Black Friday: vendas por comércio eletrônico se equiparam às de lojas

Leia em 2min 10s

 

As vendas por meio de comércio eletrônico (e-commerce) da Black Friday devem, pela primeira vez, estar muito próximas das realizadas em lojas físicas. 

A projeção é da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop). Ela prevê para este ano, durante a promoção, um faturamento para o comércio acima de R$ 3 bilhões. O diretor de Relações Institucionais da entidade, Luiz Augusto Ildefonso, disse hoje (19) que as vendas crescem, anualmente, desde 2010 quando a promoção, muito comum nos Estados Unidos, chegou ao Brasil.

 

“Sempre foi uma distância muito grande. Até o ano passado, era muito mais volumoso o pedido de compras na internet do que na loja física”, disse, lembrando que, até 2017, a iniciativa era voltada, na maior parte, para o comércio eletrônico e a loja física era praticamente um apêndice da data.

 

A queda na taxa de juros, a liberação de saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/Pasep (Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e o pagamento da primeira parcela do 13º salário favorecem o cenário de otimismo.

 

Facilidade

 

O diretor revelou que atualmente a facilidade de comprar pelo comércio eletrônico e pegar a mercadoria vendida no site em uma loja de shopping tem levado o cliente aos centros de compras, aumentando a presença nas lojas físicas e ampliando as vendas.

 

“Indo lá, há uma possibilidade de o consumidor comprar mais alguma coisa na loja. Isso tem sido extremamente favorável à loja física”, contou. “Isso agrega no volume de venda. É uma experiência que as lojas iniciaram e está ocorrendo firmemente, principalmente, em vestuário, calçados e perfumes”, explicou.

 

Ildefonso afirmou que o movimento de consumidores nas lojas aumenta na própria sexta-feira que é a data onde, nos Estados Unidos, costuma concentrar o maior número de compradores, que chegam a passar a noite nas filas aguardando a abertura das portas, todos atrás de preços baixos.

 

“Aqui no Brasil, a Black Friday nunca é em um dia só, mas na sexta-feira, no dia 29 de novembro, a expectativa é que o fluxo de pessoas no comércio vai ser muito próximo das compras na internet neste ano”, disse.

 

Acrescentou que os smartphones são os mais procurados nesta data. Quem compra procura trocar o aparelho atual por um com tecnologia mais nova. O mesmo ocorre com os televisores. Em terceiro lugar, aparecem roupas e calçados.

 

Fonte: Agência Brasil

 

 


Veja também

Serviço de ‘clique e retire’ de lojas reduz custo da compra online

Comprar pela internet é ótimo até o produto demorar dias, semanas para chegar e, quando chega, voc&...

Veja mais
95% dos brasileiros que compram on-line usam marketplace, diz estudo

Os marketplaces, sites de comércio eletrônico que facilitam a compra de muitas fontes diferentes, dominam o...

Veja mais
Cresce uso dos assistentes de voz para fazer compras online

Os assistentes de voz inteligentes chegaram ao mercado e mudaram a forma como as pessoas interagem com aparelhos digitai...

Veja mais
Aplicativo proporciona economia de tempo ao fazer compras em supermercados

Há três meses, o analista de sistemas Daniel Vieira, 37, passou a fazer compras no Centerbox Supermercados ...

Veja mais
Código de produtos orienta o consumidor na Black Friday

A numeração do código de barras impresso na embalagem dos produtos, que o consumidor conhece bem, &...

Veja mais
Elétricos e eletrônicos são preferidos na Black Friday

A Black Friday se aproxima e o varejo já inicia as campanhas para incrementar as vendas, que se estendem normalme...

Veja mais
Marcas fazem caminho do on-line para o mundo real

A economia digital provocou impactos profundos no varejo tradicional, a ponto de muitos preverem que o futuro seria do c...

Veja mais
Como equilibrar margem de lucro e volume de vendas na Black Friday

As grandes redes varejistas começam a se preocupar com a Black Friday até seis meses antes do evento. A es...

Veja mais
Intenção de compra na Black Friday sobe e varejistas se preparam para as vendas

A cada ano, a Black Friday vem ganhando mais força no Brasil e tudo indica que a edição de 2019 ser...

Veja mais