Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

29/10/2015 14:04 - Cervejaria prevê alta com sistema de franquia

Fritz Cervejaria Artesanal, sediada em Campinas, tem perspectiva de crescimento de 30% no próximo ano, com a abertura de 12 lojas e a ampliação da capacidade de produção


Campinas - O Fritz Cervejaria Artesanal, com sede em Campinas, afugentou a crise com a abertura de franquias pelo interior de São Paulo. A loja abriu 18 lojas em menos de dois anos.Nesse modelo de negócio, a empresa prevê fechar o ano de 2015, em plena a crise econômica que atinge o país, com um crescimento de 27% em expansão e rentabilidade.

O diretor executivo do Fritz, Carten Schwabe, ressalta que são cinco unidades próprias, sendo uma em Campinas, uma em Taubaté, duas em São José dos Campos e a fábrica em Monte Verde (MG).

"Há cerca de três anos, decidimos criar um sistema de franquias para aumentarmos nossa participação no mercado com a mesma qualidade que oferecíamos nas sete casas que mantínhamos na época. Contratamos a Praxis Business, que nos orientou e nos ajudou a formatar o melhor sistema de gestão. Em dois anos, abrimos 18 franquias e mantivemos cinco lojas próprias. Até o final do ano, inauguraremos mais quatro casas, sendo uma em Curitiba", conta.De acordo com Schwabe, a perspectiva para o ano de 2016 é de crescer 30% com a abertura de 12 lojas e a ampliação da capacidade de produção.

Sistema

Para abrir uma unidade, o investimento inicial é de R$ 250 mil a R$ 60 mil de taxa de franquia. É possível montar uma nova loja do grupo com tamanho que varia de 150 metros quadrados (m²) a 250 m².

O franqueado é o gestor e o operador da loja e precisa pagar 6% de royalties mensalmente e adquirir 80% dos produtos de fornecedores homologados pelo Fritz.Schwabe destaca que, com os franqueados, a Fritz criou braços para crescer em um modelo de negócio para dividir lucros, e não dividir problemas ou despesas.

Segundo o diretor executivo, um dos pontos principais para que o negócio dê certo para o franqueado é que ele não seja somente o sócio investidor, mas também o sócio operador, ou seja, estar a frente da loja."Tem que ter um pouco e conhecimento de administração e um pouco de conhecimento de mercado. O resto a gente ensina tudo e dá todas as ferramentas", assegura.

O diretor executivo ressalta que, a partir do crescimento da casa, o sócio operador pode ter um gerente, mas sempre estando a frente do negócio. "Hoje, a tendência de mercado é gerentes ou diretores se tornarem associados em grandes empresas, porque é necessário o engajamento total dos funcionários", comenta.

Retorno

A taxa de retorno para o investimento é de 15 meses. Em alguns casos, essa taxa de retorno ocorreu em seis meses."Nós inauguramos lojas em Araras, Piracicaba, Vinhedo e Jundiaí. Todas essas unidades tiveram um playback de sis meses. Alguns fatores colaboram para isso, como a época do ano que se inaugura, se a pessoa é da cidade e tem relacionamento na cidade", diz o diretor executivo.

"Nós vamos inaugurar uma loja Curitiba. É a primeira fora do Estado de São Paulo e vai servir como piloto para testarmos toda a nossa logística. Pelas nossas pesquisas, tudo indica a mesma perspectiva das lojas no Estado", completa.

Diferencial

Dentre os principais diferenciais da franquia, está a moderna instalação de torneiras que são diretamente ligadas à Câmara Fria, o que, além de deixar o chope mais gelado e saboroso, diminui os custos operacionais com mão de obra e energia elétrica.

A vedete da casa é o chope artesanal, produzido na cervejaria do Fritz em Monte Verde, pelas mãos do experiente mestre cervejeiro alemão Jörg Franz Schwabe.



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/05/2020 15:38 - Ambev, Heineken, Coca-Cola e outras empresas se unem e investem R$ 370 milhões
29/05/2020 15:33 - Coca-Cola e outros gigantes montam operação para ajudar pequenos varejistas
26/05/2020 15:10 - Ambev faz parceria para vender Biscoito Globo
18/05/2020 16:17 - Isolamento dobra venda de bebidas alcoólicas pela internet
14/05/2020 16:36 - De cerveja a drinques: as lives dedicadas ao mundo das bebidas
07/05/2020 15:09 - Lucro da Ambev desaba 56% no 1° tri com impacto de Covid-19, despesas financeiras
07/05/2020 15:07 - AB InBev tem prejuízo no 1° trimestre, mas aponta sinais positivos na China e EUA
23/04/2020 11:04 - Vendas da Coca-Cola caem 25% com impacto no “out-of-home”
22/04/2020 10:37 - Covid-19 faz lucro da Heineken cair quase 70% no 1° trimestre
07/04/2020 10:56 - Cai em 52% venda de bebidas alcoólicas no Brasil, confirma Abrabe
03/04/2020 11:56 - Fabricação de bebidas alcoólicas cresce 5,9% antes da crise do coronavírus
24/03/2020 11:49 - Ambev desiste de projeções de desempenho para 2020
18/03/2020 17:03 - Ambev produzirá álcool em gel para doar a hospitais públicos
12/03/2020 11:17 - Vinho importado pode ficar até 10% mais caro em abril
11/03/2020 11:18 - Brand Factory, da Pernod Ricard, quer transformar as bebidas no Brasil

Veja mais >>>