É preciso focar no e-commerce para crescer

Leia em 2min 50s

 

É fato conhecido que, no Brasil, existem mais celulares do que pessoas. Uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o país possui 230 milhões de aparelhos digitais ativos. Em 2015, eram 152 milhões, segundo a mesma pesquisa. Para comprovar isso, é válido lembrar que são 209 milhões de habitantes brasileiros, segundo o IBGE. Ou seja, aquele que quiser expandir seu negócio no país precisa impreterivelmente considerar o meio mobile.

 

Além de adeptos, os brasileiros são assíduos usuários dos smartphones. Um estudo recente da We Are Social e Hootsuite, agência de comunicação e serviço de gestão de mídias sociais respectivamente, apontou que são gastas, em média, 4 horas e 45 minutos por dia na internet em dispositivos móveis no país. Isso representa mais de 50% de todo o tempo gasto online diariamente, e coloca o Brasil como o terceiro país em uso de internet móvel no mundo, atrás apenas de Tailândia e Filipinas.

 

O varejo digital se estabelece gradativamente como uma opção de compra para os consumidores do país. Como um expoente do e-commerce, o m-commerce (vendas via mobile) tem um crescimento exponencial. Segundo dados da E-Bit|Nilsen, 42% das vendas do varejo digital nacional foram feitas em smartphones em 2018. Além disso, enquanto o e-commerce cresceu cerca de 12% no primeiro trimestre do ano passado, o m-commerce aumentou em 41% sua atuação no mesmo período.

 

Expostos todos estes dados, fica mais do que clara a importância do investimento em soluções focadas em mobile: aprimorar a experiência dos usuários durante o momento de compra é essencial para que as vendas sejam efetuadas sem dificuldades, evitando que se percam em meio a tantos campos a serem preenchidos. Instruções explícitas, teclados personalizados e acessíveis, rotação da tela e facilidades na hora de realizar o pagamento, como a utilização da tecnologia de pagamento em um clique, são imprescindíveis para impulsionar a taxa de conversão do mobile.

 

Para exemplificar, quando apresentamos o Boleto Flash, único boleto que oferece confirmação de pagamento em menos de duas horas, o design responsivo para as telas de celulares foi pensado antecipando um grande problema das pessoas que compram em celulares: a digitação do código de barras gerado. Agora, permitimos copiar a linha digitável do boleto e colar no aplicativo do banco, algo prático que facilita muito a finalização da compra nestes dispositivos.

 

Por fim, vale destacar que seja para os profissionais do e-commerce ou para fintechs que atuam com a área do sistema financeiro, é bastante importante levar em consideração que estes aparelhos não saem das mãos das pessoas. Pensar em suas necessidades e analisar seu comportamento é a chave para termos soluções duradouras e assertivas. O smartphone não é mais um acessório e sim parte da vida do consumidor, ou seja, é lá que temos que estar. Por isso, é preciso apostar em ferramentas que atuem em todas as etapas do processo, desde um marketing multitelas até a divulgação dos produtos e o momento do checkout.

 

* Ralf Germer é co-CEO e co-fundador da PagBrasil, fintech brasileira líder no processamento de pagamentos para e-commerce ao redor do mundo

 

Fonte: Segs

 

 

 


Veja também

Brasileiros têm preferência por fazer compras online no período da tarde

O Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado, afirma que o período da tarde é o preferido...

Veja mais
Segundo pesquisa, e-commerce teve alta de 16% de faturamento no primeiro trimestre de 2019

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve um crescimento d...

Veja mais
Como vender na internet o que você já vende na sua loja física?

A importância que a web conquistou no dia a dia do consumidor justifica a busca de informações sobre...

Veja mais
Na internet quem domina as vendas ainda é o varejo tradicional

O varejo hoje volta seus olhos para a internet. Muitos dos gigantes do setor não tem foco em lojas físicia...

Veja mais
E-bit | Nielsen: dia dos namorados supera as expectativas e e-commerce fatura R$ 2,2 bilhões

O e-commerce tem motivos de sobra para comemorar com um belo jantar à luz de velas. Após um Dia Namorados ...

Veja mais
Como preparar seu negócio para ficar em sintonia com o futuro do varejo

Apesar de ser um conceito aplicado já há bastante tempo e em larga escala pelo mercado de varejo em todo o...

Veja mais
Acelere a transformação digital do time de vendas

A tecnologia é uma ferramenta  poderosa no mundo corpora tivo. Para adotar a transformação dig...

Veja mais
Varejo de interação: como proporcionar experiências para o consumidor?

Você sabia que as inovações tecnológicas podem refletir oportunidades positivas para a sua lo...

Veja mais
Como as empresas brasileiras estão crescendo com marketplace e e-commerce próprio

As empresas, em especial aquelas de pequeno e médio porte, estão cada vez mais buscando os marketplaces pa...

Veja mais