Idosos são única faixa etária que mostra crescimento em consumo no Brasil

Leia em 2min 20s

 

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data de 1º de outubro marca o Dia Internacional do Idoso, faixa etária que vem crescendo em quantidade e também oportunidade de mercado no Brasil. Entre julho de 2017 e 2019, o país ganhou 1,2 milhão de novos lares com mais de 65 anos, segundo a multinacional de painéis de consumo Kantar. Do total de 9,4 milhões de lares maduros brasileiros, 64% têm entre 1 e 2 pessoas, 86% não têm crianças de até 12 anos e 38% têm carro. Além de menores, estas famílias têm uma renda média domiciliar mensal 9% maior do que o restante da população.

 

Neste cenário, os novos sêniores são um mercado com grande potencial de crescimento no futuro próximo. Apesar de todas as faixas etárias terem reduzido a frequência de compra de bens de consumo massivo (FMCG) nos últimos anos, atualmente, os idosos são o único target que apresentou crescimento em unidades (+2,1%), volume comprado (+0,6%) e valor desembolsado (+5,3%) nos últimos 12 meses terminados em julho deste ano. Os lares maduros apresentam ainda índices positivos e gastam mais na compra de todas as categorias em comparação com a média geral da população, especialmente em higiene e beleza (+6,3%), bebidas (+7,3%) e commodities (+4,6%).

 < Objeto OLE: Picture (Device Independent Bitmap) >>

 

“Entre as pessoas maduras, 90% têm telefone celular, 45% acessam internet e 11% trabalham fora. Elas não se enxergam mais como idosas, por isso buscam produtos específicos e qualidade de vida”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

 

Entre as categorias, destaque para o azeite, produto que mais conquistou lares acima dos 65 anos no intervalo de julho de 2017 e o mesmo mês deste ano. O produto ganhou 6,9 pontos de penetração e conquistou 651 novos domicílios dessa faixa etária, seguido por escova dental, leite fermentado, cereal matinal e inseticida. Enquanto donas de casa mais jovens de até 34 anos aumentaram o consumo dentro do lar de leite fermentado, petit suisse, leite em pó, água de coco e batata congelada, nesta ordem, maioria dos produtos relacionada ao consumo infantil.

 < Objeto OLE: Picture (Device Independent Bitmap) >>

 

Com uma frequência de visita aos pontos de venda 7% maior, as donas de casa da terceira idade elegem as lojas de proximidade e conveniência como prioridade, destacando-se farmácias e supermercados independentes. Além deles, o atacarejo também vem conquistando espaço entre este target. Entre julho de 2018 e o mesmo mês de 2019, o canal ganhou 669 mil novos lares maduros como compradores.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar

 

 


Veja também

Guerra no mercado de cartões chega à Câmara dos Deputados

A efervescência do mercado de meios de pagamentos terá um novo capítulo na semana que vem, quando um...

Veja mais
Estudo aponta que 33% dos lares são propensos a comprar produtos premium

Mais qualidade, performance superior e experiências diferenciadas. Esses são alguns dos atributos que poder...

Veja mais
Feijão vira salgadinho saudável para atender o consumo crescente de snacks

Alimento consumido diariamente nas refeições da maior parte dos brasileiros, o feijão, leguminosa r...

Veja mais
Consumidor poderá opinar e dar sugestões sobre o que deve aparecer nos rótulos

Consumidores já podem opinar e dar sugestões sobre as informações nas embalagens de alimento...

Veja mais
Vendas no Dia das Crianças prevê crescimento de 1,3%

A maioria dos comerciantes curitibanos tem a expectativa de que as vendas do Dia das Crianças deste ano, seja sup...

Veja mais
Compras com cartões avançam 18% e somam R$ 850 bilhões no 1º semestre

Os brasileiros estão usando cada vez mais os meios eletrônicos de pagamento para realizar suas compras. De ...

Veja mais
O que revela a pesquisa sobre o consumo de orgânicos no Brasil

O Organis, entidade de promoção do setor de orgânicos, realizou pesquisa sobre o Panorama do consumo...

Veja mais
Sorvete ganha 2 milhões de novos lares nos últimos 12 meses no Brasil

O sorvete é uma das sobremesas mais populares do mundo e, por isso, tem até seu próprio dia. A data...

Veja mais
Anvisa propõe novo modelo para rótulos de alimentos

Os rótulos dos produtos nem sempre deixam claro àquilo que está dentro da embalagem. Pensando nisso...

Veja mais