Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

30/04/2019 11:33 - 15% dos brasileiros fazem compras de supermercado online

Um estudo da Associação Paulista de Supermercados (Apas), com o Painel Conecta do Ibope Inteligência, apontou que 15% dos brasileiros fazem compras de supermercado pela internet. Os jovens entre 16 e 24 anos são os mais adeptos dessa prática, com 18% do total de respostas. Em relação à região, os maiores índices foram encontrados no Sudeste, com 16%. O Centro-Oeste registrou a menor taxa do estudo, com 10% dos resultados.

 

O levantamento também revela tendências de comportamento do consumidor brasileiro nas redes varejistas, hábitos de consumo, compras pela internet e programas de fidelidade. A pesquisa entrevistou mais de duas mil pessoas acima de 16 anos de diferentes classes sociais, faixas etárias e regiões do país.

 

Segundo Thiago Berka, economista da Apas, a internet impacta consumidores de diferentes classes sociais, idades e localidades. “A pesquisa quebrou o mito de que pessoas acima de 55 anos não compram no e-commerce. Compram sim. Um outro dado surpreendente, que confirma essa tese democrática, é que não há diferenças significativas entre as regiões”, conta.

 

Itens mais comprados

 

Os produtos mais vendidos pela internet em supermercados online são produtos de higiene pessoa, 57%, decoração e utilidades, com 50% das respostas, e material de limpeza, com 46%. Já os itens menos adquiridos pelo consumidor na web são carnes e laticínios.

 

O estudo também revela que 68% das pessoas que compram itens de supermercado pela internet dizem que fazem isso pela “maior variedade de produtos. Já o segundo motivo mais comentado foi que comprar via internet é “mais barato do que na loja física”, com 67% da opinião dos respondentes.

 

Hábito

 

Apesar do aumento da venda de produtos pela internet e da adaptação do consumidor aos novos meios de compra, segundo o estudo da Apas, 85% dos entrevistados não possuem o hábito de fazer compras de produtos online. Desses 85%, 57% contou que prefere escolher o produto “ao vivo”.

 

Segundo Berka, a pesquisa deixa claro que o supermercadista tem que ser eficiente na loja física e online. “A guerra para conquistar o cliente passa pela logística, que se torna um ingrediente relevante do marketing e da competitividade porque está associada à conveniência”, afirma.

 

Fidelidade

 

Outro ponto do estudo indica que 37% das pessoas entrevistadas participam de algum programa de fidelidade de supermercado. Dos 37% participantes, 52% tem idade acima dos 55 anos e são das regiões Sul e Sudeste (44%).

 

Fonte: Consumidor Moderno/SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

14/02/2020 12:30 - Consumo de novas tecnologias ajuda a manter inflação baixa
14/02/2020 12:27 - Hirota implementa app de pagamentos digitais
13/02/2020 11:43 - Supermercados aumentam segurança e colocam alarmes em carnes e pacotes de leite
12/02/2020 12:14 - Supermercados da Grande SP e Baixada Santista devem ter prejuízo de R$ 31 mi
12/02/2020 11:43 - Chuvas em São Paulo: supermercados não veem risco de desabastecimento
11/02/2020 13:01 - Setores de comércio e serviços abriram 171.149 vagas formais em 2019
10/02/2020 15:36 - Carrefour deve fechar em breve compra do Makro no Brasil
07/02/2020 11:36 - Supermercado Giassi vai gerar 500 empregos em Itajai
07/02/2020 11:26 - Carrefour a um passo de adquirir os ativos do Makro
06/02/2020 12:04 - Carrefour inicia venda de cartão conteúdo digital

Veja mais >>>