaixo da margem de 14%, registrada entre 2018 e 2019 e que foi o maior valor da última década.


Fonte: Exame  


Veja também

72% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday

Sim, os brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday 2020. É o que revela a pesquisa exclusiva do Mé...

Veja mais
Prepare seu e-commerce para o tráfego da Black Friday e Cyber Monday

Projetar cenários é algo que fazemos com frequência no mercado da tecnologia. Mas o aumento de tr&aa...

Veja mais
E-commerce no Brasil avançou 10 anos em 10 semanas

De uma hora para outra, os CEOs das varejistas pelo Brasil afora reduziram drasticamente a variedade de preocupaç...

Veja mais
Cidadãos farão pagamentos com Pix de graça

O uso do Pix, o serviço de pagamento instantâneo instituído pelo Banco Central (BC), será...

Veja mais
Vendas por assinaturas já movimentam R$ 1 bi

Vendas por WhatsApp e compras na modalidade click & collect são exemplos de dois formatos que ganharam bastan...

Veja mais
Pix: como novo meio de pagamento desafia indústria de cartões, maquininhas e grandes bancos

O novo meio de pagamento eletrônico instantâneo que vem sendo desenvolvido pelo Banco Central será la...

Veja mais
E-commerce global já supera o Natal e a Black Friday

A SEMRush, empresa de marketing digital, realizou um estudo que aponta as tendências do setor para o e-commerce em...

Veja mais
Faturamento do e-commerce brasileiro bate a marca de R$ 41,92 bilhões

O ano de 2020 já pode ser considerado o grande ano do e-commerce brasileiro. Impulsionado pela pandemia, o setor ...

Veja mais
Vendas on-line têm alta de 72,6% na 1ª metade de setembro

O comércio eletrônico faturou R$ 3,8 bilhões entre 3 e 13 de setembro, período de promo&ccedi...

Veja mais