E-commerce de alimentos e bebidas: uma mina de ouro quase inexplorada

Leia em 1min 50s

Quantas vezes você já se pegou tentando comprar algum produto ou serviço pela internet? No mundo digital é possível comprar de tudo. Ou melhor, quase tudo. Isso porque, o acesso online a itens básicos como alimentos e bebidas ainda é limitado no Brasil, ainda mais distante dos grandes centros urbanos.

Hoje, das 50 maiores redes de supermercados do país, apenas 18 possuem e-commerces em suas plataformas online e, mesmo assim, em cinco desses grupos varejistas, o comércio pela internet não está disponível em todas as marcas da rede.

É o exemplo do GPA , onde as bandeiras Pão de Açúcar e Extra têm supermercados virtuais, mas as marcas Assaí e Compre Bem não têm. Se essa é uma realidade ainda distante de grandes grupos brasileiros, fica fácil de concluir que a maioria dos varejistas de médio e pequeno porte também não possuem e-commerces próprios.

Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela TetraPak , em 2017, indicou que as vendas do setor corresponderam a apenas 0,2%, ou seja, 1% do faturamento do setor supermercadista. Paradoxalmente, o segmento mais importante do varejo do mundo é o que menos vende online.

Seguindo o raciocino que leva ao potencial dessa mina de ouro praticamente inexplorada do mercado nacional, uma pesquisa realizada pelo Brasil Supermercados Online , previu um faturamento aproximado de R$ 48,65 bilhões com as vendas pela internet até 2023.

Atualmente, quem concentra a maior parte dos investimentos do setor no e-commerce de alimentos e bebidas ainda são as grandes metrópoles brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro, geralmente utilizadas pelo grandes grupos supermercadistas como protótipos de logísticas e planejamento de expansão.

Ao mesmo tempo, em outra vertical, as cidades interioranas apresentam um bom nicho de investimento com populações carentes por esse tipo de serviço, sendo uma alternativa para que as empresas de pequeno e médio porte possam expandir seus negócios.

Aplicativos como o Taki , uma espécie de " Rappi do Interior", focado em municípios com até 200 mil habitantes, vêm tentando suprir essa demanda e potencial de mercado, concentrando em uma plataforma diversos setores do varejo como farmácias, floriculturas, distribuidoras de bebidas e gás, açougues e, principalmente, supermercados e hortifrutis.


Font: Consumidor Moderno 


Veja também

Mercado se prepara para oferecer sistema de pagamento instantâneo

Transferir dinheiro de forma instantânea para qualquer tipo de conta corrente ou de pagamento, seja de pessoas f&i...

Veja mais
Cashback Ganha Maior Adesão no Varejo

O cashback é um dos serviços de recompensa para o consumidor oferecidos pelos lojistas. Na iniciativa, a e...

Veja mais
O que falta para o setor de alimentação avançar no on-line

O brasileiro já alcançou certa maturidade para realizar compras pela internet. O recorde de vendas registr...

Veja mais
Magazine Luiza quer ajudar a digitalizar 6 milhões de empresas

A varejista Magazine Luiza quer ajudar as companhias brasileiras a atuar também no mundo digital. "Nosso modelo e...

Veja mais
Clientes de fintechs vão poder sacar dinheiro em lojas, padarias e supermercados

As fintechs - como são chamadas as start-ups financeiras e os bancos digitais - resolveram de maneira critiava e ...

Veja mais
Fatia do e-commerce no varejo brasileiro pode triplicar nos próximos cinco anos

A fatia do comércio eletrónico no varejo brasileiro poderá até triplicar nos próximos...

Veja mais
Vendas do varejo cresceram 0,6% no mês da Black Friday, diz IBGE

As vendas no comércio brasileiro cresceram 0,6% em novembro de 2019, na comparação com outubro, imp...

Veja mais
Vendas online de FMCG crescem sete vezes mais rápido do que outros canais

As vendas de produtos de consumo massivo (FMCG) via comércio eletrônico cresceram sete vezes mais rá...

Veja mais
B2W adquire Supermercado Now, plataforma de e-commerce de varejo alimentar

A B2W Digital adquiriu a totalidade das ações do SuperNow Portal e Serviços de Internet, empresa qu...

Veja mais