Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

08/03/2019 14:31 - Consumo de refrigerantes só deve apresentar recuperação em 2020

A perspectiva de melhora econômica pode trazer recuperação ao mercado de refrigerantes. No entanto, o produto deve enfrentar o avanço de outras categorias de bebidas, principalmente diante da maior preocupação do consumidor com a saúde.

 

“A previsão de crescimento mais robusto do PIB em 2020 contribui para que o consumidor volte a comprar os produtos que cortou na crise. Essa recuperação já estava prevista para 2018, mas a greve dos caminhoneiros e o cenário político instável acabaram atrapalhando”, explica a consultora de bebidas da Euromonitor, Angelica Salado.

 

Segundo dados da consultoria, o consumo de refrigerantes registrou queda de 2,6% no ano passado em relação a 2017 e o País foi ultrapassado pela China, caindo para a quarta colocação no ranking global. “Essa queda está atrelada ao cenário econômico, desencorajando o consumo fora de casa e fazendo com que a população corte gastos”, relata.

 

Outro fator que impediu a recuperação do consumo foi o desempenho comercial abaixo do esperado na Copa do Mundo. “Como o evento de 2014 havia sido no Brasil, a expectativa já era menor. Ainda aconteceu da temperatura ter sido mais baixa e o horário dos jogos justamente durante o expediente. Acabou sendo menos convidativo para as bebidas.”

 

Ela afirma que a preocupação com hábitos de vida mais saudáveis não teve um impacto tão grande quanto a crise na categoria. “A conjuntura econômica foi mais relevante. Existe uma parcela da população que ainda não teve acesso ao refrigerante e há espaço para esse mercado crescer.”

 

Entre 2013 e 2018, a participação da bebida no mercado brasileiro caiu de 66% para 53%. A maior parte dessa fatia foi ocupada pelo segmento de águas engarrafadas. “No setor de food service, percebemos uma migração para a água com gás e limão. Ainda é pequeno em comparação aos refrigerantes, mas as vendas têm crescido”, destaca.

 

A pesquisa mostra que em 2018, ao contrário do Brasil, a indústria global de refrigerantes voltou a crescer, movimentando 216,5 bilhões de litros, um aumento de 0,3%. “Apesar da China ter ultrapassado o Brasil no volume absoluto, o consumo per capita ainda é maior aqui”, ressalta Angelica. No ano passado, os brasileiros consumiram o equivalente a 14 latas de refrigerantes (350ml) por mês, 12 a mais do que a média chinesa.

 

Para Angelica, apesar das perdas, o mercado brasileiro não perdeu a importância no cenário global. “A indústria precisa responder com novas estratégias e conversar de maneira diferente com o consumidor.” Ela destaca que empresas buscaram maior diversificação de tamanhos de embalagens, para atuar em diferentes pontos de vendas e formatos de preços. “As fabricantes também criaram novas marcas e produtos em outras categorias, sem mexer no refrigerante, que ainda é uma indulgência muito importante para o brasileiro”.

 

Mercado

 

Na semana passada, a Ambev e a Coca-Cola Femsa apresentaram seus resultados anuais de 2018. No segmento de bebidas não alcoólicas no Brasil, a Ambev teve redução de volume (8,7%) e na receita líquida (1,0%). “Apesar dos desafios, continuamos investindo na expansão do premium, com as marcas Lipton, Tônica e Gatorade, que contribuem para um mix mais rentável. Também continuaremos promovendo nossa principal marca, Guaraná Antarctica”, informou a empresa em nota.

 

Já a Coca-Cola Femsa reportou crescimento de volume de 2,9% no País sobre o resultado de 2017. “Na América do Sul, o ambiente de recuperação no Brasil, juntamente com um portfólio robusto, nos permitiu crescimento de volume”, declarou o CEO da companhia, John Santa Maria Otazua, por meio de comunicado.

 

Fonte: DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/05/2020 15:38 - Ambev, Heineken, Coca-Cola e outras empresas se unem e investem R$ 370 milhões
29/05/2020 15:33 - Coca-Cola e outros gigantes montam operação para ajudar pequenos varejistas
26/05/2020 15:10 - Ambev faz parceria para vender Biscoito Globo
18/05/2020 16:17 - Isolamento dobra venda de bebidas alcoólicas pela internet
14/05/2020 16:36 - De cerveja a drinques: as lives dedicadas ao mundo das bebidas
07/05/2020 15:09 - Lucro da Ambev desaba 56% no 1° tri com impacto de Covid-19, despesas financeiras
07/05/2020 15:07 - AB InBev tem prejuízo no 1° trimestre, mas aponta sinais positivos na China e EUA
23/04/2020 11:04 - Vendas da Coca-Cola caem 25% com impacto no “out-of-home”
22/04/2020 10:37 - Covid-19 faz lucro da Heineken cair quase 70% no 1° trimestre
07/04/2020 10:56 - Cai em 52% venda de bebidas alcoólicas no Brasil, confirma Abrabe
03/04/2020 11:56 - Fabricação de bebidas alcoólicas cresce 5,9% antes da crise do coronavírus
24/03/2020 11:49 - Ambev desiste de projeções de desempenho para 2020
18/03/2020 17:03 - Ambev produzirá álcool em gel para doar a hospitais públicos
12/03/2020 11:17 - Vinho importado pode ficar até 10% mais caro em abril
11/03/2020 11:18 - Brand Factory, da Pernod Ricard, quer transformar as bebidas no Brasil

Veja mais >>>