Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

13/08/2019 11:43 - Walmart perdeu fôlego ao demorar para se adaptar ao Brasil, dizem analistas

O Walmart chegou ao Brasil em 1994 preparado para implementar um modelo de negócios já vencedor nos Estados Unidos. O que parecia ser o mais lógico encontrou entraves no meio do caminho. O catálogo de produtos, no início, continha itens fadados a ficar nas prateleiras, como botas de neve e tacos de golpe. A negociação com fornecedores e a política de promoções também não levou em conta características do mercado local. Além disso, a rede acabou não ampliando o chamado atacarejo - modelo de negócios que atualmente é responsável por grande parte do faturamento dos grupos Carrefour e Pão de Açúcar.

 

"Eles entraram no Brasil e desprezaram o conhecimento local. Cometeram erros de formato de loja, localização dos pontos de venda e sortimento dos produtos. Enquanto tentavam entender o Brasil, o mercado evoluía e o Walmart começou a lidar com maior competição", disse Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail.

 

Do ponto de vista do consumidor, o Walmart errou no sortimento de produtos, de início, e por toda a sua operação manteve a lógica do low price every day" (preço baixo todos os dias). Na visão do Walmart, fazer promoções de curto prazo de poucos produtos, dificultaria a logística. Para o consumidor, o melhor seria ter um preço menor no conjunto dos produtos. Mas isso não funcionou, já que o brasileiro tem o hábito de buscar promoções pontuais.

 

"Essa cultura do preço baixo todo dia só funciona onde se tem escala e relevância. Só assim para se educar o cliente. E houve ainda o choque de culturas, já que compraram redes grandes, como Bompreço, que trabalhavam de uma outra forma", explicou.

 

Do ponto de vista operacional, o Walmart também teve dificuldade em fazer adaptações à cultura local. Essa regionalização é feita por outras grandes redes, como o Carrefour. No Brasil, há um predomínio da "verba de introdução", que é quando a indústria paga ao varejista para ter o seu produto em um ponto de venda. O Walmart não adotava essa prática nos Estados Unidos e resolveu fazer o mesmo por aqui.

 

Outro ponto foi o fato do Walmart ter tentado inserir um modelo de negócios em um mercado já consoldiado e competitivo.

 

"Tivemos uma crise, mas sempre tivemos qualidade de ofertas nesse segmento, com grandes marcas nacionais e regionais. Aí você tem uma empresa que enfrenta uma concorrência forte e não adapta seu modelo. Ficou difícil dar certo",  avaliou Eduardo Terra, consultor de varejo.

 

Por último, a rede americano, embora fosse dona da bandeira Maxxi Atacado, não ampliou de forma expressiva as lojas de atacarejo. No período em que o Brasil começou a dar sinais de desaceleração, foi para esse modelo de loja que o consumidor migrou. Carrefour (com a bandeira Atacadão) e o Grupo Pão de Açúcar (Assaí) perceberam essa mudança de comportamento e fizeram investimentos agressivos na expansão desse modelo.

 

Fonte: Época Negócios

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/07/2020 15:51 - De delivery ao recrutamento: as startups parceiras do Grupo Pão de Açúcar
06/07/2020 15:49 - Walmart transformará estacionamentos enormes em cine drive-in
06/07/2020 15:47 - Supermercados Rex lança canal de e-commerce
06/07/2020 13:13 - Carrefour deve reabrir as 30 lojas adquiridas do Makro até dezembro
06/07/2020 13:11 - Em Ouro Preto, Cooperouro realiza ações para comemorar seus 40 anos
03/07/2020 15:16 - Mercadapp lança campanha para orientar o abastecimento nos supermercados
03/07/2020 15:13 - Aumenta participação de clientes com mais de 60 anos nas compras on-line do Extra
03/07/2020 15:09 - Komprão cresce no grupo
03/07/2020 11:41 - Coop lança festival de sopas para viagem
02/07/2020 15:05 - Carrefour lança markeplace de alimentos e bebidas gourmet na França
02/07/2020 15:03 - Hirota Vai aos Condomínios
02/07/2020 10:49 - Grupo BIG reestrutura suas lojas na Bahia
02/07/2020 10:44 - Supermercado Pague Menos lança ação de aniversário
01/07/2020 17:10 - Grupo Pão de Açúcar acerta a venda de 36 imóveis para fundos imobiliários da TRX
01/07/2020 17:05 - Fábio Queiroz: “Higiene vai virar o grande diferencial no mercado”

Veja mais >>>