Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

03/04/2019 11:46 - Lojas de conveniência viram trunfo para receita de postos

Visto antes como um espaço voltado só para venda de combustível, os postos têm dado mais atenção para as lojas de conveniência. Do maior sortimento de produtos e serviços até oferta de um mix que atenda o perfil do cliente, as lojas ganham espaço também nas vendas de madrugada, quando a concorrência é menor.

 

“A prestação de serviços nesses locais é um movimento que cresceu no Brasil nos últimos anos. Geralmente essas iniciativas são realizadas com mais frequência nos grandes centros urbanos”, diz o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti.

 

A empresa, que fez um levantamento sobre a relação do consumidor com os postos de combustível, aponta que os principais fatores que determinam a ida são: proximidade e conveniência do posto (24%), serviços de banheiro e sanitário (19%), fama e reputação da marca (18%), qualidade do combustível (16%) e pró atividade do atendente (9%). “O que mudou é a percepção dessas marcas sobre a importância desse modelo de loja na rentabilidade dos postos”, argumentou Cimatti.

 

Ainda de acordo com o levantamento da empresa, o percentual de consumidores que frequentam as lojas de conveniência nas regiões metropolitanas aumentou 7,4 ponto percentual (p.p.) – chegando a 66,9% – em 2018 na comparação com o ano anterior. Já na região do interior do Brasil houve o movimento contrário, com queda de 8,4 p.p. na mesma base interanual.

 

Na perspectiva do diretor do segmento de postos da empresa de softwares Linx, Leonardo Orsi, o segmento de lojas de conveniência tem um “potencial grande de crescimento, tendo em vista os investimentos recentes nesses negócios no Brasil”. “No País, podemos observar uma atuação mais regional desses postos de gasolina e lojas de conveniência, ofertando um mix de produtos e serviços ajustado àquela região de atuação.”

 

Práticas antigas

 

Ainda que a cabeça do consumidor tenha mudado e ele espere cada vez mais opções de produtos e serviços nos postos, muitos donos destes estabelecimentos ainda se mostram resistentes à mudanças. Para Orsi, da Linx, essa falta de “maturidade” é algo que precisa ser obtido com o tempo.

 

“Quando observamos, por exemplo, o dono de posto que está acostumado com uma operação extremamente padronizada, baseada apenas no comércio de combustíveis, a rentabilidade passa a ser menor”, disse ele.

 

“A partir da ampliação de serviços, o empresário passa a conhecer melhor os hábitos de consumo do cliente e consegue ser mais assertivo no mix de itens”, diz, ressaltando que anteriormente o portfólio de produtos dos postos se limitavam a cerveja, tabaco e gelo.

 

Essa busca por rentabilidade e melhor aproveitamento do espaço já acontece há alguns anos, e ganhou ainda mais impulso na crise, quando a venda do combustível desacelerou e exigiu novas soluções para os empreendimentos. “Tanto a criação de áreas voltadas para foodservice como venda de lubrificantes e outros serviços são tentativas que os postos têm encontrado para rentabilizar ao máximo a área útil do negócio”, complementou ele.

 

Segundo a CVA, em 2018, os serviços mais usados foram: calibragem de pneus, troca de lubrificante e filtros, lavagem de vidros e foodservice.

 

Já em relação à força da marca na percepção do consumidor, as bandeiras BR Mania (BR Petrobras), am/pm (Ipiranga), Frango Assado e Graal se mantiveram à frente como as preferidas no mercado.

 

Fonte: DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

01/07/2020 19:24 - MMA publica estudo de caso que aborda mudança do HCFC-22 para CO2 no Angeloni
30/06/2020 15:16 - Varejo ampliado deve sofrer mais redução
30/06/2020 14:49 - SP multará em R$ 500 quem estiver nas ruas sem máscara
30/06/2020 12:46 - Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada na capital paulista
29/06/2020 13:40 - Por que a Starbucks, Coca-Cola, Unilever e Diageo suspenderam publicidade nas redes
23/06/2020 15:11 - Isolados, 4 em cada 10 mudaram alimentação
23/06/2020 14:00 - Nova plataforma permite acompanhar medidas de enfrentamento à Covid-19 no país
22/06/2020 14:07 - ABAD lança campanha nacional em prol de bares e restaurantes atingidos pela pandemia
19/06/2020 15:44 - Indústrias de amendoim fortalecem canais online para período de festas juninas
19/06/2020 15:04 - Portaria define medidas preventivas no trabalho contra a covid-19
18/06/2020 15:18 - Setor agrícola brasileiro prospera apesar de pandemia de covid-19
15/06/2020 15:18 - Anvisa atualiza orientações para empresas de alimentos
12/06/2020 15:06 - eSocial - Cronograma: estado de calamidade adia entrada do 3º grupo de obrigados
12/06/2020 14:22 - Hábitos de consumo vão mudar após pandemia do coronavírus, aponta pesquisa
11/06/2020 17:02 - Brasileiros aumentam consumo de sanduíches e diminuem tempo de preparo de refeições

Veja mais >>>