IBGE prevê safra recorde de 252 milhões de toneladas em 2020

Leia em 3min 10s

A estimativa para a safra nacional de grãos, que já estava em patamar recorde, foi elevada novamente e deve chegar a 252 milhões de toneladas em 2020, ficando 4,4% acima da colheita de 2019. Os dados constam do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de setembro, divulgado hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

A projeção para a área a ser colhida foi de 65,2 milhões de hectares, crescimento de 3,1% (2 milhões de hectares) frente à área colhida em 2019. O arroz, o milho e a soja, os três principais produtos, somam 92,5% da estimativa da produção e 87,2% da área a ser colhida.

A soja, o algodão herbáceo (em caroço) e o café devem atingir no ano seus patamares mais altos de produção na série histórica do IBGE. O milho também está em alta, mas não deverá atingir o recorde alcançado no ano anterior.

 

A produção de soja no ano deve totalizar 121,4 milhões de toneladas, aumento de 7% frente à safra de 2019 e de 0,3% em relação ao que era estimado em agosto. A colheita da soja não será ainda maior devido à queda de 39,4% na produção gaúcha, que sofreu com uma estiagem prolongada entre dezembro e maio.

 

"Os preços da soja mantiveram-se elevados, alavancados pela valorização do dólar e pela forte demanda internacional, o que fica evidenciado pelo ritmo de vendas antecipadas, maior que no ano anterior", disse, em nota, o analista de agropecuária do IBGE Carlos Barradas.

 

Café e algodão


O café, que também tem estimativa de recorde, puxado pela variedade arábica, oferece boas perspectivas para o mercado, segundo o analista. A produção brasileira deve alcançar 3,6 milhões de toneladas, crescendo 1,7% em relação ao que era esperado no mês anterior e 21,5% frente a 2019, sendo 2,8 milhões de toneladas da variedade arábica.

 

"Tivemos uma safra de café arábica sem precedentes, um produto de excelente qualidade que deve permitir que os produtores brasileiros recuperem importantes mercados internacionais", afirmou o pesquisador.

O algodão é outro destaque na safra de grãos de 2020, com um recorde de produção esperado em 7,1 milhões de toneladas, aumento de 2,4% em relação à estimativa de agosto e de 2,7% em relação a 2019.

 

Milho


A estimativa para o milho continua abaixo do recorde de 2019, mas está cada vez mais perto (100 mil toneladas de diferença), sendo o segundo patamar mais alto da série do IBGE. A estimativa da produção cresceu 0,2%, totalizando 100,5 milhões de toneladas. Segundo o levantamento, tanto a demanda interna, devido ao aumento do consumo pelos produtores de carnes, quanto a externa, em decorrência da depreciação cambial do real, estão em alta.

 

"A baixa oferta no mercado e a elevada procura pelo produto impulsionam os preços no mercado brasileiro, o que vem estimulando maiores investimentos nas lavouras de milho, principalmente no Paraná e na região Centro-Oeste. Além disso, algumas usinas de produção de álcool a partir do milho estão se instalando em Mato Grosso, o que pode também elevar regionalmente a demanda pelo cereal, possibilitando um aproveitamento maior dessa matéria-prima, com redução de custos logísticos e, consequentemente, uma diminuição na defasagem de preços entre diferentes praças", afirmou Barradas.

 

Mato Grosso lidera a produção nacional de grãos, com participação de 28,9%, seguido pelo Paraná (16,1%), Rio Grande do Sul (10,6%), Goiás (10,3%), Mato Grosso do Sul (8,0%) e Minas Gerais (6,3%), que, somados, representaram 80,2% do total nacional.

 

 

Fonte: Agência Brasil

 


Veja também

Conab prevê produção recorde de grãos na safra 2020/21

Com 268,7 milhões de toneladas, o Brasil deve ter uma produção recorde de grãos na safra 202...

Veja mais
Segundo semestre se inicia com aumento expressivo de vendas no varejo

O segundo semestre do ano começou positivo para o varejo paulista: o setor registrou um crescimento de 6,8% nas r...

Veja mais
Varejo deve ter vendas até 40% menores neste ano, projeta Ibevar

No ano em que as lojas passaram meses fechadas, o varejo imaginava que a salvação viria das vendas de fina...

Veja mais
Dia das Crianças: apesar da pandemia, setor de brinquedos espera vender mais

Com o Dia das Crianças se aproximando, surgem muitas dúvidas sobre o mercado, principalmente por conta do ...

Veja mais
Venda de alimentos e bebidas crescem105% no 1° semestre

A necessidade de isolamento social impactou os resultados do varejo físico, mas a necessidade de compra dos consu...

Veja mais
Coronavírus: Nestlé precisou inovar para não deixar faltar alimentos durante pandemia

Para a Nestlé, a inovação foi fundamental para enfrentar a pandemia causada pelo novo coronav&iacut...

Veja mais
A expectativa para a votação sobre rótulos de alimentos na Anvisa

A Anvisa vota no próximo dia 6 a nova proposta de rótulos de alimentos — que sugere uma rotulagem nutrici...

Veja mais
Pesquisa revela forte presença do varejo online no cotidiano da população acima de 60 anos

A SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo em parceria com a AGP Pesquisas realizou um levantamento com informa&...

Veja mais
Pesquisa revela que brasileiro desconhece presença do açúcar nos alimentos

Pesquisa encomendada pelo WW Vigilantes do Peso em parceria com a Opinion Box revela que 37% dos brasileiros ultrapassam...

Veja mais