Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

13/07/2020 17:44 - Kantar analisa impacto da pandemia nas escolhas das marcas no Brasil

Realizado há 8 anos consecutivos, o ranking Brand Footprint, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, acaba de divulgar as marcas mais escolhidas pelos consumidores no Brasil em 2019. Além disso, foi feita uma análise especial sobre o impacto da Covid-19 nesse universo entre janeiro e abril de 2020.  No ano passado, Coca-Cola, Ypê, Italac, Colgate e Tang, nessa ordem, foram as marcas mais escolhidas pelos brasileiros. Foram analisadas mais de 290 marcas no Brasil em 2019, sendo que 86% das Top 50 mudaram de posição no ranking, com destaque para a Oral-B, que ganhou 22 lugares e entrou no Top 50 pela primeira vez, além de Aurora, Quero e Bombril, que subiram 7, 6 e 5 posições, respectivamente.

 

No que se refere à penetração, o levantamento também concluiu que a marca de sucos Del Valle foi a que mais conquistou novos lares compradores em 2019, (+6,2 pontos percentuais de penetração), o que representa mais de 3,4 milhões de novos compradores, seguida pela Skala (+3,3 milhões de novos lares) e Visconti (+3,1 milhões novos lares).  Entre as cestas, Nissin foi a marca mais escolhida na de Alimentos, enquanto Coca-Cola é a líder entre as Bebidas, Italac entre Lácteos e Substitutos, Ypê para Cuidados com o Lar e Colgate para Cuidados Pessoais.

 

Em comparação com 2018, o brasileiro aumentou em 4% o valor gasto com compras de bens de consumo massivo, especialmente nos lares com 1 ou 2 pessoas (+6%), monoparentais (+6%) e formados por donas de casa com mais de 50 anos (+5%). Entre os canais de compra, destaque para atacarejos, com crescimento em valor de 12%, e farmácias e drogarias, com 6%.

 

Reflexo da Covid-19 na escolha das marcas

 

De janeiro a abril de 2020, quando o mundo já convivia com o impacto da pandemia, 49% das marcas cresceram em CRP (Consumer Reach Point) no Brasil. Nesse contexto, as marcas locais ganharam ainda mais relevância, representando mais de 65% do mercado em valor, contra 64% no mesmo período do ano anterior. Considerando as cestas, Alimentos, Lácteos e Cuidados com o Lar são onde as marcas locais têm mais força, com presença de 84%, 78% e 75%, respectivamente.

 

Como era de se esperar, com as rigorosas recomendações em relação à higiene no combate ao coronavírus, os gastos com as cestas de Cuidados com o Lar e Cuidados Pessoais cresceram no curto prazo. Os brasileiros gastaram até 11% mais adquirindo produtos da primeira cesta e até 5% mais em relação à segunda. Nesse novo cenário, Tixan, Ypê e Limpol são as Top 3 marcas na preferência nacional para limpeza da casa, enquanto Lux, Close Up e Skala são as mais escolhidas para cuidados pessoais. Entre os produtos, cloro (+52%), esponja de aço (+44%), papel higiênico (+25%) e absorvente higiênico (+12%) registraram os maiores crescimentos em valor.

 

Ainda considerando as cestas, Aurora, Perdigão e Sadia foram as líderes nas escolhas de Alimentos dos brasileiros nos quatro primeiros meses no ano. Quando o tema é Bebida, Sukita foi a que mais cresceu, depois Coca-Cola e Heineken. Entre os lácteos, o top 3 fica com Piracanjuba, Vigor e Danone, nessa ordem. De forma geral, o Top 10 de marcas que mais ganharam penetração entre janeiro e abril de 2020 no país é composto por Aurora, Lux, Perdigão, Tixan, Piracanjuba, Sadia, Pullman, Parmalat, Gallo e Alto Alegre, nessa ordem.

 

Segundo o estudo, casais com crianças pequenas, lares monoparentais e com crianças de até 12 anos, além da Classe C, foram os grupos que mais aumentaram seus gastos em valor com FMCG se comparados os índices de janeiro a abril de 2020 com o mesmo período de 2019. Para saber mais sobre o Brand Footprint da Kantar, acesse http://www.kantar.com/brandfootprint.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

07/08/2020 15:36 - Cotações dos lácteos subiram no atacado em julho
04/08/2020 15:32 - Governo publica novas normas de identidade e qualidade para queijos
03/08/2020 12:17 - CMN publica resoluções de auxílio a produtores rurais
31/07/2020 15:11 - Cuidados do setor de frigoríficos para a saúde dos colaboradores
31/07/2020 15:05 - Consumo de ovos deve ser de 250 per capita em 2020
29/07/2020 15:57 - Preço do leite ao produtor sobe 1,82% em julho
28/07/2020 15:47 - Da fábrica para o consumidor: saiba por que a Nestlé e a Absolut aderiram à venda direta
28/07/2020 14:38 - Agricultores do Acre poderão vender produção para o estado
21/07/2020 12:05 - Câmara aprova auxílio com cinco parcelas de R$ 600 a agricultores familiares
20/07/2020 17:35 - Com estiagem, safra de milho no Paraná será menor
20/07/2020 17:25 - Brasileiros aumentam cuidados de higiene e marcas ampliam portfólio
20/07/2020 13:50 - Incerteza provocada pelo coronavírus deve travar investimentos no país
20/07/2020 13:25 - Estudo projeta redução de áreas de produção de arroz e feijão
15/07/2020 15:21 - Cresce interesse de brasileiros por alimentos que ajudem na saúde e na imunidade
15/07/2020 10:28 - Taxa cai levemente, mas Brasil ainda tem 11 milhões de analfabetos

Veja mais >>>