Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

04/06/2020 17:11 - Dona da Ambev quer digitalizar o pequeno varejo

A Anheuser-Busch InBev (ABI), multinacional belga dona da Ambev, criou a Z.Tech, empresa de tecnologia que aposta em uma carteira digital e um marketplace de produtos de atacado. A maior fabricante de cervejas do mundo também quer fornecer, além das bebidas, serviços a seus clientes através da startup, digitalizando o pequeno varejo.

Para isso, Francisco Prisco, vice-presidente global de trade marketing da ABI, passou 45 dias entre Palo Alto, nos Estados Unidos, e Shenzhen, na China, visitando companhias de tecnologia e entrevistando talentos antes de 2018.

O primeiro investimento da Z.Tech foi a Menu, um marketplace de alimentos, bebidas e produtos de limpeza que funciona como uma espécie de atacado virtual.

Na plataforma, os pequenos varejistas podem repor seu estoque comprando de 40 fornecedores que já estão na plataforma, como BRF, Pernod Ricard e Unilever, comparando preços e recebendo tudo de uma única vez.

Ainda de acordo com o site, um pequeno comerciante tipicamente tem que lidar com 24 fornecedores diferentes ao longo do mês.
A ABI já levou a plataforma para o México e está finalizando a expansão para a Colômbia. Nos países de língua espanhola, a Menu atende por MiMercado.

O outro investimento é a Donus, uma carteira digital criada dentro da Z.Tech que permite ao varejista receber o pagamento dos clientes direto no aplicativo, por meio de uma integração com as maquininhas da Cielo – além de usar o saldo para pagar contas ou fazer transferências P2P.

Segundo a ABI, mais de 30% dos pequenos varejistas brasileiros não têm conta em banco e outros 40% não possuem cartão de crédito ou débito. Seu foco é atender esse nicho.

Até o final do ano, a Z.Tech espera vender suas soluções para 100 mil clientes da Ambev, o que representa 12,5% do total, e transacionar R$ 220 milhões, o equivalente a menos de dois dias de faturamento líquido da Ambev.

A startup, que conta com uma equipe de 250 pessoas, ainda é minúscula e está longe de mudar qualquer coisa no faturamento da ABI ou nas dinâmicas desfavoráveis de mercado que a companhia enfrenta.

No entanto, a tentativa de otimizar um dos mais potentes canais de venda do mundo mostra que a ABI percebeu que, tanto quanto suas marcas, sua capilaridade global é seu maior ativo.
Toda semana, os vendedores da ABI visitam 6 milhões de clientes em todo o mundo, sendo 800 mil só no Brasil.

 

Fonte: Portal Amis

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

10/08/2020 14:55 - Preço da cerveja tem deflação de 1,20% em julho e mantém cenário de queda no ano
10/08/2020 14:53 - Heineken, Unilever e Pernod Ricard na luta contra a Covid-19
03/08/2020 15:58 - Coca-Cola prepara versão alcoólica da Topo Chico para América Latina e EUA
31/07/2020 15:19 - Preço ou rótulo? Como o brasileiro está comprando vinho
31/07/2020 15:15 - Ambev vê melhora em volume desde abril
21/07/2020 16:09 - Mercado de lácteos segue aquecido mesmo com a pandemia
20/07/2020 17:33 - Vinho
20/07/2020 17:32 - Leite: com oferta reduzida, preço deve subir pelo segundo mês consecutivo
14/07/2020 15:21 - Preço da cerveja acompanha inflação e tem alta de 0,44% em junho
13/07/2020 16:27 - Puxada por supermercado e web, venda de vinhos surpreende na pandemia
13/07/2020 16:21 - Indústria laticínia reajusta preço do leite em 18% devido à pandemia
13/07/2020 16:20 - PepsiCo surpreende em lucro ajustado e receita no 2° trimeste
08/07/2020 15:34 - Aplicativo de entrega sem taxa da Coca-Cola chega ao Brasil com foco nos pequenos
06/07/2020 15:54 - Empresas globais do segmento de bebidas investem em Minas Gerais
03/07/2020 15:29 - Setor de bebidas cresceu 65,6% em maio, diz IBGE

Veja mais >>>