Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

09/07/2020 13:02 - As preferências do consumidor nesta pandemia

O levantamento conhecido como "O futuro do consumo num cenário pós-Covid-19", realizado recentemente pela Social Miner (empresa que reúne os dados de consumo, tecnologia e humanização para sites, com base superior a 41 milhões de cadastros) e a Opinion Box, revelou que após a pandemia, 62,7% dos entrevistados pretendem fazer as suas compras de mercado/feira tanto online quanto em lojas físicas, e que 10,9% estão decididos a consumir somente pelo online.

 

Para os clientes das classes C, D e E, a taxa de estreantes, que compraram pela primeira vez, chegou a 8,37%, o que significa que há um novo perfil de público adentrando esse universo. Enquanto para as classes A e B, a porcentagem referente à primeira transação em e-commerces ficou em apenas 3,83%, provavelmente por estarem mais habituados a esse tipo de transação. Eles foram inclusive os que mais se aventuraram (23,47%) ao consumir em lojas que ainda não conheciam.

 

Além disso, os números comprovam que comprar online se tornou uma opção para muitas pessoas. Isso porque para 72,4% delas, a experiência nos e-commerces foi positiva, enquanto 22,1% consideraram a vivência intermediária, ou seja, metade negativa e metade positiva. Entre os principais motivos dessa alta taxa de aprovação estão os bons preços e ofertas, com 53,6%; a praticidade para 38,7%, e os prazos de entrega rápidos, 35,9%.

 

No que se refere às experiências de compra negativas, 38,8% afirmaram que o problema foram os prazos de entrega e 37,8% apontaram que o valor do frete era muito alto, injusto ou não compensava a compra.

Considerando o público em geral, ter a sensação de segurança ao comprar em sites já conhecidos foi prioridade para 18,5% dos entrevistados. Marcas influentes e conhecidas nessas plataformas acabaram ganhando a preferência dos clientes e as empresas que se destacaram como lojas físicas, antes da pandemia, também tiveram a confiança do público no ambiente online (22,4%), neste período de isolamento social.

 

Para encontrar essas lojas online, 46,3% usaram sites de busca como Google e o Bing; 38,7% lançaram mão dos aplicativos e 31,3% encontraram as marcas pelo Instagram. Na sequência, a pesquisa mostra os anúncios, o Facebook e a indicação dos amigos.

 

Curiosidades

 

- Para os compradores com idade entre 16 e 29 anos, o Instagram teve uma representatividade de 43,6% para encontrar as lojas online, perdendo apenas para o sites de busca. Já no caso das pessoas com 50 anos ou mais, esse índice foi de apenas 12,7% .

 

- O medo de fraudes no pagamento não está no topo da lista de motivos pelos quais as pessoas não fecharam as compras online. Ele aparece em terceiro lugar, com 19,4%. O que desmotivou mais os consumidores foi o preço do frete, para 33,9%, e a demora na entrega, 19,7%.

 

- Entre os canais preferidos pelo consumidor, na hora de finalizar uma compra, os sites continuam no topo da lista, com 72,2%, seguidos pelos aplicativos de e-commerce, 61,9%. Mas o destaque aqui vai para a nova tendência: compras pelo WhatsApp, chegando à marca de 40,7%.

 

 

Fonte: SuperVarejo

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

15/08/2020 09:34 - Online e gratuito, Congresso Abrasel discute a retomada dos negócios no país
14/08/2020 15:38 - Nestlé investe em treinamento para colaboradores lidarem com as emoções
11/08/2020 15:39 - Nestlé encerra Produção de Leite em Pó em Garanhuns
11/08/2020 14:00 - Safra deste ano deve ser 3,8% superior à de 2019, prevê IBGE
10/08/2020 14:45 - Na contramão da crise, supermercados contratam e traçam planos de expansão
10/08/2020 11:17 - Governo autoriza o registro de 1 princípio ativo inédito e 5 genéricos usados na formulação de agrotóxicos
07/08/2020 15:36 - Cotações dos lácteos subiram no atacado em julho
04/08/2020 15:32 - Governo publica novas normas de identidade e qualidade para queijos
03/08/2020 12:17 - CMN publica resoluções de auxílio a produtores rurais
31/07/2020 15:11 - Cuidados do setor de frigoríficos para a saúde dos colaboradores
31/07/2020 15:05 - Consumo de ovos deve ser de 250 per capita em 2020
29/07/2020 15:57 - Preço do leite ao produtor sobe 1,82% em julho
28/07/2020 15:47 - Da fábrica para o consumidor: saiba por que a Nestlé e a Absolut aderiram à venda direta
28/07/2020 14:38 - Agricultores do Acre poderão vender produção para o estado
21/07/2020 12:05 - Câmara aprova auxílio com cinco parcelas de R$ 600 a agricultores familiares

Veja mais >>>