Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

21/10/2019 12:04 - Menos leais, consumidores querem que marcas "façam a coisa certa"

 

O bolso do cliente está cada vez mais disputado. Menos leais, os consumidores também querem que marcas "façam a coisa certa". Esta é a conclusão de dois estudos divulgados recentemente: o 'Global Disloyalty', da Nielsen, e o 'In Brands We Trust', da Edelman.

 

O 'Global Disloyalty' aponta que menos de 5% dos consumidores brasileiros se declaram "super leais" a produtos, marcas ou canais varejistas. Segundo o levantamento, menos de 20% dos consumidores brasileiros tendem a ter uma marca favorita. Esse número chega a 27,2% no resto do mundo. Além disso, 42,8% dos brasileiros "amam experimentar produtos novos".

 

"A população, hoje, tem momentos diferentes de consumo. Por isso, as marcas precisam entender o que cada um deles está querendo. É um grande desafio. A personalização é um fator determinante neste aspecto", diz Fernanda Vilhena, gerente de Atendimento ao Varejo da Nielsen Brasil.

 

Já para Cristina Alvarenga, líder da Indústria de Alimentos da Nielsen Brasil, as marcas precisam gerar conexões reais com os consumidores.

 

"Com uma rotina mais rápida e dinâmica, está muito mais fácil mudar e mais difícil se comprometer com marcas. Há mais opções de produtos, novos formatos de lojas, canais, formas de compra e lançamentos. As marcas precisam mostrar suas vantagens para os consumidores", declara Cristina.

 

Segundo a Nielsen, uma maneira de atrair os clientes passa pelo planejamento de promoções. O estudo mostra que, das marcas que intensificaram promoções, 82% também ganharam penetração no mercado e 57% conquistaram lealdade dos consumidores.

 

Para alcançar os dados, foram usados dados do painel de domicílios da Nielsen e uma pesquisa sobre consumidores da empresa, realizada globalmente.

 

Confiança na marca é diferencial

 

Para o estudo In Brands We Trust, da Edelman, a confiança na marca já é uma das principais considerações na hora da compra.

 

O relatório aponta que 91% dos consumidores brasileiros classificam como "essencial" ou "fator decisivo" confiar que a marca "fará o que é certo". A confiança perde apenas para qualidade e custo-benefício (ambas com 92%) no ranking das principais considerações.

 

"A confiança sempre pesou na hora de alguém optar por um produto, mas agora as expectativas evoluíram. Não basta entregar um produto de qualidade e com bom preço: é preciso oferecer uma boa experiência de compra e impactar a sociedade de maneira positiva", afirma Marcília Ursini, vice-presidente executiva da Edelman Brasil.

 

Mais atenção para as propagandas —e nas causas

 

Quando as marcas são confiáveis, elas são recompensadas por seus públicos. Até mesmo nas mensagens publicitárias as empresas ganham com essa "maior confiança". Segundo o levantamento, entre os que confiam na marca há muito tempo, 88% dos consumidores prestarão atenção em seus anúncios e demais comunicações.

 

Ainda segundo o estudo, 63% dos entrevistados brasileiros acreditam que toda marca tem a responsabilidade de se envolver em pelo menos uma questão social. Apesar disso, apenas 23% responderam que possuem uma "experiência pessoal" de que as marcas levam, sim, em conta os interesses da sociedade.

 

Fonte: Uol

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/05/2020 15:23 - Desconfinamento faz crescer vendas de BGC a duplo dígito
28/05/2020 15:12 - Coca-Cola, Colgate e Bimbo permanecem como as marcas mais escolhidas
28/05/2020 15:10 - Brasileiro busca apelo saudável em produtos lácteos, apontam pesquisas
28/05/2020 15:08 - Dias frios alavancam venda de categorias como cafés e sopas
28/05/2020 15:04 - PIB do setor agropecuário deve crescer mesmo com Covid-19
28/05/2020 15:01 - Compras com cartões aumentam, mas desaceleram no primeiro trimestre;
26/05/2020 15:03 - Produção se transforma em resposta à crise
26/05/2020 15:01 - Varejo cresceu 15,3% entre 4 e 10 de maio, ante semana anterior
22/05/2020 13:04 - Alesp aprova antecipação do feriado de 9 de julho para próxima segunda-feira (25) em SP
19/05/2020 15:39 - Do campo à mesa: trabalhadores mudam rotina na pandemia para garantir alimentos
14/05/2020 14:27 - MP do Rio recomenda lockdown a governos estadual e municipal para frear coronavírus
11/05/2020 15:31 - Intenção de lançamentos da indústria sofre queda em abril
11/05/2020 10:08 - Começa hoje a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe
08/05/2020 15:01 - Brasileiro pretende manter nível reduzido de consumo no pós-pandemia, mostra pesquisa
08/05/2020 10:21 - Abastecimento e saúde dos trabalhadores são prioridades, diz ABPA, ACAV e Sindicarne

Veja mais >>>