Pesquisa revela forte presença do varejo online no cotidiano da população acima de 60 anos

Leia em 2min

A SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo em parceria com a AGP Pesquisas realizou um levantamento com informações sobre os atuais hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos. “Realizamos este estudo para analisar os fatores que levam este público a consumir, que aspectos eles mais prezam em suas compras e a presença do varejo digital entre essa população. Além disso, foi avaliado a experiência de compra e os aspectos mais valorizados no consumo de produtos e serviços”, comenta Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

O estudo da SBVC contou com 503 entrevistados. 88% dos consumidores 60+ afirmaram que eles mesmos são os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em sua residência. Para esse consumidor, comprar online é uma realidade, e principalmente o consumo através de smartphones, 71% versus 64% em 2019, e 48% em 2018. Sendo que, desses consumidores mobile, 46% compram via aplicativos (versus 12% em 2017).

É importante ressaltar que o consumo relacionado a itens básicos são feitos com maior frequência: 53% dos entrevistados costumam ir semanalmente a redes de hipermercados ou supermercados, 41% afirmam consumir mensalmente em drogarias/ farmácias. 35% costumam ir eventualmente à shoppings centers, versus 30% em 2019, e que possuem itens ocasionais de compra (e 30% afirmam raramente frequentar esse canal). Percebe-se que o consumidor com mais de 60 anos, utiliza super e hipermercados, tradicionais e de vizinhança, em seu mix de consumo, e também vai à farmácias e drogarias para compras de uso mensal, utilizando-os como canal de reposição.

Experiência

Sobre a experiência no ponto de venda dos supermercados, os consumidores a consideram positiva, 84% apreciam a experiência, sob análise de “Top2Box”, soma das opções “Muito boa” e “Boa”, versus 75% em 2019. Shopping centers caem timidamente de 68% para 65%, considerando “Top2Box”. Farmácias e Drogarias oferecem uma das melhores experiências a esse consumidor, 84% sentem que sua jornada de compra a esse tipo de loja é positiva, sob a análise de “Top2Box”.

Pelo tamanho que esta parcela da população irá representar nos próximos anos, é importante cada vez mais o varejo entender essa evolução e buscar soluções para esse público. As empresas precisam investir mais na experiência de compra desse consumidor, consequentemente treinamento dos funcionários. Fazer nada diferente do básico que já deve ser feito.


Fonte: Newtrade 


Veja também

Pesquisa revela que brasileiro desconhece presença do açúcar nos alimentos

Pesquisa encomendada pelo WW Vigilantes do Peso em parceria com a Opinion Box revela que 37% dos brasileiros ultrapassam...

Veja mais
Governo anuncia criação do programa Renda Cidadã

O governo federal anunciou hoje (28) a criação do programa Renda Cidadã. Estavam presentes o presid...

Veja mais
Brasil compra quase 200 mil toneladas de arroz dos EUA, Índia e Guiana, estima Abiarroz

A indústria brasileira de arroz já negociou cerca de 188 mil toneladas do cereal (base em casca) com Estad...

Veja mais
Pesquisa mostra que 90% dos brasileiros têm interesse em alimentos vegetais

Estudo sobre hábitos de consumo divulgado pela Ingredion mostra que 90% dos brasileiros se dispõem a inger...

Veja mais
Pagamentos por débito aumentam faturamento dos supermercados em agosto

O mês de agosto trouxe um alento para os setores do varejo em relação ao faturamento das empresas se...

Veja mais
Muitos brasileiros continuam em home office

Uma pesquisa realizada pelo DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos -,...

Veja mais
Comércio registra a segunda maior alta do ano

Aos poucos a economia tenta reagir e o varejo, por tabela, também. E após alguns meses de pandemia, o indi...

Veja mais
Governo libera o registro de 31 agrotóxicos genéricos para uso dos agricultores

O Ministério da Agricultura publicou nesta quarta-feira (23) a liberação de mais 31 agrotóxi...

Veja mais
Os desafios do turnover dentro do varejo

“As pessoas são o maior ativo de uma organização, estão na linha de frente e trazem os resu...

Veja mais