Grupo Carrefour Brasil registra crescimento histórico

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Apoiado no sólido crescimento do Atacadão e no multiformato do varejo, com todo o seu ecossistema digital, o Grupo Carrefour Brasil registrou um desempenho histórico nas vendas do terceiro trimestre de 2020. Para que se tenha uma ideia, de junho a setembro deste ano, as vendas brutas consolidadas da companhia atingiram R$ 19,3 bilhões, ou seja, um crescimento de 29,9%. O lucro líquido também chegou a R$ 757 milhões, representando um crescimento de 73,1% na comparação com o terceiro trimestre de 2019, enquanto a margem foi de 4,3%, um ganho de 1.17 p.p.

 

Além disso, o EBTIDA ajustado teve um aumento de 18,6% e margem de 7,7%, atingindo R$ 1.339 bilhão e representando uma forte contribuição do varejo e atacado, parcialmente compensado pelas provisões excepcionais no banco. O Atacadão também mostrou a força do seu modelo ao registrar um crescimento expressivo de 31,3% nas vendas brutas, consolidando a operação como um dos players do varejo alimentar mais eficientes do Brasil.

 

No paralelo, o Carrefour Varejo registrou um desempenho consistente, com vendas brutas (ex-gasolina) que atingiram R$ 5,2 bilhões, um crescimento de 26,4%. O canal de vendas online seguiu no mesmo ritmo, atingindo um GMV (Gross Merchandise Value, que representa uma das métricas mais importantes para uma plataforma de e-commerce) total de R$ 895 milhões, com destaque para o crescimento de 202,4% no e-commerce alimentar. A média mensal de usuários dos canais online atingiram 66% das contas ativas em setembro.

Já o Banco Carrefour confirmou a tendência de recuperação que chegou a ser observada no 2T20 ao registrar um crescimento de 16% no faturamento.

 

"A empresa apresentou um desempenho notável no terceiro trimestre, com crescimento recorde de vendas e rentabilidade impressionante. Essa tendência tem se mantido até hoje. O crescimento das vendas e do EBITDA ajustado no Atacadão e no Carrefour Varejo subiram fortes dois dígitos, e o Banco Carrefour está retomando o crescimento com fundamentos sólidos, após os ajustes necessários relacionados ao cenário da Covid-19", destaca Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

 

O sucesso do Atacadão

 

Diante deste cenário de pandemia, o Atacadão foi capaz de compensar os custos extras associados à Covid-19 e diluir os custos fixos, gerando 1.16 p.p de ganhos de eficiência de SG&A no terceiro trimestre, resultando em um EBTIDA ajustado de R$ 984 milhões, 51,4% a mais em comparação com o terceiro trimestre do ano anterior, e com margem de 8%.

 

Além disso, a rede atacadista registrou o maior nível de receita bruta em um trimestre, na história recente do Grupo, atingindo R$ 13,5 bilhões. Ela foi impulsionada por um crescimento de 25,8% LfL (like for like ou vendas mesmas lojas) e uma expansão de 5,5%. Seu market share também cresceu 1.3 p.p na comparação anual, de acordo com os dados da Nielsen, e o lucro bruto aumentou 30,3%, atingindo R$ 1,9 bilhão, com margem bruta de 15,1%.

 

"Isso atesta o sucesso das medidas que tomamos para garantir um ambiente seguro para nossos clientes e colaboradores em meio à pandemia, bem como a força de nosso ecossistema omnicanal que está cada vez mais integrado. A cada trimestre, o Grupo Carrefour Brasil está consolidando sua posição de líder no varejo alimentar: tráfego mais alto que alimenta vendas mais fortes e ganhos de participação de mercado e, por fim, um maior share of wallet", ressalta o executivo.

 

O lançamento do e-commerce do Atacadão em parceria com aplicativos de entrega rápida, disponível em 23 unidades em 11 estados - 100% dos clientes são novos no Atacadão também foi um dos destaques. Além disso, o lançamento do e-commerce alimentar focado nos clientes B2B, com mais de 300 vendedores, está alcançando resultados melhores do que o esperado, com receitas que já crescem quatro vezes mais.

 

Por conta de todos esses registros positivos, o Atacadão encerrou o trimestre com 222 lojas (sendo 29 atacados de entrega) e já atende 4.900 cidades no Brasil (88% do total de cidades), fortalecendo sua posição de liderança da rede.

 

E com a aprovação do CADE para a aquisição das 30 lojas Makro, com localizações privilegiadas, o Grupo Carrefour Brasil dará outro passo importante rumo à consolidação desta liderança, impulsionando ainda mais o seu crescimento. O fechamento final do negócio deve acontecer em breve.

 

O avanço do share of wallet

 

As vendas do Carrefour Varejo atingiram R$ 5,2 bilhões (ex-gasolina) no terceiro trimestre e registraram, novamente, um crescimento expressivo (LfL) de 27,4%, incluindo o marketplace. Este número foi impulsionado pelo forte crescimento de 15,4% do varejo alimentar e 43,6% do não-alimentar.

 

Já o EBITDA ajustado do Varejo atingiu R$ 410 milhões, um crescimento de 62,1%, com margem de 8%. Além disso, a diminuição das restrições de circulação no Brasil levou a uma normalização do comportamento do consumidor, o que aumentou o nível de engajamento dos clientes e do share of wallet, que avançou 32% em setembro na comparação com o mesmo período de 2019.

