(242)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
Palavra do Presidente
» Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

OK

Eventos Anteriores

Dezembro / 2019

30/12/2019 - Segunda-feira - ABRAS: Setor supermercadista espera vendas mais aquecidas no verão 2020

Os passos dados pela economia e pelo varejo brasileiro, em 2019, despertou mais confiança no empresário supermercadista em relação às comercializações nos primeiros meses de 2020 - que têm no verão o principal propulsor de vendas. A conclusão vem de um levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com a pesquisa, 57% dos supermercadistas apostam no aumento das vendas durante o verão, o que corresponde a um salto de 12 pontos percentuais em relação ao estudo anterior, quando a fatia dos mais otimistas foi de 45%. No grupo dos que esperam estabilidade nas vendas, este dado passou de 49% para 32%. 

"Este movimento é reflexo do desempenho do varejo em 2019, que foi o melhor ano para o setor de supermercados desde 2014, porque não registramos nenhum número negativo", analisa o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. "A recuperação tem acontecido de forma gradual e começou a ser sentida mais no segundo semestre, com melhora do nível de emprego, aumento da confiança de empresários e consumidores e reação positiva da indústria."

Veja mais 

 

27/12/2019 - Sexta-feira - Supermercados registram 3,76% de crescimento nas vendas

  

Até novembro os supermercados brasileiros registraram 3,76% de crescimento real - deflacionado pelo IPCA/IBGE, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O resultado ultrapassa a meta inicial da entidade nacional, de 3%, anunciada em janeiro. No mês passado, o setor apresentou alta de 5,82% em relação a outubro, e crescimento de 6,39% comparado a novembro de 2018.

"As vendas de novembro foram impactadas pela Black Friday, que já se consolidou como uma das melhores datas do ano para o varejo supermercadista. Desde agosto, o setor vem registrando resultado acumulado superior à nossa projeção de crescimento para 2019, impulsionado pela liberação do FGTS/PIS Pasep, incentivo às promoções no varejo, como a Semana do Brasil, 13º salário, entre outras medidas. E em outubro e novembro, esse crescimento se acentuou ainda mais. Dezembro, tradicionalmente, é um dos melhores meses para os supermercados, por isso, já podemos afirmar que passaremos dos 3% de crescimento projetados pela ABRAS. A expectativa agora é se dará para chegarmos aos 4%, otimismo e trabalho não faltam. Um resultado que nos impulsiona a acreditar que o fantasma da crise, finalmente, ficou para trás", declara o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.

Veja mais 

20/12/2019 - Sexta-feira - ABRAS projeta crescimento de 7,85% nas vendas de final de ano

  

O setor supermercadista deverá registrar crescimento de 7,85% nas vendas de final de ano, de acordo com projeções da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Em pesquisa realizada pelo Departamento de Economia da entidade nacional, a maioria dos entrevistados manteve estabilidade nas encomendas deste ano, 47% dos supermercadistas afirmaram que as compras estão no mesmo patamar de 2018. Para 37% dos participantes, 2019 apresentará vendas superiores ao ano passado. Mesmo assim, um grupo menor de empresários ainda está menos otimista, 16% acreditam que o final do ano será pior para as vendas do setor em relação ao ano passado.

Para o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, o setor supermercadista trilhou um importante caminho de recuperação em 2019, e isso tem refletido no otimismo da maior parte dos empresários. "O ano foi de muitas mudanças estruturais no governo do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro assumiu o país com o foco no desenvolvimento econômico sustentável, por meio das reformas estruturantes e da simplificação do ambiente de negócio. A economia brasileira tomou novos rumos, e os resultados estão começando a aparecer. A inflação continua abaixo da meta, a projeção do PIB subiu, os juros caíram, e a antecipação o FGTS e PIS/Pasep tem dado um fôlego ao país. Aos poucos, o mercado de trabalho está começando a reagir, a intenção de consumo da população tem crescido, e os empresários estão mais otimistas em relação aos próximos meses".

Veja mais 

04/12/2019 - Quarta-feira - Setor supermercadista acumula alta de 3,48%

O setor supermercadista tem mantido crescimento acima dos 3% previstos para 2019. De janeiro a outubro os supermercados brasileiros acumulam alta real – deflacionada pelo IPCA/IBGE, de 3,48%, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS divulgado nesta quarta-feira (4).  Em outubro, as vendas registraram crescimento de 4,30% na comparação com o mês de setembro e alta de 5,78% em relação ao mesmo mês do ano de 2018.

“O consumo das famílias que seguiu lento desde o início do ano, devido às incertezas políticas e econômicas, ganhou um ritmo melhor de crescimento a partir do segundo semestre, principalmente pelo aumento do crédito à pessoa física, impulsionado pela liberação dos saques do FGTS e do PIS/Pasep, além da queda de juros e a recuperação gradual do mercado de trabalho, que impacta diretamente o setor supermercadista. Em outubro o Brasil gerou 70,8 mil vagas de empregos, de acordo com o Caged; foi o sétimo mês consecutivo em que as contratações superaram as demissões no país. No mês, também tivemos o Dia da Criança, que impulsiona a venda de doces e brinquedos, e  segundo pesquisa da Boa Vista SCPC, a data registrou o melhor desempenho do ano no comércio em relação às demais comemorações (Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais)”, ressalta o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto.

Veja mais