12 Novidades que o Pão de Açúcar está testando em sua loja

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O Grupo Pão de Açúcar tem lançado novidades para o consumidor final e está transformando a loja que integra a sua sede, na região central de São Paulo, em um hub de inovação e experiência, com lançamento em primeira mão de novas soluções para o varejo supermercadista. A loja está instalada em uma das esquinas da movimentada avenida Brigadeiro Luis Antônio, no Jardim Paulista.

 

O portal NOVAREJO esteve na loja e conheceu cada uma das novas propostas do Pão de Açúcar. Elas vão de tecnologias de pagamento automatizado até serviços para pets e linha de produtos naturais e refeições prontas.

O GPA corre para capturar parte importante do mercado de venda de alimentos on-line com a integração de sua aplicativo a outras plataformas que estão sendo adquiridas pela empresa e desses com suas lojas físicas, caminhando, enfim, para a experiência omnichannel.

Confira 12 novidades do Pão de Açúcar que estão sendo testadas na loja do Jardim Paulista, em São Paulo:

 

Aceleração do checkout

 

Com a automação de alguns processos e a futura extinção de algumas funções, o grupo varejista já está trabalhando o deslocamento de profissionais da linha de caixas para dentro da loja. A ideia é agilizar o processo de checkout, que, cada vez mais, será realizado por equipamentos automatizados.

 

Os funcionários poderão, por exemplo, auxiliar os consumidores nos processos de shop and go. Essa opção de compra permite que o cliente encha seu carrinho, deixe na frente do caixa, vá embora de mãos vazias e receba as compras em casa. Além disso, os colaboradores também utilizam um scanner dos produtos no caixa rápido - no sistema self-scan - para imprimir uma guia de pagamento e agilizar o pagamento.

 

Self-checkout

Caixas automatizados estão sendo testados na loja do Jardim Paulista. Duas filas desses caixas foram instaladas para que os clientes comecem a se acostumar com a ideia de, eles mesmos, utilizarem os terminais para calcular o valor total da compra e realizar o pagamento, sem a interferência de nenhum humano.

 

Por enquanto, alguns funcionários ainda acompanham o processo para garantir o funcionamento, coibir fraudes e furtos e ensinar o consumidor a utilizar a tecnologia, que é descomplicada, mas ainda não muito familiar para o consumidor.

 

Esquema Amazon Go

O QR Code está no foco das ações do varejo, em especial, nos meios de pagamento. Em sua unidade interna, na sede administrativa do grupo, os funcionários podem fazer compra usando essa tecnologia no lugar dos cartões de crédito e débito e do dinheiro. A loja conta com sensores e câmeras que permitem calcular o que o consumidor está levando para casa. E sem precisar do atendimento de uma pessoa. A solução ainda está limitada à essa experiência interna, mas pode ser testada em lojas para o público amplo em breve.

 

Um iFood para chamar de seu

O GPA adquiriu a startup curitibana James, que faz entregas na residência dos consumidores em tempo reduzido. A ideia é que o tempo de entrega caia para até 4 horas a partir do momento que o pedido é feito pela internet. A startup também tem sido usada pelo grupo varejista para otimizar seus serviços de clique e retire (compra pela internet e retira na loja).

 

Superapp

O GPA tem apostada na extensão da sua plataforma de aplicativo. Com a aquisição de startups, a empresa tem aumentado a oferta de serviços dentro da plataforma. Destaques para a já citada James e para a Cheftime, outra startup adquirida pelo grupo, dedicada à venda de refeições. O app também está ganhando robustez para oferecer pagamentos via QR Code.

 

Informações de produtos pelo celular

 

O aplicativo do GPA está sendo usado também para que o cliente tenha acesso à composição dos produtos vendidos nas gôndolas. Além de passar informações nutricionais depois que o QR Code do produto é lido, o app também pode encaminhar o consumidor para o blog do Pão de Açúcar na internet para que ele tenha à disposição receitas nas quais o produto em questão pode ser utilizado.


Casinha para pets

O primeiro serviço de compartilhamento de casinhas de cachorro está sendo implementado em algumas unidades do Pão de Açúcar. O PetParker oferece casinha inteligente para que o consumidor mantenha seu animal de estimação seguro e confortável. O cliente pode monitorar temperatura da casinha e acompanhar o comportamento do pet pela imagem ao vivo na tela do celular do cliente, acessível no app.

 

O cliente recebe uma notificação a cada 30 minutos para renovar a "estadia" do bichinho. O recomendado é que o período do pet na casinha não ultrapasse 90 minutos.

Além da unidade do Jardim Paulista, a novidade está sendo implementada também no Pão de Açúcar do Real Parque.


Estufas dentro da loja

 

O GPA lançou também a Horta do Pão, um espaço dedicado para cultivo e venda de verduras orgânicas. A ideia promete economizar 90% de água na produção das alfaces, rúculas e outras verduras hidropônicas. O espaço fica bem na entrada da loja e tem como função, também, dar um aspecto mais amistoso à loja e à região, sempre muito movimentada. O visual quebra um pouco a sensação demasiadamente urbana da região e da loja.

 

Rentbrella

 

Na entrada da unidade Pão de Açúcar do Jardim Paulista está instalada um totem da startup brasileira Rentbrella, que permite ao cliente alugar um guarda-chuva na unidade e entregar em outro ponto da cidade que tenha uma estação da startup.

 

Refeições prontas

 

Com a aquisição da startup Cheftime, o GPA tem disponibilizado refeições prontas, secas e úmidas, com quites sazonais que acompanham o que as estações têm de oferecer de melhor. Os quites de refeições estão sendo implementados em mais de 100 lojas.

 

Sucos feitos e envasados na hora

O GPA está apostando nos sucos feitos e envasados na hora. A marca Zumex de equipamentos permite que o cliente, por conta própria, faça seu suco e coloque dentro dos recipientes disponibilizados ao lado da máquina de sucos. Depois de encher a garrafa, é só levar ao caixa. A solução já está disponível em 54 lojas.

 

Aposta no natural

A rede varejista está apostando num vasto portfólio de produtos alimentares naturais com preço acessível. Os produtos UAU oferecem, entre outras coisas, esses sucos naturais a partir de R$ 8. As linhas passam a integrar a marca Qualitá, que estreia, por exemplo, na oferta de sucos naturais. Ela conta também com produtos de confeitaria. Antes, apenas os industrializados estavam disponíveis.

 

 

Fonte: Novarejo


 


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