Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

16/10/2015 13:29 - Combate ao desperdício beneficia a população

Embora esteja desempregado e sem perspectivas de contratação devido à idade, o flanelinha Luiz Carlos Soares de Castro, 56 anos, não tem dificuldade em garantir todas as refeições com cardápio balanceado em sua casa. A família do morador do bairro Guarará, em Santo André, é uma das centenas beneficiadas por programa de combate ao desperdício implementado nas feiras livres da cidade há um ano, exatamente no Dia Mundial da Alimentação. Mensalmente, entidades assistenciais instaladas no município recolhem de nove a 13 toneladas de frutas, verduras e legumes doados pelos feirantes e que iriam para o lixo para distribuir entre a população mais vulnerável.

 

“Moro com a minha mãe (de 79 anos) e vivemos dos meus bicos e da aposentadoria dela. Esse alimento é um adianto porque usamos nosso dinheiro para comprar remédios para ela e outros itens, como arroz e feijão”, destaca Castro. O pouco que recebe todas as quintas-feiras ainda é dividido entre os vizinhos. “A gente não deixa nada estragar”, garante.

 

O alimento que chega à mesa do flanelinha é fruto da generosidade do feirante Gilson Berinjela, 32, um dos trabalhadores que colaboram com o programa na feira da Rua Sagres, no Guarará. “Essa mercadoria iria para o lixo porque não resistiria até a próxima feira. A gente ajuda os outros e Deus ajuda a gente”, acredita.

 

O trabalho de fazer com que as doações sejam entregues aos moradores que necessitam é feito por colaboradores da Associação Beneficente Renovar, que mantém três casas de acolhimento que beneficiam 60 pessoas, entre crianças e mães em situação de violência e vulnerabilidade, além de usuários de drogas. Uma vez por semana eles recolhem os alimentos descartados, fazem a triagem e distribuem às cerca de 300 famílias cadastradas. “A gente já fazia esse trabalho, mas a partir do programa podemos complementar as refeições e deixá-las mais balanceadas. Nem sempre a gente tinha como comprar frutas e verduras”, diz a presidente da entidade, Andreia da Silva.

 

A meta do coordenador do Programa Abasteça Já Esta Ideia: Diga Não ao Desperdício, Ronaldo Gonzales, é levar a campanha, fruto de termo de parceria de cooperação técnica entre a cidade e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), para as 74 feiras do município de forma gradativa. “O programa está em fase de aprimoramento e expansão. Entendemos que é uma atitude inovadora e que beneficia a comunidade”, destaca.

 

As entidades e feiras atendidas com o recebimento de frutas, verduras e legumes são: Centro Espírita Jesus no Lar, na feira da Vila Luzita; Comunidade Nascer de Novo, na feira do bairro Homero Thon; Creche Recanto Somasquinho, na feira da Vila Linda; e Associação Renovar, do bairro Guarará. Um dos critérios é que as instituições estejam localizadas a até quatro quilômetros de uma feira e retirem os produtos doados.

 

 

Veículo: Jornal Diário do Grande ABC/SP

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

20/02/2020 11:39 - Ambev vai transformar lixo em lixeiras
18/02/2020 11:18 - Lei que proíbe canudos de plástico começa a ser aplicada em São Paulo
14/02/2020 12:51 - Dove troca embalagens vazias por produtos novos
13/02/2020 12:52 - Do consumidor para o comércio e indústria: logística reversa em Mato Grosso do Sul
11/02/2020 15:43 - Consumidores têm dificuldade em identificar sustentabilidade nas marcas
07/02/2020 12:29 - Nestlé lança bot pelo WhatsApp que tira dúvidas sobre reciclagem
06/02/2020 12:24 - Startup Transforma Lixo em Dinheiro
06/02/2020 11:50 - Varejo acelera troca de plástico descartável
04/02/2020 16:28 - Proibição a canudos plásticos já está valendo em Porto Alegre
03/02/2020 13:08 - Bagaço da cana-de-açúcar pode se tornar substituto do petróleo na fabricação de plásticos

Veja mais >>>