 

A operação multiformato registrou também forte desempenho, atingindo 22,1% (LfL), um crescimento expressivo se considerado a forte base de comparação de 7,2% de crescimento, no mesmo trimestre do ano anterior, além do fato de o aniversário do Carrefour deste ano ter sido adiado.

Os hipermercados foram grande destaque do período, crescendo o dobro do mercado, pelo segundo trimestre consecutivo: 25,3% (vs. 12,7%, de acordo com a Nielsen), o que levou a um aumento de 1,9 p.p. de market share.

 

Os itens alimentares mantiveram bom desempenho, com ganhos recorrentes de market share, além do crescimento (LfL) de 14,2% e aumento de 47,1% no ticket médio.

Os produtos da marca própria tiveram crescimento de 22% no volume total, com destaque para PGC (Produtos de Grande Consumo), que avançou 35% e representou um crescimento de 10 p.p na participação nas cestas de compras.

 

Os consumidores dos produtos de marca própria também apresentaram share of wallet 50% maior que a média dos demais. Os corredores de alimentos saudáveis foram implementados em 89 hipermercados, oferecendo cerca de 3.400 SKUs de alimentos orgânicos e saudáveis, e aproximadamente 2.500 SKUs de produtos de marca própria - esses que são destaque ao atingirem recorde de 14,7% do total de vendas de alimentos (+1.7 p.p).

 

Já a categoria não-alimentar se beneficiou das diversas iniciativas lançadas nas lojas e canais online, registrando um forte crescimento de 36,7% - apesar da reabertura de outros varejistas -, com destaque para a categoria de Eletrodomésticos, que alcançou um crescimento (LfL) de 47.6% e um aumento de 20% no número de clientes comprando nas lojas da rede.

 

Canal de compras digital

 

Mesmo com a reabertura das lojas físicas por todo o País, o nível de vendas de produtos alimentares e não-alimentares no e-commerce continua muito forte, indicando uma mudança importante do comportamento dos consumidores.

 

Mantendo o mesmo patamar do trimestre anterior, o site ficou novamente em 7º lugar no número de visitas, de acordo com dados do E-Commerce Brasil. No terceiro trimestre, a operação teve um crescimento de 86,1% no GMV total (incluindo o serviço de entrega rápida), impulsionado principalmente pelo forte crescimento nas vendas do e-commerce alimentar (+202,4%, incluindo o serviço de entrega rápida), e pela resiliência das vendas do segmento não alimentar, que continuaram crescendo (+69,1%), mesmo com a reabertura de lojas físicas. As vendas do marketplace também cresceram 61,7% e representaram 21,6% do GMV total no período.

 

As iniciativas do Grupo se traduziram basicamente em novos clientes, tanto para os canais online quanto offline. Em setembro, 98,2% das vendas foram entregues no prazo previsto e 70% dos consumidores do e-commerce alimentar no mês eram novos ou inativos no ecossistema. O e-commerce continua acelerando, mantendo o bom momento e melhorando os resultados, o que aproxima o modelo de negócios ao ponto de equilíbrio, segundo a companhia.

 

O lançamento do novo app "Meu Carrefour" e do novo programa de fidelidade também contribuiu para que o ecossistema digital do Grupo agora esteja totalmente conectado. Até o final do ano, o app passará a integrar o Scan & Go, possibilitando que os clientes realizem os pagamentos em sua conta pelo aplicativo ou pelo Banco Carrefour. Ou seja, o cliente vai poder acessar os recursos no app já existentes no Banco.

 

Banco Carrefour

 

O faturamento vem seguindo uma tendência de recuperação e registrou um crescimento de 16%, totalizando R$ 9,7 bilhões - em setembro, esse índice cresceu a níveis próximos aos 20%. Além disso, o Banco Carrefour se tornou o 5º maior banco do País em saldo de carteira, concedido por meio de cartões de crédito. A média mensal de usuários dos canais online atingiu 66% das contas ativadas em setembro e os canais digitais representaram mais de 32% do total da aquisição de novos clientes.

 

Os cartões Carrefour e Atacadão também tiveram um crescimento de 12,1% e 29,6%, respectivamente. O desempenho foi impulsionado pelas vendas on-us (+12,9%) e off-us (+18,8%), sendo parcialmente compensadas pela contração em outros produtos, com destaque para os empréstimos pessoais. Já a carteira de crédito atingiu R$12,3 bilhões, um crescimento de 19,8% em comparação com o terceiro trimestre de 2019.

 

No terceiro trimestre houve um aumento de crédito atual que, aliado a uma aceleração do faturamento, pode impulsionar a recuperação das receitas do Banco nos próximos trimestres. As provisões adicionais no trimestre surgem como um mero ajuste excepcional aos modelos de provisionamento do Banco, no atual ambiente volátil e incerto.

 

No acumulado do ano, a operação continua sendo lucrativa e agregadora de valor ao resultado, com lucro líquido de R$ 211 milhões, apesar de uma perda de R$ 4 milhões no 3T20, decorrente dessa fase de transição e da postura mais conservadora. Além disso, a qualidade da carteira do Banco e os níveis de empréstimos em atraso continuam melhorando, fazendo com que os índices de inadimplência sejam melhores do que o esperado.

 

Fonte: Super Varejo 


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