Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

07/04/2020 11:01 - Dobra número de novos clientes no e-commerce de alimentos

O número de novos consumidores no e-commerce de supermercados brasileiros praticamente dobrou após os início da quarentena para conter o avanço do novo coronavírus, segundo dados da Ebit|Nielsen.

Segundo relatório da empresa, a número de estreantes em compras online de supermercados cresceu 96% entre os dias 19 e 25 de março, na comparação com a semana anterior. Entre todos os setores o crescimento de novos consumidores no e-commerce foi de 12%. “A opção da compra online aparece de maneira geral para todos os perfis e, por isso, tem um aumento tão expressivo de novos consumidores e um ganho de penetração em segmentos que, tradicionalmente, não teriam tanto interesse na compra online. Claramente, a situação tem sido um acelerador para novos consumidores fazer uma primeira prova e conhecer o canal em produtos que normalmente compravam nas lojas físicas”, disse Roberto Butragueño, diretor de atendimento ao varejo e e-commerce da Nielsen Brasil.

Os dados mostram que houve um aumento expressivo nas vendas de produtos de giro rápido. Itens da cesta básica, por exemplo, cresceram 165%, seguidos por frios, 106%, hortifrutigranjeiros, 93%, carnes, 59%, e padaria 52%.

Segundo Butragueño, a Covid-19 pode acelerar uma mudança de comportamento dos consumidores. “É importante ponderar, no entanto, que o crescimento de categorias de giro rápido porém não compensa a retração de categorias mais importantes para o ecommerce como, por exemplo, eletrônicos.”

O setor de presentes também comemora um acréscimo de novos consumidores. O site Giuliana Flores, um dos maiores do segmento de flores e presentes online, afirma que o consumo dobrou desde o início da quarentena e que de todas as compras, 40% eram novos consumidores.

“Tem dia que está batendo 130% a mais na comparação de um dia normal. Estamos correndo igual a um maluco e trabalhando com número reduzido de funcionários”, diz Clóvis Souza, fundador do Giuliana Flores.

O relatório semanal da Ebit|Nielsen aponta, no entanto, que categorias maiores como eletrodoméstico e Casa&Decoração impulsionaram a baixa do total de compras online em 16,4% neste período.

Ainda assim, diz Butragueño, foi observado em outros países, que estão lidando com a pandemia há mais tempo, que o mercado tende a se estabilizar depois de um tempo, mas com crescimentos expressivos nas compras online.

“O que temos observado em outros países que tiveram o impacto do COVID-19 antes do Brasil é um crescimento muito acelerado na primeira semana da quarentena e nas seguintes uma desaceleração devido aos problemas logísticos com o aumento de volume de pedidos, e depois uma estabilização, mas com crescimentos bem expressivos das compras online”, afirma Butragueño.

Segundo ele, o crescimento de novos consumidores no e-commerce é constante e observada mês a mês. “Vemos que as pessoas se sentem mais confortáveis em fazer suas compras no ambiente online. Isso não é de hoje, esse fenômeno do aumento das compras de produtos de giro rápido vem desde os últimos anos.”

As empresas também têm oferecido a opção de frete grátis. O levantamento da Ebit|Nielsen mostra que mais de 70% do catálogo de Moda&Acessórios na semana passada teve oferta de entrega sem custo.

O aumento do número de pedidos, no entanto, aumentou o prazo médio de entrega. No começo de março era de 12 dias, já subiu para 19 dias. A categoria de Alimentos e bebidas aumentou em 4 vezes o tempo de entrega média. “O aumento do tempo do frete foi uma opção dos lojistas para atender o aumento da demanda. É uma resposta natural”, diz Butragueño. 

 

Fonte: Distribuição 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

05/08/2020 15:46 - Startup cresce 400% ajudando supermercados a vender online
03/08/2020 16:02 - O carrinho que sabe o que você compra
24/07/2020 16:12 - Aumentam cada vez mais os pagamentos por aproximação
23/07/2020 16:18 - E-commerce vende R$ 33 bilhões na pandemia puxado por alimentos e bebidas
22/07/2020 14:04 - Consumidores que compraram alimentos pela internet chegam a 53%
17/07/2020 15:42 - Aplicativo mostra horários com menor movimento em supermercados e farmácias
17/07/2020 13:53 - Pagamento via Whatsapp será aprovado o mais rápido possível, diz presidente do BC
07/07/2020 16:28 - Uber fará entrega de supermercado em 11 cidades brasileiras
06/07/2020 15:44 - Venda digital de alimentos avança
06/07/2020 15:40 - E-commerce: contratações têm aumento devido aos supermercados on-line
01/07/2020 17:07 - E-Commerce brasileiro cresce 75% no mês de maio
24/06/2020 17:24 - Pequenos varejos têm plataforma gratuita para digitalização
24/06/2020 15:48 - Produtos da agricultura familiar serão disponibilizados em app de compra pela internet
23/06/2020 15:41 - Usuários de internet banking passam de 49% para 57% após pandemia de covid
23/06/2020 15:35 - iFood, Rappi e Uber Eats são os apps de delivery mais usados no Brasil, revela pesquisa

Veja mais >>>