Mais de 1.500 vinhos portugueses inéditos no Brasil à venda nos supermercados

Leia em 3min 40s

Apaixonados por vinhos portugueses já podem marcar no calendário o período de 23 de outubro a 1° de novembro para ir ao Supermercado. O Festival Vinhos de Portugal vai investir meio milhão de euros em um evento no varejo, em uma parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Mais de 1.500 rótulos inéditos serão apresentados por cerca de 200 vinícolas, que trarão seus vinhos tradicionais e conhecidos, mostrarão suas novidades para o público brasileiro. Segundo Carlos Cabral, coordenador do evento, de 3 mil a 3,5 mil lojas devem participar do evento, com a ampliação da oferta de vinhos portugueses em suas gôndolas.

- A pessoa vai ter a oportunidade de escolher vinhos portugueses nos Supermercados. E que vinhos são esses? O que já temos no Brasil, que toda importadora tradicional traz e mais um lista que a ViniPortugal recebeu de seus produtores e mais uma lista com mais de 150 produtores que querem entrar pela primeira vez no Brasil. É uma grande oportunidade de um importador ou de uma rede de Supermercados trazer novos rótulos para o Brasi e ocupar cada vez mais esse espaço. O mercado está cada vez mais competitivo e temos que aproveitar a dormência de alguns países exportadores para o Brasil.

O presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, diz que o festival pretende ampliar o consumo e o conhecimento sobre os vinhos de Portugal, que é o nono exportador da bebida no mundo:

- São 14 regiões, e mais de 250 tipos de castas nossas, portuguesas. O brasileiro tem buscado cepas que não conhece, novas regiões, localidades e perfis de vinhos. Portugal tem essa variedade para oferecer e é exatamente para atender a desejos dos brasileiros que estamos investindo na realização do Festival mesmo em um período tão atípico - afirma.

Falcão lembra que Portugal é um país pequeno em extensão, o 109°, e o Brasil é o quinto. Mas, quando se olha para a importância do vinho naquele país, trata-se do 10° maior em área de vinhas e o 11° em produção de vinho.

- Nós exportamos 820 milhões de euros em valor, quase 1,4% das exportações de Portugal. O mercado do Brasil é importante, o nosso quarto maior mercado. E se excluirmos o vinho do Porto, o Brasil é o nosso segundo maior mercado - diz Frederico Falcão.

Ele explica que Portugal é um dos poucos países do mundo que têm toda a sua área demarcada para a produção do vinho:

- Toda a área é apta para a produção de vinho. Os Vinhos verdes são muito diferentes dos do Douro, que estão ao lado e são diferentes do Dão. Estamos a falar de poucas centenas de quilômetros e diferenças muito grandes entre as regiões. Temos uma grande diferença de terroirs, de solos, de climas.

Desde 2016, Portugal ocupa a vice-liderança na importação de vinhos no Brasil, com crescimento de 16,8% no primeiro semestre do ano, com alta de 17,2% em volume e de 18,6% em valor.

- Nos últimos três anos, uma onda de brasileiros visitou Portugal. O brasileiro é tratado como rei quando chega lá, em um país que fala a sua língua. Tem tudo a ver com a nossa história e nós com a deles. E toma todos os vinhos lá e conhece. Quando volta para cá quer tomar de novo - explica Cabral.

Os Supermercados respondem por quase 70% das vendas de vinhos no Brasil e por 31% da importação e venda de vinhos portugueses no país ano passado. É principalmente nos Supermercados que os novos consumidores de vinho compram suas primeiras garrafas, que costumam ser vinhos em promoção, passando depois para marcas mais caras e elaboradas.

- O vinho agrega uma imagem positiva ao Supermercado, é um diferencial. Ele tem alto valor agregado, o que é um fator positivo no faturamento. Além disso, é o produto ideal para promover vendas casadas com queijos, pães e frios, por exemplo - explica Marcio Milan, superintendente da ABRAS.

Com a pandemia do coronavírus e o isolamento social, os Supermercados registraram crescimento de 50% na venda de vinhos, entre fevereiro e maio deste ano, nas regiões Sul e Sudeste, e de 35% nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Os Supermercados participantes terão, sem custo, materiais exclusivos para as áreas reservadas para os vinhos portugueses, e seus funcionários serão treinados para atender o público durante o festival. 


Fonte: O Globo 


Veja também

Rede supermercadista avança pelo interior de SP

Presente em 16 cidades do estado de São Paulo, a rede de supermercados Pague Menos vai crescer ainda mais nos pr&...

Veja mais
Ir a supermercado é a prioridade n° 1 do brasileiro após isolamento

Ir ao supermercado, fazer uma simples caminhada ou andar de táxi foram as três atividades apontadas pelos b...

Veja mais
Mart Minas anuncia para início de agosto inauguração da 2ª loja em Patos de Minas

No dia 6 de agosto, a população de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, vai ganhar mais uma opç...

Veja mais
Pessoas com deficiência celebram o sucesso profissional no Prezunic

    Rennan Henrique, auxiliar de serviços gerais do Prezunic   ...

Veja mais
Campanha "Vem pro vinho 2020" incentiva a cultura da bebida no Brasil

Com o intuito de divulgar a cultura do vinho no Brasil, aumentar o consumo de forma responsável e ajudar a retoma...

Veja mais
Aproveite a Black Friday do vinho, que vai até dia 26

Comprar e beber vinho parece ser o hobby de muita gente durante a quarenta. Na maior parte do mundo, apesar de nã...

Veja mais
60% dos brasileiros tiveram aumento do custo de vida durante a pandemia

Seis em cada dez brasileiros tiveram aumento do custo de vida durante a pandemia. Isso é o que mostra a pesquisa ...

Veja mais
Sul com novo supermercado

O supermercados Mombach prepara a abertura de sua terceira loja, situada em Montenegro, município do Rio Grande d...

Veja mais
"A pandemia acelerou o crescimento do supermercado online", afirma executivo do Nagumo

Desde o início da quarentena, os supermercados, um setor que vinha caminhando para a expansão no e-commerc...

Veja mais