Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

08/05/2020 15:01 - Brasileiro pretende manter nível reduzido de consumo no pós-pandemia, mostra pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Industria (CNI) sobre os hábitos de consumo dos brasileiros pós pandemia revela que boa parte das pessoas no país manterão o nível de consumo adotado na pandemia.

Algo entre 50% a 72% da amostra pretende manter, após o término das medidas restritivas, o nível de consumo adotado durante o isolamento, o que pode indicar que as pessoas não estão dispostas a retomar o mesmo patamar de compras anterior à pandemia de coronavírus, de acordo com a CNI.

De cada quatro brasileiros, três disseram que reduziram seus gastos após o início das medidas de distanciamento social. O impacto na renda e o medo do desemprego levaram 77% dos consumidores a reduzirem, durante este atual período de isolamento social na maioria dos estados brasileiros, o consumo dos produtos testados.

O estudo investigou 15 setores, sendo que apenas as cestas de produtos de limpeza (68%), produtos de higiene pessoal (56%) e alimentos comprados em supermercados (49%) registraram aumento no consumo.

Do outro lado, as maiores reduções nas compras ocorreram nas categorias de calçados (40%), roupas (37%), cosméticos (32%) e móveis (31%).

Já 42% dos entrevistados justificam a redução de seus gastos pela insegurança quanto ao futuro, 30% por ter perdido ao menos parte da renda e 26% devido ao isolamento em si.

Apenas 23% dos entrevistados não reduziram em nada suas compras, na comparação com os hábitos anterior à pandemia. Dos que fizeram alterações na sua rotina de consumo, 60% afirmaram que a redução é temporária, enquanto 29 % confirmam que adotarão essa postura no futuro.

Pós quarentena


Em relação ao período pós isolamento social, o estudo mostra um aumento da procura no curto prazo (até 3 meses) de roupas (34%) e calçados (31%), produtos que tiveram as vendas mais impactadas negativamente durante a quarentena, dos 11 itens testados durante as entrevistas.

Nas projeções que leva em consideração o período de até um ano após o fim das medidas restritivas, além de roupas (70% das pessoas pretendem comprar nesse prazo) e calçados (66%), despontam móveis (28%), celulares (27%), eletroeletrônicos (23%) e eletrodomésticos (23%), todos acima do patamar de 20% de intenção de compra em até um ano.

Dívidas e medo


A pesquisa aponta que mais da metade da população brasileira encontra-se endividada. Dos brasileiros, 53% estão com contas atrasadas – o percentual é a soma dos 38% que já estavam endividados antes da pandemia e os 15% que contraíram dívidas nos últimos 40 dias, período que coincide com o início do isolamento social.

Destes, 40% afirmam que já estão com algum pagamento em atraso e 57% passou a atrasar suas parcelas nos últimos 40 dias.

O estudo ainda revela outros efeitos da pandemia de coronavírus na vida dos brasileiros. 9 em cada 10 entrevistados, 88% da amostra, consideram grandes os impactos da pandemia de coronavírus na economia brasileira.

Setenta e sete por cento dos pesquisados dizem ter medo de perder o emprego, sendo 44% destes alertaram possuir muito medo. Outro dado preocupante apontado pela pesquisa é sobre a renda mensal do brasileiro, apenas 36 % das pessoas dizem que continuarão recebendo normalmente seu salário ou renda mensal.

Já ficaram sem renda 23% dos entrevistados, enquanto outros 17% tiveram redução parciais nos seus rendimentos mensais – o que significa que 4 em cada 10 brasileiros acima de 16 anos perderam poder de compra desde o início da pandemia.

Realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, o estudo entrevistou por telefone, entre os dias 2 e 4 de maio, cerca 2.005 pessoas com idade a partir de 16 anos, nos 26 estados e Distrito Federal. A margem de erro no total da amostra é de 2 p.p, com intervalo de confiança de 95%.

 

Fonte: Newtrade

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

01/07/2020 19:24 - MMA publica estudo de caso que aborda mudança do HCFC-22 para CO2 no Angeloni
30/06/2020 15:16 - Varejo ampliado deve sofrer mais redução
30/06/2020 14:49 - SP multará em R$ 500 quem estiver nas ruas sem máscara
30/06/2020 12:46 - Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada na capital paulista
29/06/2020 13:40 - Por que a Starbucks, Coca-Cola, Unilever e Diageo suspenderam publicidade nas redes
23/06/2020 15:11 - Isolados, 4 em cada 10 mudaram alimentação
23/06/2020 14:00 - Nova plataforma permite acompanhar medidas de enfrentamento à Covid-19 no país
22/06/2020 14:07 - ABAD lança campanha nacional em prol de bares e restaurantes atingidos pela pandemia
19/06/2020 15:44 - Indústrias de amendoim fortalecem canais online para período de festas juninas
19/06/2020 15:04 - Portaria define medidas preventivas no trabalho contra a covid-19
18/06/2020 15:18 - Setor agrícola brasileiro prospera apesar de pandemia de covid-19
15/06/2020 15:18 - Anvisa atualiza orientações para empresas de alimentos
12/06/2020 15:06 - eSocial - Cronograma: estado de calamidade adia entrada do 3º grupo de obrigados
12/06/2020 14:22 - Hábitos de consumo vão mudar após pandemia do coronavírus, aponta pesquisa
11/06/2020 17:02 - Brasileiros aumentam consumo de sanduíches e diminuem tempo de preparo de refeições

Veja mais >>>