Carrefour lança banana da marca Sabor & Qualidade com produção sustentável

Leia em 4min 10s

A linha Sabor & Qualidade, marca exclusiva do Carrefour que reúne produtos naturais com qualidade superior e garantia desde a origem, acaba de ganhar mais um item selecionado para o consumidor. A rede anunciou nesta quinta-feira (6) uma nova oferta de bananas nanicas e pratas que contam com um processo produtivo pioneiro, inovador e sustentável em parceria com a Fazenda Corrêa, na região do Vale do Ribeira.

 

Localizada no município de Jacupiranga (SP), no interior paulista, a fazenda cultiva um volume médio de 5,5 mil toneladas por ano dos tipos nanica e prata, que abastecerá 33 lojas do Carrefour em todo o Estado de São Paulo. A empresa já prevê a expansão desta parceria, a partir de outra unidade da Fazenda Corrêa, no município de Delfinópolis (MG), com capacidade para produção para o Carrefour de mais 3 mil toneladas de banana prata. Este novo volume cobrirá o abastecimento de mais 25 lojas da rede no Estado de São Paulo, totalizando 58.

 

A fazenda em Jacupiranga tem capacidade de atender a uma demanda ainda maior pelas bananas Sabor & Qualidade em outro setor – que, com área de 40 hectares, já está preparado para receber o cultivo de banana nanica.

 

Para atender aos requisitos do selo Sabor & Qualidade, o método utilizado na produção envolve um cultivo agroecológico, que tem entre suas principais características a aplicação terrestre de elementos biológicos que apoiam o plantio. Trata-se de um processo mais sustentável do que o método convencional utilizado por outras plantações, que adotam o tratamento químico com pulverização aérea para o controle de pragas – que aumenta os riscos de contaminação de solos, mananciais e rios, além de não evitar que a fruta permaneça com um residual dos defensivos agrícolas.

 

A aplicação terrestre e o controle biológico, associados à cobertura dos cachos com uma bolsa de proteção, ainda contribuem para que a banana atinja um equilíbrio nutricional que ajuda a evitar doenças e pragas.

 

“A banana Sabor & Qualidade é mais um item importante que concretiza o compromisso que assumimos com o movimento global Act For Food, que incentiva e oferta alimentos saudáveis e sustentáveis a preços justos. Seguimos expandindo o sortimento baseado nessas premissas, o que é fundamental para que todos tenham acesso a esses produtos”, afirma Stéphane Engelhard, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil. “A parceria com a Fazenda Corrêa é uma referência dentro da mobilização que buscamos impulsionar em toda a cadeia produtiva, buscando garantir uma produção sustentável e nos níveis exigidos pela marca Sabor & Qualidade.”

 

O cultivo da banana ocupa 25% ou 60 hectares da área total da fazenda. Depois de um ano de testes desse modelo de produção em parceria com o Carrefour, foi possível comercializar a banana a um custo equilibrado em relação ao produto convencional, tanto na produção como no preço mostrado na gôndola – e mesmo exigindo mais empenho e manejo dos funcionários no processo de plantio e colheita.

 

O Carrefour é a única rede varejista que garante que a banana que sai da fazenda para as lojas contará com rastreabilidade desde a origem até o consumidor, utilizando uma etiqueta com QR Code. O monitoramento começa na packing house, uma etapa da produção onde as frutas são lavadas e tratadas depois da colheita. É lá que diversas informações sobre o produto são registradas conforme chegam os pedidos.

 

Na packing house, a limpeza dos cachos de banana é feita em tanques de lavagem com água e sulfato de metal, que não deixa resíduos na fruta. Essa mistura é substituída todos os dias e tratada antes de ser lançada à natureza. Além disso, a região possui chuvas bem distribuídas ao longo do ano, o que dispensa a irrigação.

 

Esse acompanhamento segue nas etapas seguintes, incluindo o transporte das caixas de banana até um centro de armazenagem climatizado em São Bernardo do Campo (SP), no ABC paulista, antes de chegar às lojas do Carrefour no Estado. Desta forma, o consumidor que usar o celular para fazer a leitura da etiqueta com QR Code na gôndola acessará dados sobre o produtor e a procedência da banana, incluindo imagens e descrição da área de cultivo, além das premissas da marca Sabor & Qualidade.

 

A Fazenda Corrêa tem parceria firmada há mais de dez anos com o Carrefour para produtos de Marca Própria. Hoje, além do cultivo agroecológico, o local possui diversas boas práticas ambientais. Com área de reserva legal de 67%, bem acima dos 20% exigidos pelo Código Florestal, a fazenda é abastecida de água de nascente com captação própria, que passa por tratamento antes de ser devolvida à natureza.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour

 


Veja também

Grupo Muffato traz primeira loja conceito omnichannel ao país

     O Grupo Muffato inova mais uma vez e traz para Curitiba a primeira loja co...

Veja mais
Grupo Cordeiro inaugura atacarejo em Curvelo

Nesta última terça-feira (05), foi inaugurado o Supermercado Cordeiro Atacarejo, em Curvelo/MG. O empreend...

Veja mais
Unir familiares e executivos do mercado na mesma diretoria pode ser uma estratégia

Muitas empresas tradicionais encontram dificuldade na hora de fazer a transição de diretoria, ainda mais q...

Veja mais
Grande rede de supermercados negocia para se instalar em Brusque

O Grupo Koch negocia para se instalar em Brusque. O Município apurou com fontes que a rede supermercadista negoci...

Veja mais
Carrefour reforça estratégia para ampliar acesso do consumidor a alimentos orgânicos

Na 15ª edição da Bio Brazil Fair, maior feira de negócios em produtos orgânicos da Am&ea...

Veja mais
Condor Abraça Campanha de Inverno

O paranaense Condor Super Center aposta na campanha "Sabores de Inverno Condor", que será realizada até o ...

Veja mais
Uso do blockchain alavancou as vendas do Carrefour

A rede francesa Carrefour SA teve suas vendas impulsionadas pelo uso da tecnologia blockchain no rastreio de c...

Veja mais
Grupo Muffato investe R$ 8 milhões na reinauguração do Max Atacadista

O Grupo Muffato – quinta maior rede de supermercados do país – reinaugura, nesta sexta-feira, 07, &ag...

Veja mais
Carrefour promove campanha ‘todos merecem o melhor arraiá’

O Carrefour promove sua tradicional campanha de São João, que leva a assinatura “Todos merecem o mel...

Veja mais