Ministério da Agricultura anuncia medidas de estímulo a cooperativas

Leia em 1min 30s

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, anunciou ontem (4), em sua conta oficial no Twitter, medidas voltadas a cooperativas, como a flexibilização de regras e a criação de um programa específico. As iniciativas visam fomentar o acesso a programas e estimular a venda da produção dos associados a cooperativas.

 

 

Foi assinada uma portaria alterando as regras para que cooperativas solicitem a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). O documento define quem pode ser classificado como produtor de agricultura familiar, funcionando como condição de acesso ao Pronaf e a outras políticas.

Pelas novas regras, associações com mais da metade de agricultores detentores de DAP ativa poderão requerer o documento. Antes a exigência era de 60% dos integrantes obedecendo essa condição.

 

Biodiesel

 

Tereza Cnisina anunciou também que enviará à Casa Civil da Presidência da Re´pública uma proposta para que cooperativas sem o DAP Jurídica obtenham o Selo Biocombustível Social. Assim, esses produtores poderão vender matéria-prima para empresas com atuação na produção de biodiesel.

 

Brasil Mais Cooperativo

 

Além disso, o Ministério da Agricultura lançou o programa Brasil Mais Cooperativo, que deve garantir assistência especializada a esses produtores. O propósito é auxiliar cooperativas que ainda têm dificuldade para planejar suas atividades no médio e longo prazos e necessitam de ações de modernização dos processos produtivos.

 

De acordo com Tereza Cristina, o programa pretende também ampliar o acesso das cooperativas e associações aos mercados privados e institucionais com parcerias entre entidades do governo e do cooperativismo.

 

 

Fonte: Agência Brasil

 

 

 

 


Veja também

Indústrias de alimentos podem ter o selo de bem-estar animal

Atentas à tendência do bem-estar animal na criação de animais de produção, as i...

Veja mais
Minalba Brasil anuncia novo posicionamento de marca

A Minalba Brasil lançará em julho o novo posicionamento adotado por todos os produtos vinculados à ...

Veja mais
Dados da Nielsen mostra que brasileiros buscam por produtos mais saudáveis

O consumidor passa a adotar uma relação muito mais holística com a saúde e o meio ambiente, ...

Veja mais
Mondelēz International adquire participação majoritária na Perfect Snacks®

A Mondelēz International, dona de marcas icônicas como Lacta, Sonho de Valsa, Bis, Tang, Clight, Trident e Halls,...

Veja mais
Programa ‘Tô Legal!’ regulariza comércio nas vias públicas

O programa “Tô Legal!” é um sistema totalmente informatizado, que elimina a burocracia e facili...

Veja mais
Linea Alimentos lança plataforma de e-commerce, ampliando canal de experimentação

O ano de 2019 está sendo responsável por grandes mudanças na comunicação da Linea Ali...

Veja mais
Perdas do comércio voltam a crescer

O prejuízo do varejo com o encalhe de mercadorias, especialmente de itens perecíveis, e com o aumento de f...

Veja mais
Indústria X Consumidor: o que está em jogo na mudança de rótulos

O hábito trivial de ir ao supermercado escolher os produtos que irão para a despensa sofrerá altera...

Veja mais
Crescer sem culpa; o agronegócio pode ser uma atividade sustentável

O Brasil tem mais de 240 milhões de hectares abertos para agricultura e pastagem — quase o equivalente ao t...

Veja mais