Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

28/05/2019 12:30 - Kantar: Cesta de perecíveis e canais complementares de compra crescem

Novo levantamento Consumer Insights da multinacional de painéis de consumo Kantar indica que a cesta de perecíveis foi a única entre os produtos de consumo massivo (FMCG) a apresentar desempenho positivo no primeiro trimestre de 2019. E mais: nesse período também se destacaram os canais complementares de compra - atacarejo e pequeno varejo autosserviço.

 

O crescimento dos perecíveis foi de 2% em volume e 1,1% em unidades se comparado com os últimos 12 meses até março de 2019. O movimento foi impulsionado pela alta na penetração de sorvete, leite fermentado, água mineral e sobremesa pronta dentro de casa e de biscoitos e bebidas fora do lar.


Entre os canais utilizados, o atacarejo se manteve como o preferido dos brasileiros com crescimento de 3,9 pontos percentuais de penetração, ou seja, um ganho de mais de 2,1 milhões de novos lares comprando no canal. Logo ao lado dele, o pequeno varejo autosserviço se apresentou com ganho de 1,3 ponto percentual de penetração, que representa 715 mil novos lares. "Estes dois canais se complementam de acordo com os momentos e a missão de compra do consumidor e apresentam crescimento", analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.

 

Na contramão, o porta a porta encolheu 4,7 pontos percentuais de penetração e supermercados da vizinhança e hipermercados registraram retração de 2,2 e 2,1, respectivamente.

Ainda entre março de 2018 e o mesmo mês deste ano, a classe DE foi a única a apresentar crescimento. Entre esta parcela, que corresponde a 25% da população, houve um aumento de 6,3% no valor de compra e 3% na quantidade de unidades consumidas. Por outro lado, as classes AB e C encolheram, especialmente a AB com 5% a menos em unidades.

O estudo apontou também que 78% das categorias perderam penetração e 70% tiveram baixa na frequência no mesmo período.



O principal fator de queda foi o volume médio de compra por viagem com redução de 4,2%. Quanto à frequência, as famílias brasileiras diminuíram em 1% a quantidade de vezes que vão aos pontos de venda. No entanto, a cada visita, o ticket médio se manteve estável.

 

Na análise do consumo fora do lar, situações de compra que representam quase a metade dos gastos, a redução na frequência foi mais significativa: 6 visitas a menos. Além disso, o estudo da Kantar detectou 7,5% de decréscimo no valor de compra e 1,5% de diminuição em unidades em comparação aos dois últimos anos.


O estudo da Kantar concluiu ainda que a renda informal continua a ganhar espaço no bolso do brasileiro como forma de equilibrar as finanças, isso porque o consumidor ainda não se recuperou do momento pós-crise de 2015. Neste panorama, metade das famílias ainda se endivida. Desde 2016, as despesas mensais têm superado a renda, em média, 2%. Entre as classes mais baixas, os índices são ainda maiores: as classes D e E desembolsam até 6% mais do que recebem, número que cai levemente para 5% entre a classe C.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar

 


Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

10/07/2020 12:47 - Oportunidades de vendas que podem voltar no pós-pandemia
09/07/2020 15:18 - Coronavírus faz Nestlé criar centro de pesquisa e saber mais dos clientes
09/07/2020 13:02 - As preferências do consumidor nesta pandemia
09/07/2020 12:38 - Governo autoriza registro de 21 princípios ativos genéricos usados na formulação de agrotóxicos
08/07/2020 15:31 - As categorias que mais se destacam na pandemia
08/07/2020 15:29 - Classes C e D diminuem em 12% o consumo na quarentena, aponta fintech
07/07/2020 15:56 - Cade aprofunda análise sobre compra de margarinas da Bunge pela JBS
07/07/2020 15:53 - Preço da cesta básica cai em junho em 10 capitais
06/07/2020 15:59 - Abre promove painel sobre perdas e desperdício de alimentos
30/06/2020 15:16 - Varejo ampliado deve sofrer mais redução
30/06/2020 14:49 - SP multará em R$ 500 quem estiver nas ruas sem máscara
30/06/2020 12:46 - Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada na capital paulista
29/06/2020 13:40 - Por que a Starbucks, Coca-Cola, Unilever e Diageo suspenderam publicidade nas redes
23/06/2020 15:11 - Isolados, 4 em cada 10 mudaram alimentação
23/06/2020 14:00 - Nova plataforma permite acompanhar medidas de enfrentamento à Covid-19 no país

Veja mais >>>