Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

27/10/2020 14:06 - Evento do RAMA debate boas práticas na cadeia produtiva e a conscientização do consumidor

O evento do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) da Associação Brasileira de Supermercados realizado nesta segunda-feira (26), na Convenção ABRAS virtual, trouxe especialistas para debater a importância das boas práticas na cadeia produtiva de alimentos e a necessidade da conscientização do consumidor sobre a relevância em adquirir produtos de qualidade e rastreados.

 

Os trabalhos do RAMA foram elogiados pelo presidente João Sanzovo Neto na abertura do evento. "O programa é um grande orgulho para nós. Lançado em 2012, com o apoio do Mapa e da Anvisa, tem o principal objetivo de controlar o uso de defensivos agrícolas nas frutas, legumes e verduras (FLV) vendidos nos supermercados do país. E já é referência no que se refere à segurança do alimento", destacou.

 

Sanzovo falou ainda que a produção de FLV está passando por uma profunda transformação, com novas regras e leis, e que a melhor maneira de lidar com essa realidade é conscientizar toda a cadeia sobre a relevância de um trabalho colaborativo entre produtores e varejo. "Melhorar a qualidade das frutas, legumes e verduras comercializados no Brasil é uma tarefa que precisa ser compartilhada. A integração é fundamental quando falamos em boas práticas na produção de alimentos. Nós, da ABRAS, trabalhamos por um setor supermercadista mais forte, mais transparente e sustentável. Para que todos os produtos comercializados nas quase 90 mil lojas espalhadas pelo país tenham as melhores referências em qualidade", disse o presidente.

 

O coordenador do RAMA e superintendente da ABRAS, Marcio Milan, ressaltou a importância do trabalho de disseminação das boas práticas agrícolas proporcionado pelo programa, baseado nos três pilares básicos da ABRAS: comunicação, educação e transparência. "O Rama é um programa voluntário, colaborativo, e atua na conscientização de cada elo da cadeia, de produtores a consumidores."

 

Referência no agronegócio brasileiro, o professor José Luiz Tejon foi um dos palestrantes do evento. Na oportunidade falou da significativa jornada iniciada pelo RAMA desde 2012, e disse que vê no setor supermercadista uma grande oportunidade para atuar na educação colaborativa de produtores, colaboradores e consumidores. "A comunicação no ponto de venda é fundamental, queremos transformar o setor supermercadista em ponto de educação do consumidor, da nutrição, e da saúde humana."

 

Tejon fez ainda a apresentação da nova comunicação do RAMA, elaborada em parceria com a ABRAS, que será disponibilizada em breve para o setor. "Desenvolvemos materiais para mostrar a importância do RAMA no ponto de venda, que destaca a diferença de um produtor inserido no programa e a relevância do consumidor consciente."

 

A representante da Produce Marketing Association (PMA) no Brasil, Valeska de Oliveira Ciré, comentou em sua participação o aumento no consumo de frutas, legumes e verduras gerado pela pandemia, e falou da necessidade de adequação da venda de FLV no e-commerce. Dentre as tendências do mercado de consumo citadas pela executiva para os próximos meses estão a busca por hábitos saudáveis, impulsionada pela alimentação dentro do lar, além da importância da qualificação e inclusão na indústria de FLV, e da valorização do propósito da empresa para gerar engajamento.

 

Painéis

 

O diretor executivo da Paripassu, empresa gestora do programa, Giampaolo Buso, foi moderador do painel Mulheres do Rama, que contou com as presenças da gerente de Segurança Alimentar e Qualidade do Carrefour, Julia Carlini, da coordenadora de Segurança de Alimentos da Coop, Débora Consenza, e da assessora de Comunicação da Associação Sergipana de Supermercados (ASES), Emilly Moura. Na ocasião as convidadas citaram a fácil gestão do programa RAMA, e debateram os desafios que o setor supermercadista encontra para garantir um alimento seguro, um trabalho que segundo as convidadas deve envolver toda a cadeia de produção. Elas também consideraram a comunicação mais simplificada e clara sobre a rastreabilidade no ponto de venda como fundamental no processo de conscientização do consumidor.

