Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

06/08/2019 12:09 - Com guerra de preços da Amazon, seus vendedores estão sob pressão

A determinação da Amazon.com de oferecer aos consumidores as melhores ofertas está fazendo com que comerciantes que vendem produtos em seu marketplace aumentem os preços em sites concorrentes, o que comprova a crescente influência da gigante sobre o mercado de comércio eletrônico.

 

A Amazon constantemente analisa os preços dos rivais para ver se estão mais baixos. Quando descobre que um produto está mais barato, por exemplo, no Walmart.com, a Amazon alerta a empresa que está vendendo o item e, em seguida, dificulta a localização desse produto em seu próprio marketplace, o que efetivamente penaliza o lojista. Em muitos casos, o comerciante opta por aumentar o preço no site concorrente em vez de arriscar perder as vendas na Amazon.

 

Alertas de preços analisados pela Bloomberg mostram que a Amazon não diz explicitamente aos vendedores para elevar os preços em outros sites, e o objetivo pode ser forçá-los a baixar seus preços na Amazon.

 

Mas, em entrevistas, comerciantes dizem que estão tão sob pressão dos crescentes custos cobrados pela Amazon e dependentes das vendas no marketplace da empresa, que acabam aumentando seus preços em outros lugares.

 

Especialistas em defesa da concorrência dizem que a política da Amazon deve atrair o escrutínio do Congresso e da Comissão Federal de Comércio, que recentemente assumiu a jurisdição da empresa com sede em Seattle.

 

Até agora, as críticas ao poder de mercado da Amazon têm questionado se a empresa explora dados de vendas de comerciantes para lançar produtos concorrentes e depois usa seu domínio para deixar o produto original mais difícil de encontrar em seu marketplace. Prejudicar consumidores, levando comerciantes a aumentarem os preços em outros sites, se encaixa melhor na definição tradicional de comportamento antitruste nos EUA.

 

“Acusações de monopólio são sempre sobre a conduta de negócios que causa danos em um mercado”, disse Jennifer Rie, analista da Bloomberg Intelligence especializada em litígios antitruste. “Isso pode acabar sendo considerado conduta ilegal porque pessoas que preferem comprar no Walmart acabam tendo que pagar um preço mais alto.”

 

Em comunicado enviado por e-mail, um porta-voz da Amazon disse: “Os vendedores têm controle total sobre seus próprios preços dentro e fora da Amazon, e os ajudamos a maximizar suas vendas em nossa loja fornecendo ’insights’ sobre como se tornar a oferta em destaque”. O Walmart não quis comentar.

 

Os comerciantes online normalmente vendem seus produtos em vários sites, incluindo Amazon, Walmart e eBay. Mas muitos geram a maior parte de sua receita na Amazon, que agora responde por quase 40% das vendas on-line nos EUA, de acordo com a EMarketer.

 

Varejistas online há muito tempo reclamam que a Amazon exerce grande influência sobre seus negócios. Além de pagar taxas mais elevadas, muitos agora têm que comprar publicidade para se destacar em um site cada vez mais poluído.

 

Alguns comerciantes estão dispostos a aumentar suas vendas no Walmart, onde os custos são menores devido aos preços mais baixos da publicidade em relação aos da Amazon. Mas vendedores dizem que, com os alertas de preço, estão sendo forçados a manter lealdade à Amazon, o que dificulta a diversificação de seus negócios.

 

O Walmart atende rotineiramente pedidos de comerciantes para aumentar os preços em seu marketplace porque temem que um preço menor no Walmart comprometa suas vendas na Amazon, diz um gerente do Walmart, que pediu anonimato porque o assunto é interno.

 

Fonte: Exame

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

07/07/2020 16:28 - Uber fará entrega de supermercado em 11 cidades brasileiras
06/07/2020 15:44 - Venda digital de alimentos avança
06/07/2020 15:40 - E-commerce: contratações têm aumento devido aos supermercados on-line
01/07/2020 17:07 - E-Commerce brasileiro cresce 75% no mês de maio
24/06/2020 17:24 - Pequenos varejos têm plataforma gratuita para digitalização
24/06/2020 15:48 - Produtos da agricultura familiar serão disponibilizados em app de compra pela internet
23/06/2020 15:41 - Usuários de internet banking passam de 49% para 57% após pandemia de covid
23/06/2020 15:35 - iFood, Rappi e Uber Eats são os apps de delivery mais usados no Brasil, revela pesquisa
17/06/2020 16:01 - Saiba como se proteger ao realizar um pagamento via WhatsApp
16/06/2020 15:50 - Estudo aponta mudança na hora de ir às compras
11/06/2020 14:31 - Comércio online deve faturar 18% a mais no Dia dos Namorados
10/06/2020 15:29 - Compras on-line cresceram mais de 20%
08/06/2020 16:00 - Wabi, plataforma digital gratuita, chega ao Brasil para apoiar pequenos comércios
08/06/2020 15:13 - Brasil bate recorde de abertura de lojas virtuais
05/06/2020 16:35 - Impulsionados pela quarentena, pedidos no e-commerce brasileiro cresceram 132,8%

Veja mais >>>