Vendas dos supermercados cresceram 2,07% em 2018

Leia em 2min 10s

O setor supermercadista cresceu 2,07% em 2018, na comparação com o ano anterior. Segundo dados divulgados hoje (5) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em dezembro, as vendas do setor em valores reais aumentaram 21,13% na comparação com novembro e 3,93% em relação ao mesmo mês do ano de 2017.

 

De acordo com a Abras, o resultado acumulado de 2018 ficou um pouco abaixo da estimativa de 3% feita no começo do ano passado e revista para 2,53% em julho.

 

O presidente da Abras, João Sanzovo Neto, disse que o ano de 2018 não teve fôlego para crescimentos mais expressivos, conforme esperava o setor. “Começamos bem, mas fomos surpreendidos com a paralisação dos caminhoneiros no final de maio, impactando no preço dos combustíveis e dos alimentos por causa do desabastecimento. Sem esses fatores, provavelmente, teríamos alcançado melhores resultados.”

 

Sanzovo destacou ainda a desconfiança dos consumidores após a crise, o que levou as pessoas a ponderar seus gastos. “Também houve a influência das incertezas do cenário político, causadas pelo ano de eleições. Mesmo assim, crescer 2,00% nesse cenário é muito positivo, e foi nosso melhor resultado desde 2015”, disse.

 

Ele destacou as expectativas para este ano estão melhores, principalmente após a definição do novo governo. “Estamos otimistas e esperançosos de que 2019 será melhor que o ano de 2018. As projeções do mercado financeiro estão positivas, com juros e inflação controlados. A confiança dos empresários segue em alta, como vimos na nossa última pesquisa e, diante desse cenário, projetamos um crescimento em torno de 30% nas vendas deste ano”, ressaltou.

 

Abrasmercado

 

O custo da cesta de produtos Abrasmercado, com 35 itenos de largo uso, subiu 0,92% em dezembro, passando de R$ 461,48 para R$ 465,71. No acumulado do ano, de janeiro a dezembro, o custo da cesta aumentou 3,72%.

 

Os produtos cujo preço mais caiu foram farinha de mandioca (-7,18%), massa sêmola espaguete (-5,93%), desinfetante (-4,42%) e xampu (-4,20%). Os que mais subiram  foram cebola (24,41%), batata (14,30%), feijão (8,54%) e carne traseiro (3,55%).

 

A Região Centro-Oeste apresentou a maior alta nos preços, 2,31%, com a cesta chegando a R$ 442,25 ante R$ 432,25, registrados em novembro. O resultado foi impulsionado, principalmente, por Campo Grande. A única queda no valor da cesta Abrasmercado foi registrada na Região Norte ( 0,95%).

 

Fonte: Agência Brasil

 


Veja também

Atacarejo cresce 12,8% em 2018, diz Nielsen; hipermercado cai 6,4%

O setor de varejo de alimentos viu diminuir em 6,4% a quantidade de mercadorias vendidas em lojas no formato hipermercad...

Veja mais
Vendas reais em supermercados crescem 2,07% em 2018, revela Abras

O setor de supermercados registrou crescimento de 2,07% nas vendas em 2018, conforme divulgou a Associação...

Veja mais
Confiança de empresários sobe em dezembro para maior nível desde 2014, diz Abras

Empresários do setor de supermercados estão mais confiantes com as perspectivas para os negócios, s...

Veja mais
Abras vê crescimento de 3% em vendas de supermercados do Brasil em 2019

As vendas de supermercados no Brasil devem aumentar 3% em 2019, após alta de 2,07% no ano passado, de acordo com ...

Veja mais
Com baixo crescimento, varejo flerta com a venda de remédios

As vendas do varejo cresceram apenas 2,07% em 2018, uma marca inferior aos 3% projetados no início do ano pela As...

Veja mais
CNC e ABRAS discutem pautas em comum

As equipes institucionais da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Confederaçã...

Veja mais
Vendas dos supermercados cresceram 2,07% em 2018

O ano de 2018 fechou com resultado positivo para o setor supermercadista, que registrou 2,07% de crescimento real na com...

Veja mais
Plataforma online é lançada para incentivar consumo de vinho no Brasil

Você sabia que o vinho tem poderosas propriedades antioxidantes, melhora o sistema cardiovascular e o humor e pode...

Veja mais
Supermercadista, participe da pesquisa de Páscoa!

Com o intuito de tecer um perfil das vendas do setor supermercadista para a Páscoa, mais uma vez solicitamos a su...

Veja mais