Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

21/10/2019 12:04 - Menos leais, consumidores querem que marcas "façam a coisa certa"

 

O bolso do cliente está cada vez mais disputado. Menos leais, os consumidores também querem que marcas "façam a coisa certa". Esta é a conclusão de dois estudos divulgados recentemente: o 'Global Disloyalty', da Nielsen, e o 'In Brands We Trust', da Edelman.

 

O 'Global Disloyalty' aponta que menos de 5% dos consumidores brasileiros se declaram "super leais" a produtos, marcas ou canais varejistas. Segundo o levantamento, menos de 20% dos consumidores brasileiros tendem a ter uma marca favorita. Esse número chega a 27,2% no resto do mundo. Além disso, 42,8% dos brasileiros "amam experimentar produtos novos".

 

"A população, hoje, tem momentos diferentes de consumo. Por isso, as marcas precisam entender o que cada um deles está querendo. É um grande desafio. A personalização é um fator determinante neste aspecto", diz Fernanda Vilhena, gerente de Atendimento ao Varejo da Nielsen Brasil.

 

Já para Cristina Alvarenga, líder da Indústria de Alimentos da Nielsen Brasil, as marcas precisam gerar conexões reais com os consumidores.

 

"Com uma rotina mais rápida e dinâmica, está muito mais fácil mudar e mais difícil se comprometer com marcas. Há mais opções de produtos, novos formatos de lojas, canais, formas de compra e lançamentos. As marcas precisam mostrar suas vantagens para os consumidores", declara Cristina.

 

Segundo a Nielsen, uma maneira de atrair os clientes passa pelo planejamento de promoções. O estudo mostra que, das marcas que intensificaram promoções, 82% também ganharam penetração no mercado e 57% conquistaram lealdade dos consumidores.

 

Para alcançar os dados, foram usados dados do painel de domicílios da Nielsen e uma pesquisa sobre consumidores da empresa, realizada globalmente.

 

Confiança na marca é diferencial

 

Para o estudo In Brands We Trust, da Edelman, a confiança na marca já é uma das principais considerações na hora da compra.

 

O relatório aponta que 91% dos consumidores brasileiros classificam como "essencial" ou "fator decisivo" confiar que a marca "fará o que é certo". A confiança perde apenas para qualidade e custo-benefício (ambas com 92%) no ranking das principais considerações.

 

"A confiança sempre pesou na hora de alguém optar por um produto, mas agora as expectativas evoluíram. Não basta entregar um produto de qualidade e com bom preço: é preciso oferecer uma boa experiência de compra e impactar a sociedade de maneira positiva", afirma Marcília Ursini, vice-presidente executiva da Edelman Brasil.

 

Mais atenção para as propagandas —e nas causas

 

Quando as marcas são confiáveis, elas são recompensadas por seus públicos. Até mesmo nas mensagens publicitárias as empresas ganham com essa "maior confiança". Segundo o levantamento, entre os que confiam na marca há muito tempo, 88% dos consumidores prestarão atenção em seus anúncios e demais comunicações.

 

Ainda segundo o estudo, 63% dos entrevistados brasileiros acreditam que toda marca tem a responsabilidade de se envolver em pelo menos uma questão social. Apesar disso, apenas 23% responderam que possuem uma "experiência pessoal" de que as marcas levam, sim, em conta os interesses da sociedade.

 

Fonte: Uol

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

30/06/2020 15:16 - Varejo ampliado deve sofrer mais redução
30/06/2020 14:49 - SP multará em R$ 500 quem estiver nas ruas sem máscara
30/06/2020 12:46 - Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada na capital paulista
29/06/2020 13:40 - Por que a Starbucks, Coca-Cola, Unilever e Diageo suspenderam publicidade nas redes
23/06/2020 15:11 - Isolados, 4 em cada 10 mudaram alimentação
23/06/2020 14:00 - Nova plataforma permite acompanhar medidas de enfrentamento à Covid-19 no país
22/06/2020 14:07 - ABAD lança campanha nacional em prol de bares e restaurantes atingidos pela pandemia
19/06/2020 15:44 - Indústrias de amendoim fortalecem canais online para período de festas juninas
19/06/2020 15:04 - Portaria define medidas preventivas no trabalho contra a covid-19
18/06/2020 15:18 - Setor agrícola brasileiro prospera apesar de pandemia de covid-19
15/06/2020 15:18 - Anvisa atualiza orientações para empresas de alimentos
12/06/2020 15:06 - eSocial - Cronograma: estado de calamidade adia entrada do 3º grupo de obrigados
12/06/2020 14:22 - Hábitos de consumo vão mudar após pandemia do coronavírus, aponta pesquisa
11/06/2020 17:02 - Brasileiros aumentam consumo de sanduíches e diminuem tempo de preparo de refeições
10/06/2020 13:36 - Kantar: Isolamento social transforma o comportamento de consumo dos brasileiros

Veja mais >>>