Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

12/02/2020 12:07 - E-commerce de alimentos e bebidas: uma mina de ouro quase inexplorada

Quantas vezes você já se pegou tentando comprar algum produto ou serviço pela internet? No mundo digital é possível comprar de tudo. Ou melhor, quase tudo. Isso porque, o acesso online a itens básicos como alimentos e bebidas ainda é limitado no Brasil, ainda mais distante dos grandes centros urbanos.

Hoje, das 50 maiores redes de supermercados do país, apenas 18 possuem e-commerces em suas plataformas online e, mesmo assim, em cinco desses grupos varejistas, o comércio pela internet não está disponível em todas as marcas da rede.

É o exemplo do GPA , onde as bandeiras Pão de Açúcar e Extra têm supermercados virtuais, mas as marcas Assaí e Compre Bem não têm. Se essa é uma realidade ainda distante de grandes grupos brasileiros, fica fácil de concluir que a maioria dos varejistas de médio e pequeno porte também não possuem e-commerces próprios.

Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela TetraPak , em 2017, indicou que as vendas do setor corresponderam a apenas 0,2%, ou seja, 1% do faturamento do setor supermercadista. Paradoxalmente, o segmento mais importante do varejo do mundo é o que menos vende online.

Seguindo o raciocino que leva ao potencial dessa mina de ouro praticamente inexplorada do mercado nacional, uma pesquisa realizada pelo Brasil Supermercados Online , previu um faturamento aproximado de R$ 48,65 bilhões com as vendas pela internet até 2023.

Atualmente, quem concentra a maior parte dos investimentos do setor no e-commerce de alimentos e bebidas ainda são as grandes metrópoles brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro, geralmente utilizadas pelo grandes grupos supermercadistas como protótipos de logísticas e planejamento de expansão.

Ao mesmo tempo, em outra vertical, as cidades interioranas apresentam um bom nicho de investimento com populações carentes por esse tipo de serviço, sendo uma alternativa para que as empresas de pequeno e médio porte possam expandir seus negócios.

Aplicativos como o Taki , uma espécie de " Rappi do Interior", focado em municípios com até 200 mil habitantes, vêm tentando suprir essa demanda e potencial de mercado, concentrando em uma plataforma diversos setores do varejo como farmácias, floriculturas, distribuidoras de bebidas e gás, açougues e, principalmente, supermercados e hortifrutis.


Font: Consumidor Moderno 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/09/2020 16:11 - E-commerce global já supera o Natal e a Black Friday
25/09/2020 16:04 - Faturamento do e-commerce brasileiro bate a marca de R$ 41,92 bilhões
16/09/2020 15:55 - Vendas on-line têm alta de 72,6% na 1ª metade de setembro
15/09/2020 16:08 - Comércio eletrônico vai redefinir, mas não acabar com varejo tradicional
15/09/2020 16:01 - Supermercados no online
09/09/2020 15:44 - Pagamentos digitais: 96% pretendem manter hábito pós pandemia
08/09/2020 15:36 - Um terço dos brasileiros já faz compras via WhatsApp, revela pesquisa
28/08/2020 14:08 - Faturamento de lojas online no Brasil cresce 47% no 1º semestre de 2020, maior alta em 20 anos
26/08/2020 15:35 - Varejistas precisam repensar a estratégia on-line
25/08/2020 16:43 - Uma forma mais tecnológica de fazer compras
21/08/2020 15:12 - DMCard ingressa no mercado de cartões bandeirados
21/08/2020 14:59 - 64,5% dos brasileiros utilizam a internet para fazer compras
17/08/2020 16:52 - Pandemia aumenta procura por aplicativo de pagamento por reconhecimento facial
14/08/2020 15:46 - O e-commerce é a ponta do iceberg da transformação
07/08/2020 16:19 - Como a pandemia acelerou de vez o e-commerce no Brasil

Veja mais >>>