Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

14/06/2019 11:13 - Na internet quem domina as vendas ainda é o varejo tradicional

O varejo hoje volta seus olhos para a internet. Muitos dos gigantes do setor não tem foco em lojas físicias, focando sua operação puramente na internet, casos do Mercado Livre e da Amazon (esta última tem lojas, cujo foco são de nichos específicos). Com infraestrutura enxuta e comunicação direta, conseguem obter boas margens operacionais para expandir. Porém mesmo com grandes cases no mercado, o consumidor brasileiro ainda não abre mão de uma loja de “cimento e tijolos”, mesmo que apenas compre na internet e receba em casa.

 

Foi o que mostrou uma pesquisa feita pela Ebit/Nielsen, que mapeou os hábitos de consumo digital do brasileiro, e constatou que o varejo físico com sites de venda na internet ainda tem a preferência na nação na hora de comprar em ambientes digitais. Elas foram responsáveis por 51% das vendas online em 2018, o que gerou um faturamento de R$ 27 bilhões no ano, 12% a mais na comparação com 2017.

 

Alguns fatores podem explicar a escolha do brasileiro por e-commerce de varejos físicos, como a integração de algumas destas companhias com o digital, caso célebre da Magazine Luiza, porém é a confiança uma causa determinante pela escolha. Segundo Cristiano Kanashiro, CEO da GO.K e especialista em inovação digital para o varejo, o brasileiro é povo mais desconfiado da América Latina quando o assunto é compras online. “Por aqui se compra na internet uma vez a cada três meses em média, já em outros países latinos a média de compra é de 1 vez por mês.”

 

Ele também destaca que em 40% das pessoas falta confiança para informar o número do cartão e dados pessoais pela internet. Outros 25% temem não receber o bem adquirido enquanto 10% têm receio de serem enganados quanto ao pagamento final da compra.

 

Por conta destes fatores, uma das principais tendências do e-commerce no exterior, chega no Brasil como uma solução: a possibilidade de comprar pela internet e retirar em lojas físicas. Além de representar uma segurança para o desconfiado consumidor brasileiro, as lojas físicas podem atuar também como pequenos centros de distribuição, facilitando questões logísticas.

 

Para as empresas puramente digitais, o desafio hoje é lidar com a necessidade de algo físico para o consumidor. “Gigantes como Amazon e Alibaba iniciaram as suas operações na internet, mas viram as lojas físicas como pilares para ganhar escala e força. Com as lojas, os consumidores ganham em experiência, gerando relacionamento que posteriormente irá culminar em compras, independente do canal, seja físico ou digital,” diz Kanashiro.

 

Fonte: Istoé Dinheiro

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/08/2020 16:02 - O carrinho que sabe o que você compra
24/07/2020 16:12 - Aumentam cada vez mais os pagamentos por aproximação
23/07/2020 16:18 - E-commerce vende R$ 33 bilhões na pandemia puxado por alimentos e bebidas
22/07/2020 14:04 - Consumidores que compraram alimentos pela internet chegam a 53%
17/07/2020 15:42 - Aplicativo mostra horários com menor movimento em supermercados e farmácias
17/07/2020 13:53 - Pagamento via Whatsapp será aprovado o mais rápido possível, diz presidente do BC
07/07/2020 16:28 - Uber fará entrega de supermercado em 11 cidades brasileiras
06/07/2020 15:44 - Venda digital de alimentos avança
06/07/2020 15:40 - E-commerce: contratações têm aumento devido aos supermercados on-line
01/07/2020 17:07 - E-Commerce brasileiro cresce 75% no mês de maio
24/06/2020 17:24 - Pequenos varejos têm plataforma gratuita para digitalização
24/06/2020 15:48 - Produtos da agricultura familiar serão disponibilizados em app de compra pela internet
23/06/2020 15:41 - Usuários de internet banking passam de 49% para 57% após pandemia de covid
23/06/2020 15:35 - iFood, Rappi e Uber Eats são os apps de delivery mais usados no Brasil, revela pesquisa
17/06/2020 16:01 - Saiba como se proteger ao realizar um pagamento via WhatsApp

Veja mais >>>