Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

13/05/2019 11:46 - Venda de alimento online será essencial nos supermercados

O crescente desejo do brasileiro por facilidades virtuais elevou drasticamente a demanda por e-commerce de alimentos. Se em 2016 só 6% dos consumidores pretendiam comprar produtos alimentícios pela internet, neste ano a cifra deve atingir quase um quarto dos consumidores.

 

Os números fazem parte de uma pesquisa da PwC e apontam que o desejo de realizar compra de mantimentos pela internet é crescente no mundo, movimento que tem estimulado varejistas de todos os portes e perfis a pensar como estruturar uma operação virtual saudável, eficiente e que traga custo-benefício.

 

“As novas gerações nascem com muito mais desapego à loja física, e aceita até pagar um pouco mais por facilidades. Os supermercados precisam achar formas de abarcar também esse perfil de cliente”, conta a consultora de varejo, Miriam Robusta.

 

Na visão da especialista, as grandes redes supermercadistas no Brasil já começaram a dar os primeiros passos nessa direção, ainda que a maturidade desta modalidade de negócio ainda vá levar alguns anos. “Um modelo de negócio não vai canibalizar o outro. Quando nasceram os atacarejos, muitos falaram que os supermercados morreriam, mas isso não aconteceu. A pulverização dos modelos de compras é bom para todos”, assinala.

 

Como exemplo, ela cita o Grupo GPA, que recentemente comprou a startup de entregas James Delivery e, antes, já havia firmado parceira com a Rappi pensando na maior mobilidade e liberdade dos clientes. “Umas das principais mudanças no comportamento do consumidor é que o carro já não é mais ambição de todos, e isso muda a forma de comprar nos supermercados.”

 

Outras tecnologias

 

Outra iniciativa promissora aterrissou em São Paulo este ano. Com a implementação do supermercado Zaitt, que opera uma unidade completamente autônoma. Esta é a segunda da marca e tem o Carrefour como seu parceiro.

 

No Grupo GPA, a eliminação dos caixas tradicionais também está no radar por meio de um modelo de pagamento sem fila. A compra é finalizada pelo celular, com o uso da câmara e do código de barras. Hoje em projeto piloto, a tecnologia está disponível para colaboradores da sede da companhia, em São Paulo (SP), no aplicativo do programa de fidelidade da bandeira Pão de Açúcar, o Pão de Açúcar Mais. “Estamos transferindo o ponto de venda para dentro do celular de cada consumidor. Ao mesclar o digital e o físico, eliminamos filas e tornamos o processo de compra ainda mais personalizado e ágil”, explica o diretor de transformação digital e e-commerce do GPA, Antonio Salvador.

 

De acordo com uma pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (Apas), o self-checkout é uma das mais fortes tendências para o setor, tanto que 58% dos supermercadistas entendem que melhorar a experiência de compra é essencial para o futuro.

 

Quem aproveita este potencial é Neomode, startup voltada à integração de canais online e offline do varejo. Segundo a porta-voz da empresa, Fabíola Paes, uma integração bem feita dos canais pode elevar em 20% as vendas. “Pois além de enviar ofertas exclusivas ao cliente, estimula a vontade de vir à loja”, destaca.

 

Fonte: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

22/05/2020 15:43 - Super Muffato lança loja conceito no interior de São Paulo
22/05/2020 15:42 - Rede Hirota investe em linha de pratos prontos
22/05/2020 15:37 - 100 mil novas lojas online: resultados da quarentena
22/05/2020 15:35 - O novo plano da Amazon no Brasil: conquistar os pequenos varejistas
22/05/2020 15:07 - Supermercados Pague Menos inicia operação em novo Centro de Distribuição
19/05/2020 16:24 - Walmart surpreende em lucro e receita, com ‘efeito coronavírus’ ajudando vendas
19/05/2020 15:43 - Supermercados já aceitam pagamento com cartão digital do benefício
19/05/2020 15:32 - Preços aumentam nos mercados
19/05/2020 11:42 - Prezunic vai doar cestas básicas e máscaras à comunidade do Vidigal
18/05/2020 16:13 - GPA antecipa projeto de marketplace
18/05/2020 16:02 - Pandemia acelera volta do grupo Big às vendas online
18/05/2020 15:45 - Assando o próprio pão
18/05/2020 15:43 - Extra, Pão de Açúcar, Assaí e Compre Bem aceitam cartão emergencial para pagamentos
18/05/2020 15:36 - Pandemia amplia demanda por novos colaboradores em supermercados
15/05/2020 15:51 - Brasileiros buscam por ofertas e estão comprando em maior quantidade nos “atacarejos”

Veja mais >>>