Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 













Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/09/2020 15:19 - Black Friday brasileira: vendas caem 8,3% em relação a 2019, diz Cielo

A Cielo fez um balanço da “Semana Brasil 2020”, conhecida como a Black Friday Brasileira, que aconteceu de 3 a 13 de setembro. Apesar dos esforços do varejo, as vendas de 2020 foram 8,3% menores que as de 2019. Os dados foram divulgados em primeira mão por Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral do Gouvêa Ecosystem, nesta terça-feira, 15, no Global Retail Show.

Alguns setores registraram quedas mais significativas, como turismo (-55,8%), bares e restaurantes (-33,6%), e vestuário (-28,3%). Mas nem todos sofreram. As lojas de móveis e eletrodomésticos registraram alta de 7%, os supermercados cresceram 13,2% e o setor de material de construção subiu 21,3%.

Em média, o varejo físico registrou uma queda de 10,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. O e-commerce, por sua vez, cresceu 10,3%. Desconsiderando o turismo e transporte, o comércio eletrônico cresceu cerca de 90%.

Gouvêa afirma que o resultado negativo não deve ser interpretado como uma derrota. Por conta da pandemia, o varejo estava com números ruins mesmo antes da semana promocional. No final de agosto, a queda em relação ao mesmo período de 2019 era de 18,4%. “O que era negativo ficou menos negativo. Essa melhoria de 10 pontos percentuais é semelhante a que tivemos no ano passado em relação a 2018”, diz o especialista.

Criada pela Secretaria de Comunicação do governo federal (Secom) e pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) em 2019, a “Semana Brasil 2020” prometia descontos de até 70% para os consumidores. O objetivo do governo era impulsionar as vendas do varejo nacional. Grandes empresas de diversos segmentos, como Magazine Luiza, brMalls e Sephora aderiram à campanha.

No ano passado, cerca de 3.000 lojas participaram da chamada “Black Friday verde e amarela”. Segundo levantamento realizado pela Cielo, na comparação com o mesmo período de 2018, a “Semana do Brasil” de 2019 fez o varejo crescer 11,3%. O setor de móveis e eletrodomésticos foi um dos que registrou maior aumento de vendas, com crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior.


Fonte: Exame  

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

21/10/2020 15:04 - Parcerias e promoções sazonais podem ser uma boa opção
21/10/2020 14:31 - Consumo de orgânicos aumenta na pandemia, aponta Organis
20/10/2020 14:27 - Pandemia faz triplicar número de brasileiros que compram produtos domésticos pela internet
19/10/2020 10:58 - Governo zera imposto de importação da soja e do milho
19/10/2020 10:58 - Governo zera imposto de importação da soja e do milho
08/10/2020 13:42 - Anvisa aprova norma sobre rotulagem nutricional
08/10/2020 13:05 - Conab prevê produção recorde de grãos na safra 2020/21
08/10/2020 12:21 - IBGE prevê safra recorde de 252 milhões de toneladas em 2020
06/10/2020 15:58 - Segundo semestre se inicia com aumento expressivo de vendas no varejo
05/10/2020 14:49 - Varejo deve ter vendas até 40% menores neste ano, projeta Ibevar
05/10/2020 14:18 - Dia das Crianças: apesar da pandemia, setor de brinquedos espera vender mais
05/10/2020 14:11 - Venda de alimentos e bebidas crescem105% no 1° semestre
30/09/2020 14:24 - Coronavírus: Nestlé precisou inovar para não deixar faltar alimentos durante pandemia
30/09/2020 14:20 - A expectativa para a votação sobre rótulos de alimentos na Anvisa
29/09/2020 14:50 - Pesquisa revela forte presença do varejo online no cotidiano da população acima de 60 anos

Veja mais >>>