Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

10/09/2019 08:17 - Kantar: Metade dos e-shoppers brasileiros nunca fez compras de supermercado online

Apesar do crescimento do comércio eletrônico no Brasil, muitos consumidores ainda não se sentem confortáveis em fazer as compras do supermercado online: segundo o eCommerce ON, estudo inédito da Kantar, metade dos e-shoppers brasileiros nunca usou o carrinho virtual para abastecer a geladeira e a dispensa. E 7% das pessoas que já fizeram, afirmam que não fariam novamente por algum tipo de insatisfação.

 



 

O número de pessoas que não tiveram nenhum tipo de experiência com compras online de supermercado é maior entre as mulheres (54%). São elas também que apresentam maior receio em relação a esse tipo de compra (12%) em comparação com os homens (8%). Já o número de pessoas que tiveram experiências ruins e não voltariam a comprar online se mantêm o mesmo entre ambos os gêneros (7%).

Quando analisamos o grupo de pessoas que têm receios sobre fazer as compras de supermercado online, as principais preocupações são: a entrega (27%), a falta da experiência física de selecionar os produtos (18%) e a falta de qualidade (15%).


"A entrega é algo bastante conhecido como barreira para o crescimento do canal - seja pelo custo do frete ou pela demora na entrega. Mas o que chamou nossa atenção foi a barreira relacionada a selecionar o produto", afirma Luciana Piedemonte, diretora e líder de commerce da Kantar Brasil. "É importante trabalhar esse aspecto trazendo uma experiência que reforce a percepção de que o shopper está escolhendo os produtos, seja mostrando detalhes e validade de produto com fotos de qualidade. Além disso, outros pontos de contato como embalagem e organização da entrega podem ajudar a superar essa percepção negativa."

 


Muitas oportunidades e espaço para crescimento



Mesmo com essas preocupações, 30% dos e-shoppers brasileiros que nunca fizeram suas compras de supermercado online estão abertos para começar a fazê-lo. O comércio eletrônico nesse setor pode também se beneficiar da grande penetração na classe A e entre os homens: mais de 64% dos e-shoppers da classe A já fizeram compras de supermercado online e estão inclinados a continuar fazendo; para homens, esse número é de 47% contra 39% das mulheres, o que confirma também a quebra do antigo estereótipo de que o gênero feminino é responsável pelas compras do lar.



O cenário do e-commerce é extremamente complexo, com diferentes players em jogo, sejam as plataformas de grandes varejistas do mundo offline, como Carrefour e Extra, aquelas completamente digitais, como Homerefill, e até aquelas terceirizadas, como o Rappi. "As marcas precisam agir de forma diferente em cada caso, pois os compradores têm diferentes necessidades e motivações. O que significa entender o perfil de cada um deles e entregar soluções específicas" diz Luciana. "Temos que colocar o shopper e suas necessidades no centro da estratégia de e-commerce."



Para navegar nessa complexidade, as marcas precisam dar três passos essenciais:



1. Dar atenção ao tamanho da oportunidade e não apenas ao tamanho do canal de vendas;
2. Eliminar barreiras reais e mentais para fomentar o e-commerce;
3. Entender as motivações e necessidades do shopper do canal para ser mais efetivo na execução.



Metodologia


O eCommerce ON é um estudo global feito em 14 países, com 16 macrocategorias, analisando mais de 100 mil atos de compras e o comportamento de 27 mil compradores online. Os detalhamentos de cada categoria podem ser adquiridos de acordo com a necessidade de cada empresa.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/04/2020 17:00 - Há 3 anos metade das famílias gasta mais do que ganha
02/04/2020 11:48 - Após forte alta, vendas no varejo de autosserviço caem 3%
02/04/2020 11:46 - Cadeia do leite se adapta para garantir produto nas prateleiras
02/04/2020 10:25 - Impacto da quarentena nos setores de cuidados pessoais e alimentação no Brasil
01/04/2020 20:32 - Consumidor vai curtir o ano no azul em promoção milionária da Unilever
01/04/2020 13:08 - BRF anuncia doações de R$ 50 milhões
01/04/2020 10:07 - Brasileiros mudam consumo de cuidados pessoais e alimentação
31/03/2020 19:06 - Outback doa ovos de Páscoa para mercadinhos revenderem
27/03/2020 18:52 - Contágio cai e número de casos de Covid-19 em SP
27/03/2020 14:57 - Pesquisa revela que os brasileiros esperam das marcas durante a pandemia
27/03/2020 14:52 - Governo fixa medidas para garantir a segurança alimentar da população
26/03/2020 15:34 - Nestlé opera com capacidade total para garantir abastecimento
23/03/2020 17:49 - Governo reforça cuidados aos profissionais de transportes
19/03/2020 13:05 - Ministro Marinho anuncia ações para enfrentamento ao coronavírus
19/03/2020 11:55 - Fabricantes de chocolates estão otimistas com a Páscoa

Veja mais >>>