Consinco entra na disputa do varejo de vizinhança

Leia em 5min 20s

A Consinco, maior empresa de desenvolvimento de sistemas de gestão para o varejo e autosserviço alimentar, anuncia ao mercado o lançamento da Mobne, startup de software de gestão voltada aos pequenos varejistas e lojistas de vizinhança. Atual líder nacional no mercado de ERPs para médias e grandes redes supermercadistas, a Consinco busca se consolidar como o maior ecossistema de software para o varejo alimentar em todo o Brasil.

 

Com a Mobne, a empresa democratiza o acesso de uma plataforma integrada de gestão a varejistas com faturamento entre R$ 1 milhão e R$ 15 milhões por ano. A nova plataforma comercializará softwares de gestão pelo modelo SaaS (Software as a Service), sigla que caracteriza a distribuição e comercialização de softwares via internet e permite que toda estrutura necessária à disponibilização do sistema, como servidores, conectividade e segurança da informação, seja garantida pela Mobne.

 

A aposta representa a entrada da Consinco em um dos mais acirrados segmentos do varejo brasileiro - onde há milhares de lojas que utilizam ERPs desenvolvidos por software houses regionais ou ainda desconhecem os benefícios dos sistemas de gestão mais parrudos. "Há mais de 80 mil pequenos estabelecimentos em todo o País, um mercado gigantesco para ser desbravado", diz o executivo Flávio Barros, sócio e CEO da Consinco.
"Acreditamos que uma solução de baixo custo, fácil de operar, com bons recursos de gestão e serviços agregados, possa atender uma parte deste contingente e, ainda, servir como rampa de acesso para outros produtos da Consinco", completa.


Grupo Consinco
O lançamento da Mobne também marca um novo posicionamento da empresa - como Grupo Consinco. A formalização da nova postura organizacional simboliza, na prática, a disposição da companhia em canalizar os investimentos em participações societárias em startups, em novas divisões de negócios e portfólio mais abrangente de soluções que façam sentido à expansão do Grupo.

 

Na Mobne, o Grupo Consinco é controlador, com 65% da participação societária. A fatia restante é dividida entre os empreendedores Igor Wolf, Renato Madeiros, Gustavo Barusco e Eduardo Vaz. Os sócios participaram da concepção do projeto Mobne enquanto trabalhavam na Consinco, até tomarem a decisão de formar a sociedade. "Com esta iniciativa, criamos um novo negócio sem comprometer o foco e os investimentos em áreas em que já atuamos", avalia Silvio Sousa, sócio e diretor comercial do Grupo Consinco.

 

Além da Mobne, o Grupo já é dono de participações societárias em outras duas startups voltadas ao desenvolvimento de soluções para o varejo, adquiridas entre 2016 e 2017. Uma delas é a FishTank, criadora de um contador de fluxo de pessoas que ajuda o varejista a mapear o comportamento dos consumidores dentro da loja física. A FishTank foi investida em 2016, por ocasião de participação da empresa no programa de aceleração do Sevna Seed, a maior aceleradora de startups de tecnologia do interior paulista, localizada em Ribeirão Preto. O Sevna é uma iniciativa do Grupo Consinco e outras empresas de TI da região para fomentar e financiar projetos inovadores.

A outra empresa investida pelo Grupo Consinco é a Nmind, que cruza dados de estudos e análises de mercado para verificar o desempenho das marcas nos pontos de vendas.


Mais lançamentos

A Consinco lançou na APAS Show 2018, que aconteceu de 7 a 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, duas soluções para melhorar a experiência de compra dos consumidores nos espaços físico e virtual. Uma das novidades é o Parcel Locker - armário inteligente para retirada de compras feitas via e-commerce. Outra solução, é o aplicativo Oferta Fácil, que permite ao supermercadista oferecer promoções personalizadas ao consumidor final. As tecnologias integram a aposta da empresa na era Omnichannel, que é a convergência de todos os canais de atendimento.

