ABRAS divulga orientações sobre boas práticas na comercialização da carne bovina

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Na 32ª edição da APAS 2016 - Feira e Congresso de Gestão Internacional, evento promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), com apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que começa hoje, 02 de maio,  haverá um espaço especial para falar da Sustentabilidade na Cadeia de Abastecimento, incluindo a cadeia da carne bovina, localizado no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte em São Paulo.

 

“Vamos divulgar, em parceria com a APAS, orientações importantes aos empresários do setor supermercadista, para que eles estejam cada vez mais atentos às melhores práticas na comercialização da carne bovina, privilegiando os fornecedores que praticam ações sustentáveis e oferecendo qualidade e segurança alimentar aos consumidores”, afirma Márcio Milan, vice-presidente da ABRAS.

 

Segundo Milan, os supermercados e a indústria da carne vêm trabalhando juntos para criar sistemas e práticas que desenvolvam a indústria e comércio da carne bovina no Brasil, com mais qualidade e segurança de consumo.

O objetivo é privilegiar a produção e consumo legal,  extinguindo de vez, no Brasil,  a compra e venda de carne bovina proveniente de áreas de desmatamento da Amazônia e/ou de propriedades com outras irregularidades (trabalho escravo, fazendas locadas em terra indígena, etc.).

 

As orientações da ABRAS são as seguintes:

• Adquirir somente carne que passou pelo SIF – Sistema de Inspeção Federal (com carimbo), uma garantia de que as carnes não venham de frigoríficos clandestinos nem de fazendas com passivo ambiental;

• Incentivar seus fornecedores da indústria de carne a monitorarem o risco socioambiental na origem da matéria prima (carne bovina)

• Manter rigoroso cadastro de seus fornecedores e dos dados de aquisição de carne bovina

• Valorizar os fornecedores e produtos da cadeia da carne que promovam a sustentabilidade

• Manter programas ou sistemas de qualidade e segurança alimentar especialmente focados nas boas práticas da comercialização da carne bovina;

• Divulgar a seus fornecedores e a seus consumidores todos os cuidados que seu supermercado mantém para comercialização da carne bovina.

 

AÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Nos últimos anos, graças ao enorme esforço do setor de supermercados e de seus parceiros fornecedores, houve aumento da conscientização do consumidor para que ele mesmo esteja atento à procedência da carne bovina adquirida.

A ABRAS e o Ministério Público Federal (MPF) firmaram  Acordo de Cooperação Técnica em 25 de março de 2013 para orientar o setor supermercadista para a comercialização legal de carne bovina no País, evitando assim, as compras de carnes provenientes de fazendas que comprovadamente tenham passivos ambiental e social.

A partir deste acordo várias ações foram tomadas pelas redes supermercadistas, em conjunto com seus fornecedores da indústria, para evitar a compra de carne bovina com passivo socioambiental.

O objetivo do acordo foi oferecer mais segurança de consumo aos consumidores brasileiros, motivando diversas ações da indústria e das redes de supermercados, em conjunto, trabalho esse sempre incentivado pelas entidades setoriais, do varejo e da indústria.

 

Fonte: Portal ABRAS

 

 


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