Negócio facilita processo de venda de animais

Leia em 3min 10s

Os produtores de gado enxergam os leilões como a modalidade de negócio mais prática para vender animais. A exposição é feita simultaneamente para vários compradores, facilitando assim a venda.

 

A criação de gado é um comércio e, como não existem lojas para esse tipo de negócio, o leilão acaba sendo uma boa alternativa. “O leilão é uma ferramenta de divulgação da marca. É uma forma de concentrar e organizar as vendas de gado”, explicou o gerente geral do Nelore Di Genio, Antônio Aurico.

 

Além disso, a usual concorrência entre os compradores faz com que os negócios fechados no leilão sejam mais satisfatórios do que em uma negociação direta entre vendedor e interessado.

 

A internet e a televisão, então, fizeram da prática algo ainda mais fácil. De acordo com Aurico, o leilão virtual permite a reunião de um público maior e é uma atividade mais barata. “Quando você tem um volume grande, não é possível levar todos os animais para o mesmo recinto, porque fica muito caro. No leilão virtual, você filma os animais, monta os lotes e coloca nos canais de leilão o que você está oferecendo”, comentou.

 

Os lotes são inspecionados e revisados por um especialista, que detalha as características do grupo. Então, todos os dados vão para o sistema. Os interessados podem se programar para as sessões, porque os horários para os leilões são determinados antecipadamente.

 

Por também já serem pré-estabelecidos, os preços não sofrem muita alteração em relação à negociação direta. A maior vantagem do virtual é ter acesso às informações do animal sem precisar se locomover até a fazenda ou um evento. Com isso, todas as regiões do Brasil podem participar dos leilões, não somente as regiões das criações.

 

Tipos de leilão

 

Segundo o gerente geral do Nelore Di Genio, há duas categorias principais do leilão de gado: corte e reprodutores.

 

O leilão de corte oferece animais para abate. As raças de boi mais comuns no país são nelore, brahman e gir, sendo a primeira a mais frequente. Os três se adaptaram muito bem ao clima brasileiro e produzem carne de muita qualidade. O gir também é conhecido pela sua capacidade leiteira.

 

O leilão de reprodutores é composto por touros, principalmente os consagrados, e fêmeas. Os criadores de gado procuram nesse negócio uma forma de enriquecer e melhorar a genética do rebanho.

 

O gerente afirmou que, normalmente, as pessoas que participam dos leilões são aquelas que possuem mais fêmeas e precisam de reprodutores para melhorar o gado. “Normalmente, os leilões dos touros acontecem entre os meses de abril e setembro, antes da estação de monta, que é de novembro a fevereiro”, explicou Antônio Aurico.

 

A estação de monta é uma prática importante para a criação de gado, por ser o período do ano em que ocorre a exposição, aos machos, das fêmeas que estão em reprodução.

 

Valores

 

O principal touro nelore da Fazenda Di Genio, chamado Landau (foto), foi vendido no mês de maio, durante a ExpoZebu 2018. Metade de sua posse foi adquirida por R$ 1,2 milhões.

 

O animal de cinco anos e 962 quilos foi valorizado em mais de R$ 2,5 milhões. O reprodutor, por ser de raça e muito produtivo, alcançou valores muito altos. No entanto, é possível recuperar o investimento com a reprodução das crias.

 

“Com apenas 30 meses de comercialização de sêmen, o Landau mantém uma média de 61% de prenhez, testado em 20 fazendas de oito regiões. Isso prova que ele é um reprodutor de uso em larga escala”, assegurou Antônio Aurico.

 

Fonte: DCI

 


Veja também

Frango: Com preço em alta, competitividade a substitutas diminui

De acordo com pesquisadores do Cepea, as cotações da carne de frango estão elevadas no mercado inte...

Veja mais
Suíno paulista tem valorização, mas não reverte cenário para produtores

De acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as recentes valorizaç...

Veja mais
Mercado de reposição: troca favorável no Pará

Mercado de reposição movimentado no Pará. Nas últimas semanas a maior procura foi por animai...

Veja mais
Fêmeas puxam crescimento de 9% no volume de abate de bovinos neste ano

O aumento do abate de fêmeas deve fazer com que o número de bovinos abatidos neste ano no Brasil chegue a 4...

Veja mais
Diretoria da ABCS debate o uso da ractopamina na suinocultura brasileira

Após o lançamento da sexta edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), na quinta...

Veja mais
Carne de frango: perspectivas de mais embarques no mês

Completada a primeira metade do mês (ou, em termos de exportação, nove dos 19 dias úteis de s...

Veja mais
Firmeza nos preços da carne bovina no atacado

Pela terceira semana os preços da carne bovina aumentaram no atacado. Na comparação semanal, a valo...

Veja mais
Alta no preço de insumos reduz oferta de boi confinado no Oeste de SP

A quantidade de bois confinados no Oeste de São Paulo está menor neste ano. Com a seca intensa e a falta d...

Veja mais
Mercado de suínos: melhora de preços no atacado

No mercado físico de cevados, mesmo com a aparente melhora na demanda nos últimos dias, a oferta de animai...

Veja mais