Brasileiros diminuem consumo de carne vermelha devido à preocupação com saúde

Leia em 1min 30s

Preocupados com a saúde, os brasileiros têm mudado alguns hábitos alimentares, principalmente diminuindo a quantidade de carne vermelha, gordura, açúcar e sódio na dieta. De acordo com o levantamento “Who Cares, Who Does”, feito pela Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, 48,5% dos consumidores brasileiros afirmam ter reduzido o consumo de gordura, 48% cortaram certa quantidade de sódio na alimentação e 47% eliminaram o açúcar do dia a dia. Adoçantes, glúten, lactose e alimentos processados também passaram a ter a quantidade controlada à mesa.

 

No mesmo período, a carne vermelha também teve seu espaço reduzido no estômago do consumidor e não só por conta do impacto socioambiental, mas também como forma de equilibrar o orçamento doméstico, de acordo com 25% dos que participaram da pesquisa. Ainda entre os brasileiros, 31,5% declaram ter reduzido a carne por indicação médica e 16% pelo bem-estar dos animais. Ao total, 22% diminuíram o consumo desse tipo específico de proteína e apenas 8% aumentaram.

 

Enquanto algumas categorias de produtos são cortadas, outras ganham espaço, como é o caso de produtos orgânicos. Na hora de ir às compras, 69% das pessoas priorizam levar para casa alimentos naturais e 45,5% optam por orgânicos. “Apesar de os brasileiros buscarem mais saudabilidade, o custo um pouco mais elevado de produtos naturais e orgânicos ainda é a principal barreira para quem não os consome com tanta frequência”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

 

Para escolher os produtos ideais, os brasileiros estão mais atentos aos rótulos. Entre os que checam as embalagens, 44% ficam de olho na taxa de açúcar, 40% na quantidade de gordura, 38% na presença de sódio, 37% nas calorias e 33% nos conservantes.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar

 


Veja também

Varejo oferece experiência de compra positiva a portadores de deficiência física

Segundo estimativas do IBGE, a parcela da população brasileira com alguma deficiência intelectual, m...

Veja mais
Comissão aprova doação de alimentos próximos de vencer para o combate do desperdício

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o Projeto de Lei 211/19, que incentiva o empresariado a ...

Veja mais
Empresa mapeia perfil do consumidor para evitar desperdício de alimentos

  A inteligência artificial tem ajudado o setor de alimentação a evitar desperdício. Ag...

Veja mais
Conveniência é a bola da vez

Redes de varejo globais e nacionais estão acelerando sua expansão por meio de formatos de lojas menores, d...

Veja mais
Produtos orgânicos oferecem maior garantia para o consumidor quando se trata de saúde

Os alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos, antibióticos, fertilizantes, ou seja, n&ati...

Veja mais
95% dos consumidores já usaram cupons de desconto em compras online

  No Brasil, os cupons de desconto foram popularizados por grandes players, como iFood e Magazine Luiza. O Magalu,...

Veja mais
Homens brasileiros estão mais engajados em sua rotina de higiene e beleza

O mercado de beleza especializado no público masculino está se transformando e amadurecendo nos últ...

Veja mais
Brasil desperdiça 23,6 milhões de toneladas de alimentos por ano

Um dos fenômenos causados pela cultura do consumismo é o desperdício alimentar. Somente no Brasil, s...

Veja mais
GPA marca data para proposta à Exito, em tentativa do Casino de simplificar suas holdings

A empresa de varejo brasileira GPA anunciou formalmente os termos de uma proposta pública de aquisiç&atild...

Veja mais