Kantar: Metade dos e-shoppers brasileiros nunca fez compras de supermercado online

Leia em 3min

Apesar do crescimento do comércio eletrônico no Brasil, muitos consumidores ainda não se sentem confortáveis em fazer as compras do supermercado online: segundo o eCommerce ON, estudo inédito da Kantar, metade dos e-shoppers brasileiros nunca usou o carrinho virtual para abastecer a geladeira e a dispensa. E 7% das pessoas que já fizeram, afirmam que não fariam novamente por algum tipo de insatisfação.

 



 

O número de pessoas que não tiveram nenhum tipo de experiência com compras online de supermercado é maior entre as mulheres (54%). São elas também que apresentam maior receio em relação a esse tipo de compra (12%) em comparação com os homens (8%). Já o número de pessoas que tiveram experiências ruins e não voltariam a comprar online se mantêm o mesmo entre ambos os gêneros (7%).

Quando analisamos o grupo de pessoas que têm receios sobre fazer as compras de supermercado online, as principais preocupações são: a entrega (27%), a falta da experiência física de selecionar os produtos (18%) e a falta de qualidade (15%).


"A entrega é algo bastante conhecido como barreira para o crescimento do canal - seja pelo custo do frete ou pela demora na entrega. Mas o que chamou nossa atenção foi a barreira relacionada a selecionar o produto", afirma Luciana Piedemonte, diretora e líder de commerce da Kantar Brasil. "É importante trabalhar esse aspecto trazendo uma experiência que reforce a percepção de que o shopper está escolhendo os produtos, seja mostrando detalhes e validade de produto com fotos de qualidade. Além disso, outros pontos de contato como embalagem e organização da entrega podem ajudar a superar essa percepção negativa."

 


Muitas oportunidades e espaço para crescimento



Mesmo com essas preocupações, 30% dos e-shoppers brasileiros que nunca fizeram suas compras de supermercado online estão abertos para começar a fazê-lo. O comércio eletrônico nesse setor pode também se beneficiar da grande penetração na classe A e entre os homens: mais de 64% dos e-shoppers da classe A já fizeram compras de supermercado online e estão inclinados a continuar fazendo; para homens, esse número é de 47% contra 39% das mulheres, o que confirma também a quebra do antigo estereótipo de que o gênero feminino é responsável pelas compras do lar.



O cenário do e-commerce é extremamente complexo, com diferentes players em jogo, sejam as plataformas de grandes varejistas do mundo offline, como Carrefour e Extra, aquelas completamente digitais, como Homerefill, e até aquelas terceirizadas, como o Rappi. "As marcas precisam agir de forma diferente em cada caso, pois os compradores têm diferentes necessidades e motivações. O que significa entender o perfil de cada um deles e entregar soluções específicas" diz Luciana. "Temos que colocar o shopper e suas necessidades no centro da estratégia de e-commerce."



Para navegar nessa complexidade, as marcas precisam dar três passos essenciais:



1. Dar atenção ao tamanho da oportunidade e não apenas ao tamanho do canal de vendas;
2. Eliminar barreiras reais e mentais para fomentar o e-commerce;
3. Entender as motivações e necessidades do shopper do canal para ser mais efetivo na execução.



Metodologia


O eCommerce ON é um estudo global feito em 14 países, com 16 macrocategorias, analisando mais de 100 mil atos de compras e o comportamento de 27 mil compradores online. Os detalhamentos de cada categoria podem ser adquiridos de acordo com a necessidade de cada empresa.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar


Veja também

Brasileiros preferem adquirir produtos naturais e orgânicos

Segundo o levantamento da Kantar “Who Cares, Who Does”, o consumidor tem se preocupado com seu bem-estar. Ao...

Veja mais
1 em cada 5 brasileiros já comprou um produto orgânico, diz estudo

A produção e o mercado de produtos orgânicos já ultrapassaram as fronteiras das plantaç...

Veja mais
Kantar apresenta mudanças e tendências que impactam consumo no mundo

Durante o evento Kantar Talks, a Kantar apresentou mudanças e tendências que impactam o mercado no Brasil e...

Veja mais
Pagamento instantâneo no Brasil será desenvolvido e administrado pelo BC

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira que o sistema de pagamentos instantâneos terá a base de dados d...

Veja mais
Mercado de cartões no Brasil cresce 18% no 1º semestre

O volume de compras pagas com cartões de débito e de crédito no Brasil somou 850 bilhões de ...

Veja mais
Compras de produtos de limpeza crescem no curto prazo no Brasil

Entre o consumo de produtos massivos (FMCG), a cesta de produtos de limpeza está entre as que apresenta resultado...

Veja mais
Pesquisa mostra que brasileiros estão consumindo mais frutas, legumes e verduras

O brasileiro está consumindo mais frutas e vegetais, principalmente as mulheres. Frutas são mais consumida...

Veja mais
Trinta e sete empresas e cooperativas participam de encontros com importadores no SIAVS 2019

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Pr...

Veja mais
Os desafios da indústria de hortifrutis no mercado mundial

Sem dúvida a inovação tecnológica e os investimentos levam ao crescimento do setor, com o au...

Veja mais