 

O superintendente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Carlos Correa, moderou o último painel do evento, denominado Rastreabilidade Colaborativa e o Consumidor, que contou com a participação da superintendente do Ministério da Agricultura (Mapa), Andréa Moura, e da promotora de Justiça, Ana Beatriz Frontini.
Ana Beatriz reforçou a necessidade de envolvimento de todos os setores da cadeia produtiva para garantir alimentos seguros, e destacou a necessidade de conscientizar os consumidores para exigirem produtos rastreados nas lojas. Ana lembrou ainda do Código de Defesa do Consumidor, que completou recentemente 30 anos de existência, com a garantia do direito dos consumidores de adquirir produtos seguros.

 

Andreia Moura falou do programa do Mapa no controle de resíduos e contaminantes químicos e biológicos. E do desafio de se trabalhar a capacitação dos produtores, considerando as realidades diferentes de cada fornecedor, destacando que a grande maioria é proveniente da agricultura familiar. Elogiou os avanços do Brasil na implantação da rastreabilidade, e citou o RAMA como uma ótima ferramenta, que soma esforços dos órgãos oficiais para segurança do consumidor, e colocou o Mapa à disposição da ABRAS e da APAS no trabalho de oferecer mais segurança em relação aos produtos vegetais.

 

Balanço

 

Durante o evento foi divulgado o Balanço do Programa RAMA, que rastreou no ano passado 1,9 milhão de toneladas de FLV ante 1,4 milhão de toneladas em 2018. Atuante em 10 estados brasileiros, o RAMA está presente em 264 municípios, com 948 fornecedores. Já soma 832 visitas realizadas, 1.300 treinamentos, e 6,5 mil atendimentos.

 

Premiação RAMA

 

Durante o evento do RAMA aconteceu a premiação de empresas que são referência no programa, com base na qualidade do processo de rastreabilidade, conformidade de análise de resíduos analisados e resultados conjuntos com os fornecedores.

 

O evento do RAMA na Convenção ABRAS 2020 contou com os patrocínios especiais das empresas: Bayer, Benafrutti, HBS, Paripassu, PMA, Rio Bonito, My Sweet Salad, e Trebeschi.

 

Veja mais sobre o RAMA.


Veja a programação do evento.



Patrocinadores

 

A 54ª edição da Convenção ABRAS acontece até amanhã, 28/10. O evento conta com grandes empresas patrocinadoras:
Diamante: Ambev, Coca-Cola, GS1 Brasil, SRE - Super Rio Expofood e Unilever.
Prata: Alelo e Simplus
Apoio: Latam

 

Expositor Premium: Consinco by Totvs.

Expositores: Figueira da Costa, GfK, Kantar, Luminae, Infoprice, Nielsen, PBR, RP Info, Recours - Influence, RTC Brasil, Siga Cred e Top Sistemas.



A cobertura completa da Convenção ABRAS 2020 estará disponível na edição de novembro da revista SuperHiper.

 

Comunicação ABRAS

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/11/2020 14:58 - Presidente da ABRAS participa da abertura da Mercosuper Digital
18/11/2020 13:13 - Consumidor do Futuro será mais conectado, exigente e seletivo
16/11/2020 20:00 - Festval, Condor, Muffato e CSD discutem o futuro do supermercado na Mercosuper Digital
12/11/2020 18:51 - ABRAS comemora Dia do Supermercado em evento virtual com o ministro Paulo Guedes
11/11/2020 16:19 - ABRAS promove live do Dia Nacional do Supermercado nesta quinta-feira
11/11/2020 11:15 - Muito além de uma pauta sobre comunicação
10/11/2020 17:40 - A importância da diversidade é debatida em painel promovido pela ABRAS e Unilever
09/11/2020 12:16 - Unilever e Abras promovem painel Mulheres que Inspiram nesta terça-feira
29/10/2020 20:46 - Painel traz a relevância da diversidade e inclusão nas empresas
29/10/2020 16:32 - Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal encerram a programação da Convenção ABRAS
29/10/2020 15:30 - Painéis abordam sucessão no varejo, terceira idade, tecnologia e resoluções de conflitos
28/10/2020 22:46 - Convenção ABRAS: Diferencial no atendimento para encantar clientes
28/10/2020 19:50 - Painéis da Convenção ABRAS destacam a relevância da experiência e da estrutura das lojas
27/10/2020 21:41 - Convenção 2020: painéis desta terça discutem marca, clientes, varejo físico e on-line
27/10/2020 18:41 - Convenção ABRAS: painéis debatem parcerias, inovações e perdas no varejo

Veja mais >>>