Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

12/06/2019 12:03 - Festa junina está mais cara

O preço dos ingredientes utilizados para preparar as comidas típicas de festa juninas tiveram uma alta de 9,15% neste ano. Segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), a alta ficou acima da inflação medida pelo IPC-10, que ficou em  5,06% em 12 meses.

 

A  batata-inglesa (98,13%) é a grande vilã do “arraiá”, Também apresentaram aumentos expressivos a couve (24,43%) e farinha de trigo (21,75%). Na lista de altas acima da inflação, entram ainda o leite de coco (17,80%), o macarrão (13,54%), o fubá de milho (12,77%), a salsicha e o salsichão (12,30%).

 

Por outro lado, alguns  itens estão mais baratos. Destaque para a farinha de mandioca, com uma queda de 23,47%. O bolo pronto (-1,98%), o açúcar refinado (-0,67%) e as bebidas destiladas (-0,02%) também recuaram.

 

Outra pesquisa, realizada pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), mostra que de 24 produtos típicos selecionados, 22 apresentam inflação. No caso de ingredientes, apresentaram forte alta o limão (19,59%), a laranja (15,98%), o creme de leite (14,91%) e a manteiga (10,26%).

 

Algumas bebidas também estão um pouco mais caras nos supermercados. Os preços da aguardente e do vinho subiram 6,19% e 7,38%, respectivamente. A cerveja registrou alta de 1,71%. Já a vodka teve leve queda, de 0,67%.

 

Vendas devem crescer

 

Apesar do aumento de preços, os supermercados estão otimistas. A expectativa é de crescimento de 3,7% nas vendas em relação a 2018.

 

“As festas de São João acontecem bem no período pré-decisão da reforma da Previdência, o que, em conjunto com a alta do dólar, pode fazer os preços subirem um pouco. Por outro lado, o leve aumento dos empregos formais em 293.000 vagas em 2019 nos deixa otimistas para projetarmos vendas levemente superiores às da mesma época do ano passado, quando fechamos em alta de 3,5%”, avaliou o economista da Apas, Thiago Berka

 

Fonte: Metro Jornal

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/04/2020 12:16 - Coronavírus muda padrão de consumo do brasileiro
09/04/2020 12:15 - Coronavírus: Danone doa 4,3 milhões de reais em produtos
09/04/2020 09:55 - Coronavírus já impacta os lançamentos da indústria no primeiro trimestre
08/04/2020 16:24 - Estudo inédito mostra os primeiros resultados do confinamento no Brasil e outros países
06/04/2020 16:10 - Microempresas adaptam produção e vendas de ovos de Páscoa durante pandemia
03/04/2020 17:00 - Há 3 anos metade das famílias gasta mais do que ganha
02/04/2020 11:48 - Após forte alta, vendas no varejo de autosserviço caem 3%
02/04/2020 11:46 - Cadeia do leite se adapta para garantir produto nas prateleiras
02/04/2020 10:25 - Impacto da quarentena nos setores de cuidados pessoais e alimentação no Brasil
01/04/2020 20:32 - Consumidor vai curtir o ano no azul em promoção milionária da Unilever
01/04/2020 13:08 - BRF anuncia doações de R$ 50 milhões
01/04/2020 10:07 - Brasileiros mudam consumo de cuidados pessoais e alimentação
31/03/2020 19:06 - Outback doa ovos de Páscoa para mercadinhos revenderem
27/03/2020 18:52 - Contágio cai e número de casos de Covid-19 em SP
27/03/2020 14:57 - Pesquisa revela que os brasileiros esperam das marcas durante a pandemia

Veja mais >>>