 

O Parcel Locker é um armário inteligente que permite aos clientes do e-commerce retirarem os produtos de maneira rápida e sem a intervenção de um funcionário no local. O equipamento, desenvolvido em parceria com a fabricante Laurenti, atende ao conceito "click and collect", que possibilita ao consumidor efetuar a compra online e agendar a retirada dos produtos na loja física, com a opção de retirá-los no Locker mais próximo.

Segundo o diretor comercial da Consinco, Silvio Sousa, os armários inteligentes podem ser instalados em locais que possuem grande fluxo de pessoas, como postos de combustíveis, estacionamentos e até em condomínios particulares.

 

O executivo também acredita que os armários inteligentes oferecem praticidade para os consumidores das lojas virtuais. "O Parcel Locker veio para suprir as necessidades do consumidor que quer praticidade e flexibilidade no horário de retirada das mercadorias compradas via e-commerce", explica Sousa. Para abrir um Locker, basta o consumidor apresentar o QR Code gerado no momento da compra. O código é lido pelo armário inteligente que automaticamente libera a porta de acesso aos produtos adquiridos.

 

Oferta Fácil
Outra aposta da empresa é o aplicativo Oferta Fácil que possibilita oferecer promoções personalizadas, oferecidas pela rede supermercadista ou pelas indústrias, para campanhas regionais ou de acordo com o perfil de consumo. O gerente de produto da Consinco, João Giaccomassi, explica que a ferramenta permite maior controle dos resultados obtidos. "Na prática, o varejista ou a indústria que optar pelo Oferta Fácil terá um retorno mais assertivo sobre as ofertas realizadas, já que ele saberá quem atingiu e quanto atingiu com cada ação".


Grupo Consinco

O Grupo Consinco é líder no fornecimento de sistemas de gestão corporativa para as maiores empresas de atacado e varejo alimentar no Brasil. Com 27 anos de mercado, os sistemas da Consinco operam em 2.700 pontos de venda por mais de 70 mil usuários. Utiliza modernos conceitos de inteligência empresarial e oferece soluções inovadoras para aumento da eficiência e performance. A tecnologia Consinco está presente em 36% dos maiores supermercadistas e em 56% dos maiores atacadistas de autosserviço do País, conforme os rankings da Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS). Pelo sétimo ano consecutivo está classificada entre as PME's que Mais Crescem no Brasil, segundo pesquisa da consultoria Deloitte.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Cosinco



 


Veja também

Apenas 2% dos brasileiros fazem compra online de itens de supermercado

São Paulo – Apenas dois a cada cem consumidores brasileiros têm o hábito de fazer compras onli...

Veja mais
Via Varejo expande parceria com Correios e avalia uso de Uber

A Via Varejo está expandindo uma parceria com os Correios para a retirada de mercadorias compradas nos canais onl...

Veja mais
Vendas pela internet devem crescer 17% no Dia das Mães, diz ABComm

O comércio eletrônico deve crescer 17% neste Dia das Mães, em comparação a 2017, estim...

Veja mais
Grupo ABC faz mais um investimento para maior comodidade e agilidade nas suas compras

Foi instalado no Hiper ABC Centro, localizado na Rua Goiás em Divinópolis, dois caixas "self checkouts" de...

Veja mais
Carrefour lança serviço inédito de e-commerce alimentar e não alimentar

      O Carrefour inicia a venda de alimentos online, antes disponí...

Veja mais
Via Varejo Ads pretende elevar em 10 vezes sua base de clientes até 2020

O número de anunciantes da Via Varejo Ads, responsável pela venda de mídia publicitária em t...

Veja mais
E-commerce deve faturar R$ 77,5 bi ao longo do ano

 As cifras superam as expectativas da consultoria, que desde 2015 observa no comércio eletrônico nacio...

Veja mais
Compra regular na internet é feita por quase 7 a cada 10 brasileiros, diz PwC

A frequência com que os consumidores brasileiros compra na internet tem aumentado. Em 2018, a parcela de consumido...

Veja mais
Vendas de chocolates Nestlé e Garoto pelo celular crescem 100%

Em três semanas, as vendas de ovos de Páscoa Nestlé e Garoto no Uber Eats já cresceram 100% e...

Veja mais