Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

08/12/2017 16:36 - Inteligência artificial ajuda na relação do varejo com cliente

São Paulo - O uso de inteligência artificial e big data na gestão do relacionamento com o consumidor já começa a fazer parte do dia a dia do varejo, gerando incrementos expressivos nos indicadores. Em alguns casos, a adoção da segmentação analítica e da oferta personalizada garantiu um crescimento de 10% no tíquete médio e de 6% na frequência de ida as lojas.

 

Os dados foram reportados pela Propz, empresa especializada no uso das tecnologias na gestão de relacionamento com o consumidor (CRM, na sigla em inglês), e que possui clientes como a Raia Drogasil, Cencosud e Ipiranga. O COO e fundador da companhia, Israel Nacaxe, explica que o aumento do tíquete e da frequência são valores médios registrados nas campanhas mais eficientes feitas com os varejistas parceiros.

 

O crescimento dos indicadores ocorre na medida em que o varejo consegue analisar de forma mais detalhada o comportamento do seu cliente, oferecendo promoções mais assertivas - que, além de gerar uma maior propensão a compra, aumentam a fidelização do cliente.

 

"Na prática, nosso sistema se conecta ao do varejista, acessando todos os cupons fiscais e analisando o comportamento de compra e as cestas de produtos mais frequentes", explica. A partir dos dados, a ferramenta da Propz consegue identificar os itens que tem maior ou menor elasticidade e que podem ser colocados em promoção. Além disso, quando a venda é identificada (ou seja, quando o cliente é cadastrado na base da loja e se identifica com o CPF), a solução consegue analisar o histórico de compras e oferecer ofertas personalizadas. "Se temos informações de contato, como e-mail ou telefone, conseguimos ir além e acionar as promoções no melhor momento para cada consumidor. Analisamos todas as informações de vendas e de maneira automatizada, com o uso de inteligência artificial, conseguimos cliente a cliente identificar a melhor hora para entrar em contato com ele."

 

Segmentação

 

Uma das segmentações que o sistema da Propz realiza é entre os clientes que já são fiéis à rede e os indecisos. A divisão é importante para decidir o tipo de promoção que será ofertada para cada um. "Se a rede oferece um desconto para um consumidor que já está decidido a comprar ela está perdendo margem a toa, porque ele já compraria de qualquer forma. Para esse cliente, é preciso fazer promoções em categorias ou marcas com preços superiores - buscando um aumento do tíquete médio", afirma.

 

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

01/06/2020 15:23 - Vendas on-line recuam 5,1%
29/05/2020 15:56 - E-commerce brasileiro quase dobra vendas em abril, aponta MCC-ENET
27/05/2020 15:36 - Uso de maquininhas para pagar compras com auxílio emergencial deve ser anunciado quinta
27/05/2020 15:15 - Na quarentena, venda on-line de materiais de limpeza cresce 4673%
18/05/2020 15:37 - 29% dos consumidores passam a comprar mais online após a pandemia, aponta Boa Vista
12/05/2020 16:09 - Com pandemia, e-commerce cresce 81% em abril e fatura R$ 9,4 bilhões
08/05/2020 15:03 - Compra de mantimentos pela internet cresce 233% no Brasil
28/04/2020 13:10 - Varejo deve encerrar abril com retração de 5,62%
28/04/2020 13:09 - Startup cria lista para compras de supermercado para evitar desperdício
15/04/2020 10:16 - E-commerce cresce 18,5% na primeira semana de abril
08/04/2020 10:45 - Vendas aumentam 80% nos supermercados online
07/04/2020 11:01 - Dobra número de novos clientes no e-commerce de alimentos
07/04/2020 10:22 - Vendas online de supermercados quase dobram após o coronavírus,
31/03/2020 11:33 - Formulário online permite que a população notifique a falta de produtos no comércio
31/03/2020 11:29 - Levantamento aponta segmentos do e-commerce que crescem na pandemia

Veja mais >>>