Apps de supermercados influenciam a fidelização dos consumidores no Brasil

Leia em 2min

Apesar de gostar de ir à loja, os brasileiros estão usando cada vez mais os aplicativos para fazer compras em supermercados. Segundo a pesquisa Varejo Alimentar, feita pela CVA Solutions, a avaliação deste setor pelos consumidores coloca os supermercados na 10ª posição, com nota 8,51, entre as 50 categorias pesquisadas.

A nona edição do estudo foi feito em outubro de 2019, com 7.600 pessoas de todo o país, e um dos destaques é a Força da Marca de pontos de venda como Atacadão e Assaí, que lideram neste quesito, além de Maxxi, Bourbon, Savegnago e Guanabara. O principal objetivo desta pesquisa é entender a estrutura de Valor Percebido para o shopper, medir a posição competitiva dos players e identificar vantagens competitivas sustentáveis.

De acordo com a pesquisa, os supermercados regionais continuam liderando em Valor Percebido, com destaque para as redes Maxxi, Bourbon, Savegnago e Guanabara. Em relação à Força da Marca, medida pela atração e rejeição de clientes e não clientes, o Atacadão, com 14,6% lidera pela sexta vez. Em seguida aparece Assaí com 8,8%, Extra (4,1%), além de Walmart e Carrefour.

Já o uso de aplicativos de compras e programas de fidelidade, a pesquisa mostra que o número de pessoas que utilizaram para fazer compras, entre 2017 e 2019, saiu de 9,9% para 20,1%, respectivamente. Os apps de supermercado são usados por 78,2% dos entrevistados, com 54,4% deles acessando a plataforma de sua rede preferida e outros 23,8% de outros. Além disso, 27% já compraram pela internet, com Extra em primeiro lugar, seguido por Carrefour e Pão de Açúcar.

Já os programas de fidelidade continuam crescendo onde 25% das pessoas entrevistadas participam e o destaque é o Pão de Açúcar, com o programa Cliente Mais, com 73,4% de adesão. Entre os supermercados que podem ser recomendados pelo consumidor para parentes e amigos, o Bourbon é o líder com 92,2%, seguido por Maxxi, com 76,8%, além de Guanabara, Savegnago, Atacadão e Assaí.

Para 30% dos entrevistados não houve problemas nas lojas que frequentam durante os últimos 12 meses. Porém, as reclamações mais comuns são: fila nos caixas (29,8%), falta do produto (21,7%), estacionamento lotado (15,8%), produto sem preço (12%), produto com preço diferente ao sinalizado (10,9%), falta de atendentes (9,2%), entre outros. Entre as redes com menos problemas reportados estão Bourbon, Carrefour Bairro, Zaffari e Angeloni.


Fonte: Newtrade 


Veja também

Supermercado abre 130 vagas de emprego em Fortaleza

Próximo de inaugurar mais uma loja em Fortaleza, o Supermercado Pinheiro abriu nessa segunda-feira (27) sele&cced...

Veja mais
Supermercado vai entregar compra no trabalho do cliente

A rede de supermercados Hirota vai ter armários refrigerados próprios dentro de grandes empresas para agil...

Veja mais
Mundial promove festival de espumantes

Entre os dias 29 de janeiro e 22 de fevereiro, a rede de supermercados Mundial realiza o Festival de Espumantes, Vinhos ...

Veja mais
Sapore compra o supermercado Zaitt

A Sapore, companhia latino-americana no segmento de restaurantes corporativos anunciou que adquiriu participaç&at...

Veja mais
Vendas de água mineral aumentaram 150% em supermercado no Rio

Moradores do Rio seguem buscando água mineral nos supermercados do Rio. Esta segunda-feira (27) é o quinto...

Veja mais
Supermercados 24 horas ficam raros em São Paulo, mas ainda existem

Anos atrás a cidade de São Paulo tinha vários supermercados abertos 24 horas para que os clienes pu...

Veja mais
Brasil Atacadista terá loja em Itajaí-SC

Itajaí ganhará uma loja do Brasil Atacadista este ano. A loja já está sendo construíd...

Veja mais
Supermercado abrirá seleção para 130 vagas de emprego em Fortaleza

Próximo de inaugurar mais uma loja em Fortaleza, o Supermercado Pinheiro abrirá seleção para...

Veja mais
Carrefour Brasil tem alta de 11,4% nas vendas brutas do 4° trimestre

O Carrefour Brasil teve alta de 11,4% nas vendas brutas do quarto trimestre sobre o mesmo período de 2018, para 1...

Veja mais