Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

22/01/2019 12:16 - Amazon amplia operações no país e recorre a frete grátis para ganhar mercado

 

Num movimento que deve aumentar a disputa no comércio eletrônico no Brasil, a Amazon decidiu expandir suas operações no país. A filial brasileira da maior varejista do mundo passará a oferecer em seu site a venda direta de 19 categorias de produtos, entre celulares, brinquedos, eletrodomésticos e cosméticos, entre outros. A empesa estreou no Brasil em 2012, com a comercialização de livros. Desde 2017, passou a oferecer outros itens, mas por meio de parceiros que usavam o site como portal de vendas, principalmente de celulares e eletrônicos. Agora, ela terá no Brasil um modelo de atuação mais próximo ao que adota nos EUA.

 

A chegada de vez da Amazon no Brasil ocorre num momento em que grandes varejistas brasileiras, como Via Varejo e Máquina de Vendas, enfrentam prejuízos. A ofensiva para ganhar mercado no Brasil incluirá a oferta de frete grátis para todo o país em compras acima de R$ 149. Além disso, promete fazer entregas em até dois dias em Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. A empresa inaugura hoje um centro de distribuição de 47 mil metros quadrados (equivalente a sete campos de futebol) em Cajamar, na Grande São Paulo.

 

- É um marco histórico da empresa no Brasil - resumiu Alex Szapiro, gerente de Operação da Amazon no país.

 

Para Luciano Ramos, analista da consultoria global de tecnologia IDC, a estratégia da empresa é ousada, mas pode não ser duradoura. Ramos avalia que a oferta de frete grátis no país foi a saída encontrada pelas empresas, nos anos 2000, para acostumar o consumidor às compras on-line. Mas a experiência durou pouco. O custo logístico e a concorrência acirrada achataram as margens das lojas virtuais, que vêm abandonando o benefício.

 

- O frete grátis deve ser uma estratégia de chegada da Amazon. Não creio que seja permanente. Isso é caro por aqui - disse Ramos.

 

Mercado concentrado

 

Resta saber como as varejistas locais vão reagir. As vendas on-line cresceram mesmo com a crise dos últimos anos, mas a competição acirrada derrubou as margens e afetou a vida das grandes empresas no país. O Grupo Pão de Açúcar tenta sair há dois anos da Via Varejo (dona de Casas Bahia e Ponto Frio), que registrou prejuízo de R$ 79 milhões no terceiro trimestre de 2018. A Máquina de Vendas, dona da Ricardo Eletro, pediu recuperação extrajudicial no segundo semestre do ano passado com dívidas de R$ 3 bilhões. A exceção é o Magazine Luiza, que teve forte valorização na Bolsa. Os papéis da empresa valiam R$ 1 em 2015. Hoje, estão na faixa dos R$ 160.

 

O Brasil é o décimo maior mercado do comércio eletrônico, segundo a consultoria global Shopify. Seis em cada dez vendas on-line no país são feitas numa das dez maiores varejistas, diz a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Na conta da concentração estão o alto custo logístico e as complexas regras do sistema tributário brasileiro. Tal concentração só se compara à dos EUA, onde 49% das vendas on-line são da Amazon, diz a consultoria eMarketer.

 

Num mercado tão concentrado como o comércio eletrônico brasileiro, há quem avalie que a Amazon demorou a entrar, de fato, no país — e que chegou tarde. Mas, para uma empresa avaliada em US$ 800 bilhões, a aposta é que o timing pode não fazer tanta diferença.

 

Fonte: O Globo - Rio de Janeiro

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/08/2020 16:02 - O carrinho que sabe o que você compra
24/07/2020 16:12 - Aumentam cada vez mais os pagamentos por aproximação
23/07/2020 16:18 - E-commerce vende R$ 33 bilhões na pandemia puxado por alimentos e bebidas
22/07/2020 14:04 - Consumidores que compraram alimentos pela internet chegam a 53%
17/07/2020 15:42 - Aplicativo mostra horários com menor movimento em supermercados e farmácias
17/07/2020 13:53 - Pagamento via Whatsapp será aprovado o mais rápido possível, diz presidente do BC
07/07/2020 16:28 - Uber fará entrega de supermercado em 11 cidades brasileiras
06/07/2020 15:44 - Venda digital de alimentos avança
06/07/2020 15:40 - E-commerce: contratações têm aumento devido aos supermercados on-line
01/07/2020 17:07 - E-Commerce brasileiro cresce 75% no mês de maio
24/06/2020 17:24 - Pequenos varejos têm plataforma gratuita para digitalização
24/06/2020 15:48 - Produtos da agricultura familiar serão disponibilizados em app de compra pela internet
23/06/2020 15:41 - Usuários de internet banking passam de 49% para 57% após pandemia de covid
23/06/2020 15:35 - iFood, Rappi e Uber Eats são os apps de delivery mais usados no Brasil, revela pesquisa
17/06/2020 16:01 - Saiba como se proteger ao realizar um pagamento via WhatsApp

Veja mais >>>