Pão de Açúcar venderá serviços a lojistas em marketplace em 2021

Leia em 2min 30s

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) começará a vender serviços logísticos para lojistas de seu marketplace (shopping virtual), aberto neste mês, no primeiro trimestre de 2021, disse nesta quarta-feira (18) o presidente de seu braço de varejo, Jorge Faiçal. Além disso, o GPA lançará uma carteira digital, ainda sem data.

 

Segundo Faiçal, as novidades são uma forma de a empresa explorar melhor os seus ativos já instalados, monetizando por meio de acordos com vendedores de sua plataforma. A companhia informa que não fará a venda de eletrônicos em sua plataforma neste momento, concentrando-se em alimentos, bebidas, itens de higiene, beleza e bazar, entre outros.

 

Faiçal disse que o braço digital do GPA opera no positivo e deve buscar manter a rentabilidade. Sobre isso, ele mencionou que a margem de lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustada (sem contar outras despesas e receitas da empresa) está em 8% no GPA Alimentar no terceiro trimestre. No digital, disse que o índice está acima disso.

 

A operação na venda de eletrônicos tem concorrência mais forte no país hoje, com maior pressão nas margens das empresas.

A diretoria ainda informou que estuda a monetização de dados para ações de mídia em sua plataforma digital e avalia a abertura de sua loja virtual em marketplaces de outras empresas. "Não temos decisão, mas não temos preconceito, é uma possibilidade", disse Faiçal.

 

Rodrigo Pimentel, diretor de comércio eletrônico, também informou que quer adicionar cerca de 30 mil itens no seu marketplace em três meses e projeta adicionar cerca de 400 mil itens no seu marketplace em um ano.A empresa ainda está em negociação com 170 lojistas em para que operem em seu marketplace. "Não teremos milhões de ‘sellers' no ano que vem, mas nossa ideia são centenas de milhares, e de redes grandes", disse Faiçal.

 

A companhia projeta entre R$ 1 bilhão e R$ 1,2 bilhão em vendas brutas transacionadas (GMV, da sigla em inglês) pelo sistema digital em 2020, sem mencionar a taxa de expansão sobre 2019, e cita participação de mercado de 77% no on-line alimentar.

 

O concorrente Carrefour informou R$ 480 milhões em vendas do segmento alimentar no digital até setembro, sendo R$ 190 milhões no terceiro trimestre. Se apenas repetir o número (no último trimestre, as vendas são mais fortes), chegará a R$ 670 milhões no ano.

 

Ao contrário do Carrefour, o GPA ainda não abre seus dados de GMV por trimestre. Em alimentar e não alimentar, o Carrefour teve até setembro um GMV de R$ 2,3 bilhões.


O GPA ainda informou aumento no número de minicentros de distribuição de um para cinco neste ano, além de um centro maior em São Paulo. O grupo tem 295 lojas com opção de "clique e retire" - eram 126 em fevereiro. O clique e retire é 36% das entregas da empresa.


Fonte: G1

 


Veja também

Grupo ABC em nova cidade

O ABC Atacado e Varejo, bandeira do Grupo ABC, iniciará as atividades, no dia 26 de novembro, de sua primeira loj...

Veja mais
Makro anuncia parceria com Zone Soft para apoiar negócios de restauração

A Makro Portugal anunciou, recentemente, uma parceria com a Zone Soft, uma empresa de software para a área da res...

Veja mais
Extra e Pão de Açúcar reformulam aplicativos para acompanhar crescimento de vendas online

A cada R$ 10 comprados no e-commerce das marcas Extra e Pão de Açúcar, R$ 5 já são tr...

Veja mais
Grupo Carrefour Brasil registra crescimento histórico

Apoiado no sólido crescimento do Atacadão e no multiformato do varejo, com todo o seu ecossistema digital,...

Veja mais
Lojas com produtos saudáveis avançam com a pandemia

Desde 2018, o empresário Andre Francez Nassar tem um pequeno supermercado, no bairro Alto de Pinheiros, na zona o...

Veja mais
Fundo prepara a venda de Hortifruti

A gestora suíça de private equity Partners Group, dona de 100% das ações das redes Hortifrut...

Veja mais
Muffato seleciona trabalhadores para lojas da rede em Curitiba

Nesta quarta-feira, dia 18, o Grupo Muffato realiza um mutirão de empregos com mais de cem vagas em diversas fun&...

Veja mais
Rede Coelho Diniz chega a 20 lojas no Leste mineiro

Com uma série de reformas e readequações e novas unidades em 2020, a rede Coelho Diniz ch...

Veja mais
Bretas realiza ação para todos os produtos de marca própria

Até o dia 30 de novembro, os clientes do Bretas vão poder contar com o Festival Produtos Bretas, que ofere...

Veja mais