Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

24/06/2020 15:53 - 6 mudanças irreversíveis que a pandemia trouxe ao varejo

Que algumas tendências e processos que estavam em caminho foram acelerados durante a pandemia todos sabem. Entretanto, há muitas outras variantes que surgiram para transformar estruturalmente o mercado.

Em conversa com o grupo NDEV, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, apontou algumas mudanças que serão permanentes no universo do varejo.

Sua chegada inclui uma adaptação do mercado, dos lojistas e também do consumidor, que ditará as novas formas de comprar.

1 – Home office permanente e economia de espaços

“Havia uma leve tendência de o home office crescer. Estimava-se que, em 21 anos, chegaríamos ao patamar que atingimos em três meses”, avalia Marcos, explicando que, com essa nova realidade, as empresas se deram conta de que é possível economizar espaço com escritórios menores e tornar a vida mais simples, sem horas gastas no trânsito, por exemplo.

2 – Mudança estrutural do mercado

Com um menor deslocamento de pessoas, que passarão mais tempo em casa, toda a estrutura do varejo mudará. “As pessoas mudarão o local em que fazem compras, usarão mais o delivery como alternativa de refeição, etc.”, completa o executivo.

3 – Reformulação de eventos e viagens

Sabe aquelas viagens de negócios ou feiras que reuniam milhares de pessoas? Isso deve ser bastante impactado. “Com as lives, conseguiremos promover eventos que, em vez de 2 mil pessoas, podem receber 10 mil, por exemplo”, explica Marcos. E isso trará um impacto direto sobre a indústria de hotéis, turismo, alimentação, entre outros segmentos.

4 – Mudança de perfil do consumidor

O consumidor DC (Depois do Coronavírus) será muito mais preocupado com a saúde, qualidade da alimentação, locais que frequenta, higiene e quanto tempo fica em um espaço. Tudo isso altera também o perfil de gastos da população, abrindo novas possibilidades de negócio em muitas áreas.

5 – Alteração de valores

“As empresas estão pesquisando, analisando, querendo entender para onde as coisas vão para se reposicionarem no que diz respeito a canais, produtos, embalagens, estratégia de distribuição e lojas”, conta Marcos. Agora, todos devem aprender a valorizar mais a questão de conveniência e proximidade.

6 – Nova rotina de trabalho

É quase unanimidade que estamos mais produtivos durante o período de quarentena. “Trabalhamos mais horas, perdemos menos tempo em deslocamento e há um senso de urgência que não havia no passado”, explica Gouvêa.

Soma-se a isso uma pressão para reduzir custos e elevar o faturamento – um desafio herdeiro do Agile Digital que deve alterar permanentemente a maneira de trabalhar.

Estima-se que o comércio eletrônico no Brasil possa chegar a R$ 100 bilhões de faturamento em 2020 – crescimento de 61,5% em relação a 2019. Adaptar-se a essa nova realidade é fundamental para sobreviver em um mundo que certamente não será mais o tempo – em todos os sentidos.

Outro ponto importante será o Direto ao Consumidor. Após esse período, ele será ainda mais acessível, já que marcas e fornecedores de produtos e serviços estarão ainda mais próximos do consumidor.

Mudança de cultura organizacional, agilidade e foco no consumidor serão primordiais nas companhias, sejam elas pequenas ou gigantes. Vale destacar que, com a proliferação de ofertas online, a concorrência aumenta e ganhará terreno quem prestar o melhor serviço e oferecer a melhor experiência de compra.


Fonte: Newtrade 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

05/08/2020 16:14 - Pão de Açúcar comercializa hortaliças de projeto social
04/08/2020 15:38 - Dádiva adere ao movimento Black is Beautiful e lança cerveja contra o racismo
03/08/2020 17:16 - MMA abre consulta pública sobre plano para resíduos sólidos
03/08/2020 12:22 - BNDES terá mais recursos para recuperação de resíduos sólidos
29/07/2020 15:58 - Reciclagem aumenta 35% em São Paulo
27/07/2020 15:31 - Reciclagem de embalagens de peixes ajuda a alimentar pets
21/07/2020 15:57 - Ambev recebe prêmio da ONU por solidariedade durante a pandemia
17/07/2020 13:07 - Instituto Malwee lança campanha de ajuda a famílias em situação de insegurança alimentar
01/07/2020 19:24 - MMA publica estudo de caso que aborda mudança do HCFC-22 para CO2 no Angeloni
25/06/2020 15:46 - Consul oferece mentoria gratuita para empreendedoras durante a crise
19/06/2020 12:06 - Carrefour divulga relatório de sustentabilidade
12/06/2020 15:26 - Nestlé testa equipamento que elimina embalagens em pontos de venda
04/06/2020 17:44 - MMA abre Consulta Pública sobre reciclagem e reutilização de embalagem
08/04/2020 16:46 - Piracanjuba doa mais de 50 mil litros de leite para entidades goianas e anuncia recursos
25/03/2020 11:25 - Cinco produtos sustentáveis para comprar, economizar e ajudar o meio ambiente

Veja mais >>>