Homens fazem mais compras de supermercado online do que mulheres, afirma estudo

Leia em 1min 30s

Um novo estudo divulgado pela Kantar, ajuda a confirmar que muitos dos estereótipos de gênero propagados por comunicações de diversas marcas estão equivocados. O eCommerce On, uma pesquisa realizada globalmente em 14 países, com 16 macrocategorias, analisando mais de 100 mil atos de compras e o comportamento de 27 mil compradores online, identificou que, dentre os e-shoppers, 47% dos homens fizeram compras de supermercado online, contra 39% das mulheres.

 

Ainda assim, muitas das propagandas de categorias relacionadas à ida ao supermercado são direcionadas ao gênero feminino. De acordo com o AdReaction – Getting Gender Right, outro levantamento realizado pela Kantar, em campanhas de produtos de limpeza da casa, por exemplo, as mulheres representam 89% do target das comunicações, 85% em alimentos e 76% em higiene pessoal. No entanto, 80% dos homens também são decisores de compra de supermercado, junto com 91% das mulheres.

 

Neste caso, a oportunidade aí é dupla: aumentar o número de mulheres que fazem esse tipo de compras online mostrando uma comunicação mais equilibrada e fugindo de imagens batidas em relação ao gênero feminino; e também entender as barreiras específicas a esse público. A análise realizada pela Kantar aponta que marcas que equilibram a atenção nos dois gêneros impulsionam um valor maior.

 

Entender os receios e necessidades de cada um dos gêneros no e-commerce também é muito importante. “As marcas precisam agir de forma diferente em cada caso, pois os compradores têm diferentes necessidades e motivações. O que significa entender o perfil de cada um deles e entregar soluções específicas”, afirma Luciana Piedemonte, diretora e líder de commerce da Kantar Brasil. “Temos que colocar o shopper e suas necessidades no centro da estratégia de e-commerce.”

 

Fonte: ABC da Comunicação

 


Veja também

95% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday, diz pesquisa

Uma pesquisa feita pela plataforma de comércio eletrônico Zoom, mostrou que a Black Friday está cada...

Veja mais
Black Friday 2019: números comprovam o crescimento e a adesão dos consumidores

A Black Friday, conhecida mundialmente pelas promoções na internet, é uma das datas comerciais mais...

Veja mais
Comércio Eletrônico Avança

As vendas no comércio eletrônico tiveram variação de 68,35% entre janeiro de 2018 e agosto de...

Veja mais
Varejo online: idosos preferem comprar pelo app

A população brasileira está envelhecendo. Dados do IBGE estimam que nos próximos 20 anos mai...

Veja mais
Black Friday: brasileiros pretendem gastar mais de R$ 1.000 em 2019

Uma pesquisa realizada pelo Zoom, plataforma de comércio eletrônico, indica que 60% dos brasileiros pretend...

Veja mais
Lojas virtuais irão dominar o mercado em 2020

Acompanhar as tendências é fundamental para manter seu negócio em alta, você concorda? Por iss...

Veja mais
E-commerce x M-commerce: conheça as ferramentas que estão revolucionando o mercado

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o Brasil cresceu 16% em relaç&...

Veja mais
Startup mira novo modelo de supermercado online para crescer

Fazer compras no supermercado pode ser uma tarefa árdua e estressante. Pensando nisso, os empreendedores Bruna Va...

Veja mais
GIC apresenta inovações para a gestão no varejo brasileiro

  A GIC Brasil, uma das principais empresas de tecnologia para o setor supermercadista do País, realiza nes...

Veja mais