Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

18/11/2019 12:49 - Mais sustentável: primeira carne “à base de ar” é criada no mundo

A Air Protein, startup localizada em São Francisco/CA,  divulgou os protótipos de sua carne produzida “à base de ar“. A novidade é feita com uma tecnologia que foi explorada pela NASA na década de 1960, quando cientistas pesquisavam uma forma de alimentar os astronautas no espaço e descobriram a possibilidade de usar micro-organismos para converter CO2 em alimentos.

 

Chamada de “Processo Probiótico de Produção”, a tecnologia funciona como um fermento semelhante ao utilizado para fazer iogurte. Com ela é possível desenvolver a farinha proteína que possui um sabor neutro. 

De acordo com a empresa, seu processo acontece em apenas 10 dias – mais rápido do que outras alternativas que estão presentes no mercado.

 

“A tecnologia para produzir a proteína encontrada na carne à base de ar permite que ela seja produzida em questão de dias, em vez de meses, e independentemente das condições climáticas ou estações do ano. Também requer muito menos água e terra, permitindo que as fazendas se expandam verticalmente com flexibilidade geográfica”.

 

Uma opção mais sustentável para o futuro

 

Para a empresa, a farinha pode ser considerada o alimento do futuro, além de ser vista como uma opção mais sustentável para o meio ambiente.  “A Fundação das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) prevê que os agricultores precisarão aumentar a produção de alimentos em 70%, com apenas 5% de aumento da terra para atender à população esperada de 10 bilhões de pessoas até 2050. A carne à base de ar oferece uma solução elegante para essa equação”, expôs a startup.

 

O material pode ser usado para produzir outros alimentos além de carne, como cereais, barras de proteína e shakes. De acordo com a empresa, a mistura secreta é composta por 80% de proteína e possui vitaminas como a B12, que normalmente não são encontradas em alimentos veganos.

 

Diferente de algumas proteínas animais, a opção não possui antibióticos e hormônios, e o processo é executado em energia renovável. A opção ainda pode ser considerada melhor que a proteína de soja e de vegetais, já que em sua composição possui o mesmo perfil de aminoácidos que a proteína da carne bovina e de frango.

 

“A farinha da Air Protein é uma proteína completa, contendo todos os nove aminoácidos essenciais necessários para a dieta humana, com um perfil de aminoácidos comparável à proteína animal e dobrando a quantidade de aminoácidos em comparação à proteína produzida na soja”, diz a Air Protein.

 

Fonte: Consumidor Moderno

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

20/02/2020 11:39 - Ambev vai transformar lixo em lixeiras
18/02/2020 11:18 - Lei que proíbe canudos de plástico começa a ser aplicada em São Paulo
14/02/2020 12:51 - Dove troca embalagens vazias por produtos novos
13/02/2020 12:52 - Do consumidor para o comércio e indústria: logística reversa em Mato Grosso do Sul
11/02/2020 15:43 - Consumidores têm dificuldade em identificar sustentabilidade nas marcas
07/02/2020 12:29 - Nestlé lança bot pelo WhatsApp que tira dúvidas sobre reciclagem
06/02/2020 12:24 - Startup Transforma Lixo em Dinheiro
06/02/2020 11:50 - Varejo acelera troca de plástico descartável
04/02/2020 16:28 - Proibição a canudos plásticos já está valendo em Porto Alegre
03/02/2020 13:08 - Bagaço da cana-de-açúcar pode se tornar substituto do petróleo na fabricação de plásticos

Veja mais >>>